quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sabor de Vida: Bastidores do Programa na TV Aparecida




a vida tem muitos sabores, quantos forem necessários para que valha a pena compartilhar esses ingredientes com as pessoas. A acessibilidade e a inclusão da pessoa com deficiência é um desses ricos ingredientes que não podem faltar para que as coisas tenham seu gostinho próprio de conquista e de vitória.

Nós, pessoas com deficiência visual precisamos acreditar nos caminhos que nos são oferecidos e cuidar para que tais oportunidades se transformem em possibilidades pra tantas outras pessoas.

Hoje, por volta das 15:30H participei ao vivo do programa Sabor de Vida, veiculado pela TV Aparecida Fui entrevistada pela apresentadora Bete Ribeiro e dentre os assuntos abordados falei sobre a vitória no IV Prêmio Sentidos, sobre as conquistas em 2011, o projeto BrailluMais e as ações inclusivas que desenvolvo por meio da audiodescrição, da formação de professores e o trabalho desenvolvido no serviço de Atendimento Educacional especializado nas salas de Recursos Multifuncionais no município de Lorena.

Publico aqui três fotos dos bastidores da gravação. Na primeira aparece o estúdio antes do início do programa; na segunda, eu e a apresentadora, sempre com os trofeus numa mesinha a frente; na terceira, a apresentadora mostrando e folheando a revista Sentidos.

Amanhã o vídeo estará disponível!

Obrigada a quem divulgou e compartilhou da tietagem pelas redes sociais twitter e facebook.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Entrevista Rádio Piratininga.


Nesse último dia 8 de novembro participei do programa Saúde, Bem Estar em Sintonia apresentado pela radialista Neusa Cipolli. O programa foi transmitido ao vivo pela rádio Piratininga AM, das 14:00H Às 15:00H.

Confiram a entrevista na íntegra
Clicando Aqui

Descrição da imagem: Radialista Neusa Cipolli e eu, no intervalo do programa.

Pedagoga do CIAE participa de entrevista pela TV Canção Nova





08/11/2011 15h55m
Pedagoga do CIAE participa de entrevista pela TV Canção Nova

Entrevista visou a deficiência visual e a inclusão

A pedagoga do CIAE Luciane Molina participou na sede da Secretaria Municipal da Educação de uma entrevista para a TV Canção Nova, referente a deficiência visual e aos trabalhos por ela realizados.

Além da pedagoga foram entrevistados também o Secretário Municipal da Educação Professor Elcio Vieira, Lucia Helena de Souza Molina Barbosa (mãe de Luciane), a ex-aluna Gisely Mafra e a Orientadora Pedagógica da SME Silvia Bastos.

A entrevista abordou a importância das ações na área da inclusão, depoimentos de pessoas envolvidas nesse trabalho e destacou ainda a vitória do prêmio sentidos.

“Sabemos que podemos fazer da educação um instrumento de transformação de realidades e oferecer oportunidades a tantas pessoas. Divulgar e incentivar para o reconhecimento dessas histórias é mostrar para todos que independente da limitação é possível sim acreditar no outro e em suas potencialidades, assim como a entrevista que serviu para mostrar essas realidades para toda a comunidade e quebrar mitos, destacou a Pedagoga Luciane Molina.

Em Lorena, a Secretaria de Educação por meio do CIAE acredita na inclusão e apoia ações como essas que contemplam a aceitação da diversidade e a busca pela inclusão, procurando sempre inovar com programas e projetos que atendem esse segmento e a formação de professores.

Fonte:
Site da Prefeitura de Lorena

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mais Sobre o IV Prêmio Sentidos

Após ter conquistado o IV Prêmio Sentidos, fui procurada por Claudete Oliveira, reporter do
Site Sentidos.
Ela me pediu uma entrevista, concedida via e-mail, que reproduzo na íntegra aqui.

Claudete: Como foi para você receber esse Prêmio?

Luciane: A educação é um instrumento de inclusão social e acreditar que, por meio dela podemos dar oportunidades a tantas pessoas é acreditar que esse é um compromisso de todos. Desde que iniciei minha atuação em prol da inclusão da pessoa com deficiência fui construindo uma história que não é só minha, mas conquistada por muitas mãos. Fui ganhando espaço e difundindo experiências. Da alfabetização Braille para pessoas com deficiência visual à formação de professores foi um caminho trilhado com muito esforço e dedicação. Dedicação a causa da pessoa com deficiência, mas acima de tudo, dedicação ao ser humano que tem habilidades tantas quantas possamos imaginar.

Receber esse prêmio é reconhecer cada parte dessa história. Da inclusão na época de escola, em que professores e colegas me acolheram; da dedicação dos meus pais e familiares que sempre presentes, me fizeram acreditar que se algo não fosse dar certo, existia outra maneira para realizá-lo; da época de faculdade cujas barreiras atitudinais foram vencidas, tanto quanto as barreiras físicas; das primeiras aulas, em que estar em sala de aula era aprender e ensinar; dos mais de 600 professores formados nos meus cursos presenciais e à distância em Grafia Braille, cujas sementes foram plantadas junto com aqueles que, como eu, acreditam na educação e no poder de transformação que está em nossas mãos; dos artigos, das tentativas de divulgação, dos projetos de Jogos e Brinquedos Acessíveis apresentados e lançados na X REATECH... e até mesmo daqueles que jamais acreditaram que juntos somos mais fortes e mais inclusivos, porque a inclusão se constrói coletivamente...

E acima de tudo, receber esse prêmio é acreditar na pessoa com deficiência, é a realização de um sonho, é a certeza de que por mais que tenhamos caminhado ainda temos muito a conquistar e um longo caminho pela frente. E que vale a pena acreditar no sonho, um sonho de ganhar o Prêmio que não só reconhece ações de pessoas com deficiência na área da inclusão, mas reconhece o valor que isso tem para toda a sociedade. Somos poucos, mas unidos, somos sempre muitos e mais fortes.

Multiplicar cada sementinha por tantos lugares desse país significa trilhar por um caminho que não tem fim. Somos os elos de uma corrente. O prêmio sentidos é o "OSCAR" da pessoa com deficiência.


Claudete: Qual era a sua expectativa com relação ao resultado?

Luciane: "SENTIDOS" sempre foi para mim uma referência no que se trata de inclusão. Sonhava sempre com um trabalho divulgado pela Sentidos, pela credibilidade e abrangência que tal revista tem. Algo inatingível, talvez... prefiro acreditar que era um sonho e por mais que o desejasse realizá-lo foi uma surpresa enorme ouvir meu nome pronunciado como uma vencedora. Fiz minha inscrição encorajada pela intuição de que pudesse dar certo. quase não consegui enviar o material devido a greve dos CORREIOS. Enviei os materiais de última hora e a surpresa veio quando recebi a notícia de que estaria entre os 10 finalistas. Já me senti vitoriosa! Na semana seguinte fiquei entre os 3 finalistas. A surpresa foi maior e mal pude conter minha alegria. comecei então a fazer uma campanha para conquistar voto popular. Foram campanhas pelo twitter, facebook, e-mail. campanhas de amigos e amigas que, pelo Brasil espalharam minha história e conquistaram mais e mais votos. E não foram apenas votos conquistados, mas através dessa campanha pude mostrar a tanta gente que a inclusão é possível!

Quando ouvi meu nome anunciado fiquei sem ação e ao mesmo tempo feliz pois é uma conquista que levarei para o resto da vida.


Claudete: Enfim, O que você acha do Prêmio como um todo?

Luciane: Defino com poucas palavras:Oscar da pessoa com deficiência; um sonho realizado.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Sorteio de Camiseta Estampada com Alfabeto Braille

Sorteio de Camiseta estampada com o Alfabeto Braille

A Tecnovisão em conjunto com a Luciane Molina (Braillu), vai presentear você com 01 camiseta estampada com o alfabeto Braille, através do Twitter.



Descrição do produto: camiseta confeccionada em malha Branca. Possui na frente, estampa do alfabeto Braille na cor preta, cobre, verde, azul ou lilás. Contém o quadro de sinais e suas respectivas representações em Braille e na escrita convencional. Nas costas, as palavras “multiplicando ações inclusivas” aparecem em auto relevo (emborrachado) e na cor branca, se destacando do fundo liso. Disponíveis nos tamanhos P, M, G e GG. As camisetas também podem ser adquiridas diretamente com Luciane Molina, através do e-mail: braillu@uol.com.br.

Esta camiseta faz parte dos produtos da coleção “BrailluMais – Multiplicando Ações Inclusivas”.

No dia 16 de Novembro de 2011, as 18H (horário de Brasília) estaremos sorteando entre as pessoas que fizerem RT no seguinte Tweet:

Siga @Tecnovisao e @Braillu para concorrer a 01 camiseta estampada com o alfabeto em Braille. http://kingo.to/SuB

O sistema usado para sorteio será :


Importante :
1 – Serão desclassificados aqueles que possuem perfil apenas para participar de promoção;
2 – Será válido apenas um perfil por pessoa;
3 – Após o sorteio o vencedor terá 24H para entrar em contato, caso contrário faremos outro sorteio;
4 – O seu RT só será contabilizado com o link Kingo.to da promoção ;
5 – O vencedor terá que seguir o perfil da @Tecnovisao e da @Braillu ;
6 – A promoção só é válida para o território nacional (Brasil);


Fonte:
Site da TECNOVISÃO

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Confiram os cursos de Grafia Braille e Dosvox com inscrições abertas



Grafia Braille
"Semeando Leitores e Escritores Competentes" 120 horas

Autora e professora: Luciane Maria Molina Barbosa

Curso em andamento desde 17/10. Inscrições Abertas
Informativo completo e programação do curso Grafia Braille

Descrição da imagem: desenho de uma folha escrita em Braille.


Inclusão Digital
"Sistema Dosvox – módulo introdutório" - 150hs

Autora e Professora: Luciane Maria Molina Barbosa

Curso em andamento desde 24/10. Inscrições abertas
Informativo completo e programação do curso Dosvox


Descrição da imagem: desenho de uma professora com aluno no computador.

Para maiores informações e inscrição acesse o site da
GPECONLINE

domingo, 30 de outubro de 2011

A Noite de Entrega do IV Prêmio Sentidos - Matéria Oficial



A banda DuduBarão de Dudu Braga agitou a noite de entrega do IV Prêmio Sentidos
Foto: Ricardo Alcará/Ponto-A
Grandes emoções
EMOÇÃO! Este foi o sentimento que tomou conta da noite de entrega do IV Prêmio Sentidos, realizada no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo no dia 18 de outubro. A festa de encerramento do Prêmio, comandada pelos apresentadores Renato Laurenti, da empresa COMO IR e pela atriz e consultora de inclusão social Tabata Contri revelou grandes histórias de superação e foi agitada com a banda DuduBarão, do radialista e apresentador do Programa de TV Sentidos, Dudu Braga.

O Prêmio Sentidos, iniciativa da Revista e Site Sentidos em parceria com a AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar e Rede Record de Rádio e Televisão e com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala e Flow Design, tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência e mostrar as realizações em prol da inclusão social e econômica desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poder público.

A quarta edição do Prêmio apresentou um número de inscritos superior à terceira edição realizada em 2010. No total foram 1.083 inscrições recebidas pela internet e por carta nas seis categorias disponíveis para participação do público, vindas de 12 Estados brasileiros. Assim como nas últimas edições, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipo de deficiência.





Sarita Araujo
Na categoria "Gente como a Gente", a vencedora foi Sarita Araujo Pereira, de Uberlândia (MG). Surda bilíngue é graduada em piano pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista de Educação Especial na área de Surdez. Ao fazer a leitura labial do apresentador pronunciando o seu nome Sarita não conteve as lagrimas. "Olhei na apresentação do Power Point para confirmar o resultado e vi a minha foto e o público aplaudiu. Foi maravilhoso, fui abençoada ao receber este prêmio", diz a pedagoga, ressaltando que para ela o Prêmio representa autoestima, alto-astral, reconhecimento e oportunidade de participação de todos. "Que venha o Prêmio Sentidos 5º edição."



Anderson Farias
Na categoria "Talentos Especiais - Artes", Anderson Farias, de São Paulo, foi o grande vencedor. Ele é deficiente visual e atua como DJ há 17 anos. "Receber o prêmio foi muito importante, pois representa um reconhecimento dentro do segmento das pessoas com deficiência", afirma este amante da música, que acredita que o prêmio pode despertar o interesse em outros colegas em investirem na carreira de DJ como ele está fazendo há tanto tempo.



Emílio Figueira
O prêmio da categoria "Talentos Especiais - Literatura" foi para Emílio Figueira, de São Paulo. Ele que tem paralisia cerebral começou a vida escrevendo. Jornalista e doutor em Psicanálise, já publicou 85 artigos científicos e 33 livros individuais no Brasil e exterior. Emílio dedicou o prêmio para os outros dois finalistas que estavam concorrendo com ele: Maria Goret Chagas e Felipe Quartero - seus novos colegas. "São pessoas fantásticas que eram tão merecedoras quanto eu ao prêmio. Na verdade eu fiquei com ele, mas quem ganhou fomos nós três por estarmos nessa final", diz Emílio.



Robson de Souza
Na categoria "Talentos Especiais - Esportes", o Prêmio Sentidos foi para Robson de Souza. Ele que é tetraplégico e apaixonado pelo mar e pelo surf, desenvolveu pranchas adaptadas para voltar a surfar. Também adaptou pranchas para as mais diversas deficiências e criou o projeto Surf Especial. (www.surfespecial.com.br). Robson conta que não esperava receber o prêmio e diz que foi para a cerimônia por achar importante marcar presença em um evento que considera grandioso. "Foi emocionante receber esse troféu, adorei estar junto de tantas pessoas que fazem algo em prol de pessoas com deficiência."
Equipe do Programa Educativo
para Públicos Especiais, da Pinacoteca

Já na categoria "Menção Honrosa - Empresas", a grande vencedora foi a Pinacoteca de São Paulo. Com o Programa Educativo para Públicos Especiais, o museu mais antigo da cidade, já atendeu, no período de 2003 a 2011, um total de 7.721 pessoas. "Foi uma grande alegria para mim e para a minha equipe, do Programa Educativo para Públicos Especiais, receber esse prêmio. Já acompanhávamos essa iniciativa nas edições anteriores e achamos que, dessa vez, deveríamos participar, pois o nosso programa, implantado há 08 anos na Pinacoteca, já possuía uma experiência e abrangência significativa no atendimento às pessoas com deficiência na Arte e na Cultura que faria jus a esse prêmio", diz a coordenadora do programa, Amanda Tojal, concluindo que o Prêmio Sentidos ao divulgar exemplos de superação de pessoas com deficiências, talentos especiais e trabalhos de referência nas áreas da acessibilidade e inclusão, contribui para divulgação de exemplos pessoais e institucionais, como também, serve de estímulo a novas iniciativas voltadas às políticas de inclusão no país.



Nena Gonzalez, diretora do Instituto Novo Ser
Exemplo a ser seguido e que já é considerado referência no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é o trabalho que o Instituto Novo Ser, do Rio de Janeiro, realiza na capital carioca. O instituto foi o vencedor do Prêmio Sentidos na categoria "Menção Honrosa - Terceiro Setor". Além de projetos como Praia Para Todos, Superação Rio, Pesca Adaptada, Acessibilidade digital, Acompanhamento entre pares, Assessoria jurídica e Palestras de sensibilização, O instituto realizará, ainda no mês de outubro o lançamento oficial do 1º. Time de Futebol em Cadeira de Rodas da América do Sul, o Clube Novo Ser de Power Soccer. "Para nós é uma grande honra receber esse prêmio. Nos deixa imensamente felizes e gratificados sermos reconhecidos por contribuir para a acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência e familiares", diz a diretora do Instituto Novo Ser, Nena Gonzalez.



Luciane Molina Barbosa
O Prêmio Sentidos 2011 ainda contou com a participação do público que elegeu, por meio de votação no site Sentidos, a finalista Luciane Maria Molina Barbosa, de Guaratinguetá (SP) vencedora na categoria "Júri Popular" - recebeu 1092 votos. Luciane, que tem deficiência visual e é pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Lorena, diz que para ela conquistar o prêmio foi a realização de um sonho. "Quando recebi a notícia de que estava entre os três finalistas da categoria Gente como a Gente, comecei a fazer campanha para conquistar voto popular através do twitter, facebook, e-mail e entre amigos que pelo Brasil espalharam minha história e conquistaram mais e mais votos", conta ela frisando que não foram apenas votos conquistados, mas que através dessa campanha pôde mostrar a tanta gente que a inclusão é possível.

E como o Prêmio Sentidos também reconhece inciativas de empresas, governos, organizações e pessoas que, com seu trabalho, contribuem para a inclusão social das pessoas com deficiência, foram homenageados nesta quarta edição consultores de vendas especiais de várias concessionárias parceiras do site e revista Sentidos, atletas como o nadador André Brasil e Dirceu Pinto, que é jogador de Bocha paraolímpica, o empreendedor social Adelino Ozores, da Rede Atitude e a deputada federal Mara Gabrilli.

Além de convidados, amigos e parentes dos finalistas, a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Sentidos também contou com a presença de autoridades, como a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB.


Matéria original disponível no
Site Sentidos

Veja a Galeria de fotos da premiação clicando
aqui


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Bastidores da Gravação Reportagem TV Canção Nova


Legenda: Luciane sendo entrevistada na bancada de trabalho.


Legenda: Luciane sendo entrevistada.


Legenda: OP Silvia, Reporter Filipe Chicarino e Luciane


Legenda: Lucia, minha mãe, e eu.


Legenda: Reporter Filipe Chicarino, Aluna Gisely e Luciane.


Legenda: Secretário de Educação de Lorena, Professor Elcio Vieira sendo entrevistado.



O reporter Filipe Chicarino da Tv Canção Nova esteve hoje, dia 27/10, gravando uma reportagem comigo na Secretaria de Educação de Lorena, local onde desenvolvo minhas atividades profissionais como pedagoga do Centro Interdisciplinar de assistência educacional.

Além do destaque dado ao IV Prêmio Sentidos, o qual fui vencedora na categoria Juri Popular, foram realizadas entrevistas com o secretário de Educação, professor Elcio Vieira, que destacou a importância desse prêmio para a rede municipal, bem como os trabalhos desenvolvidos na área da inclusão. Teve destaque, também, os depoimentos de Gisely Mafra, aluna com deficiência Visual, Silvia Bastos, orientadora pedagógica da SME formada em um dos cursos de capacitação em Grafia Braille que ministro e Lucia Molina, minha mãe.

A reportagem vai ao ar hoje, a partir das 19:30H, no Jornal da Canção Nova.

Acima algumas fotos dos bastidores da entrevista. Em breve link para assistir a reportagem completa estará disponível neste blog.

Pedagoga do Vale recebe troféu do “Júri Popular” do 4° Prêmio Sentidos

Pedagoga do Vale recebe troféu do “Júri Popular” do 4° Prêmio Sentidos


21 de outubro de 2011

Postado por:Luis Daniel



a última terça-feira, 18, foi realizada a entrega dos troféus do 4° Prêmio Sentidos, no Memorial da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. Dentre diversos destaques, a pedagoga Luciane Molina, de Guaratinguetá, recebeu o prêmio do júri popular, o mais importante da noite.

Esta eleição era entre todos os concorrentes das seis categorias em disputa e a votação pela internet.

Luciane, que também é colaboradora do Guia Inclusivo, destacou, em seu agradecimento, que a educação é um instrumento de inclusão social e acreditar que, por meio dela, pode-se dar oportunidades a tantas pessoas, é saber que esse é um compromisso de todos.

“Receber esse prêmio é confiar na pessoa com deficiência, é a realização de um sonho, é a certeza de que por mais que tenhamos caminhado ainda temos muito a conquistar e um longo caminho pela frente”, completou a pedagoga.

Em entrevista exclusiva ao blog, ela disse que, enquanto acompanhava a premiação, passou um filme em sua cabeça e ela disse ter notado a importância de todas as pessoas que passaram pela vida dela.

” Quando ouvi meu nome anunciado fiquei sem ação e ao mesmo tempo feliz pois é uma conquista conseguida por muitas mãos”, encerrou.

Confira todos os ganhadores:

TROFÉU PRÊMIO SENTIDOS

CATEGORIA TALENTOS ESPECIAIS – ARTE

Anderson C. Farias

CATEGORIA TALENTOS ESPECIAIS – ESPORTE

Robson Jerônimo de Souza

CATEGORIA TALENTOS ESPECIAIS – LITERATURA

Emilio Figueira

CATEGORIA GENTE COMO A GENTE

Sarita Araujo Pereira

CATEGORIA MENÇÃO HONROSA – EMPRESAS

Pinacoteca Arte e Cultura – APAC

CATEGORIA MENÇÃO HONROSA – TERCEIRO SETOR

Instituto Novo Ser

CATEGORIA JÚRI POPULAR

Luciane Maria Molina Barbosa


Fonte:
Guia Inclusivo


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fotos da Cerimônia do Prêmio Sentidos 2011

















Pedagoga do CIAE vence o Prêmio Sentidos 2011 - matéria Prefeitura de Lorena

01/11/2011 16h26m
Pedagoga Luciane Molina vence IV Prêmio Sentidos - Valorizando a Superação de Limites

Luciane é a vencedora na categoria “Juri Popular”

A Pedagoga Luciane Molina vence o IV Prêmio Sentidos – Valorizando a Superação de Limites na categoria “Juri popular”. A premiação foi realizada no Memorial da América Latina em São Paulo.

A vencedora é integrante do CIAE (Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional) que está instalado nas dependências da Secretaria Municipal da Educação e tem como representante o Professor Elcio Vieira.

Luciane além da vitória levou o troféu na categoria Júri Popular conquistado através das centenas de votos pelo site do evento.

“Venho agradecer a todos por estarem juntos comigo em mais essa vitória. Esse troféu é a marca de que podemos construir uma sociedade inclusiva e realizar ações na luta das pessoas com deficiência. O meu muito obrigado, em especial a toda Secretaria Municipal de Educação, ao Professor Elcio Vieira que teve um olhar voltado à inclusão escolar; aos gestores e vice-gestores, equipe pedagógica, professores e as centenas de pessoas que votaram, divulgaram e recebem comigo esse troféu; à equipe CIAE que é coordenado pela Psicóloga Elisabete Ferreira e aos meus colegas de trabalho que conquistaram esse prêmio comigo” destacou a Pedagoga Luciane Molina.

O Prêmio sentidos visa divulgar e reconhecer as histórias de pessoas com deficiências e mostrar as realizações em prol da inclusão.

Matéria original disponível no site da
Prefeitura de Lorena

Agradecimento Prêmio Sentidos


Aos que acompanham meu trabalho, ontem foi uma noite muito especial e tem sido assim desde que recebi o comunicado de que estaria entre os 10 finalistas do IV Prêmio Sentidos.

Das conquistas por uma educação inclusiva até as ações afirmativas na luta da pessoa com deficiência, o Prêmio Sentidos sempre foi uma referência para o segmento. Valorizar histórias de pessoas com deficiência e trabalhos em prol da inclusão é o objetivo maior da premiação.

A minha atuação teve início e foi ganhando forma e espaço no cenário da educação. O maior reconhecimento é saber que as conquistas vão além da realização pessoal. São instrumentos de garantias coletivas pelo acesso à informação, cultura e melhores condições de participação social das pessoas com deficiência.

Da alfabetização em Braille à audiodescrição, das palestras às consultorias, das entrevistas, artigos e formação de professores, são prêmios valiosos por saber que plantando sementes estaremos multiplicando essas grandiosas ações pelos muitos lugares e através de muitas mãos.

Por todos os caminhos que trilhei, foi contando minha história que consegui, então, ficar entre os 3 finalistas do Prêmio Sentidos, concorrendo em duas categorias: Gente como a Gente e Jure Popular.

Teve início a votação pela internet e uma intensiva campanha feita por muitas mãos. E são essas "muitas mãos" as responsáveis pela construção de uma sociedade inclusiva, pois acreditaram, votaram, divulgaram e doaram-se por uma causa maior.

A premiação ocorreu ontem, dia 18, no Memorial da américa Latina, em São Paulo e eu estive lá, para a realização de mais um sonho.

Quando um sonho se torna realidade, não somos nós, apenas, os responsáveis por ele, mas todos aqueles que fizeram parte dessa história. Trouxe comigo o troféu e a vitória do IV Prêmio Sentidos, categoria Jure Popular conquistado através das centenas de mensagens, votos, torcidas e divulgações conpartilhadas por vocês. Por isso esse prêmio é nosso! Venho agradecer a todos e a cada um de vocês por estarem, junto comigo em mais essa vitória. Esse troféu será a marca de que podemos construir uma sociedade inclusiva e realizar ações na luta das pessoas com deficiência. Estou imensamente feliz e compartilho dessa alegria. Muito obrigada!

Luciane Maria Molina Barbosa

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prêmio Sentidos - Matéria Site da Prefeitura de Lorena


05/10/2011 00h27m
Pedagoga do CIAE está entre as finalistas do “Prêmio Sentidos – Valorizando a superação de limites”

Luciane Molina concorre na Categoria “Gente como a gente”

A Pedagoga Luciane Molina está entre as três finalistas no “Prêmio Sentidos – Valorizando a Superação de Limites” na categoria “Gente como a gente”.

A candidata é integrante do CIAE (Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional) coordenado pela Psicóloga – Elisabete Ferreira, na Secretaria Municipal da Educação que tem como representante o Professor Elcio Vieira.

O Prêmio sentidos visa divulgar e reconhecer as histórias de pessoas com deficiências e mostrar as realizações em prol da inclusão.

A votação iniciou-se na segunda-feira (03) e a premiação depende do voto popular feito pela internet. Os interessados em participar e conhecer a história da finalista Luciane Molina pode acessar o site www.sentidos.com.br/premiosentidos2011/votos/.

A revelação do vencedor do “Prêmio Sentidos – Valorizando a Superação de Limites” será no dia 18 de outubro às 19h na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Prédio do Parlatino - Memorial da América Latina - Barra Funda em São Paulo.

Fonte:
Prefeitura de Lorena

OBS: A imagem mostra uma circular enviada às escolas do município de Lorena para divulgar a votação.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Campanha "Eu Voto na Lu" para o IV Prêmio sentidos: conto com sua colaboração!


IV PRÊMIO SENTIDOS



Luciane Molina
Cidade: Guaratinguetá
IV PRÊMIO SENTIDOS
Categoria: GENTE COMO A GENTE
Para votar:
Clique Aqui
Atenção: para que seu voto seja computado é preciso validá-lo em seu e-mail.

As votações vão até dia 10/10.

Pedagoga Luciane Molina concorre ao Prêmio Sentidos com trabalhos desenvolvidos na área da Educação Inclusiva pela Secretaria de Educação de Lorena/CIAE, GPEC (online), cursos e palestras.
(www.braillu.com)

Classificada entre as 3 finalistas da Categoria GENTE COMO A GENTE, a premiação agora depende do voto popular feito pela internet. Contamos com seu apoio!
Conheça a história dos finalistas em www.sentidos.com.br.

A votação vai tem início nesta segunda-feira, 03/10,
e o vencedor será revelado na noite do dia 18/10/2011.

O Prêmio sentidos, que está na sua quarta edição, tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de pessoas com deficiências e mostrar as realizações em prol da inclusão. Neste ano recebeu mais de 1083 inscrições.

domingo, 2 de outubro de 2011

Três finalistas do Prêmio sentidos

Inserida em: 30/9/2011

Prêmio Sentidos

O Prêmio Sentidos tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência e mostrar as realizações em prol da inclusão social e econômica desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poder público. O Prêmio é uma iniciativa da Revista e Site Sentidos, AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar, Rede Record de Rádio e Televisão, e com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala e Flow Design.

A quarta edição do Prêmio Sentidos apresentou um número de inscritos superior à terceira edição realizada em 2010. No total foram 1.083 inscrições recebidas pela internet e por carta nas 6 categorias disponíveis para participação do público, vindas de 12 Estados brasileiros. Assim como nas últimas edições, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipo de deficiência. Outro fator que chamou à atenção nesta oportunidade foi o aumento da participação de empresas com projetos que incluem pessoas com deficiência nas várias instâncias da sociedade.

Os vencedores das categorias Artes, Esportes, Gente como a Gente, Literatura, Júri Popular, Empresas e Terceiro Setorserão revelados na noite da entrega do Prêmio Sentidos que acontecerá no dia 18/10, às 19h00, na Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo. A Cerimônia é aberta ao público. Para participar basta confirmar presença através do e-mail: premiosentidos@sentidos.com.br

Prêmio Sentidos - 4ª edição
Cerimônia de entrega do Prêmio
Data: 18/10/2011
Hora: 19h00
Local: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo (Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Memorial da América Latina).


Confira abaixo a relação completa com os três finalistas da Categoria Gente como a Gente:
NATÁLIA DE SOUSA GONÇALVES
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Brasília/DF
Sua história: Cadeirante desde o 5 anos de idade já sonhava ser médica. Prestou Medicina e foi aprovada. No período do vestibular ela já estava com uma úlcera de pressão e não podia ficar sentada. Nunca desistiu de seus ideais. Nos dois primeiros anos da faculdade assistiu aula deitada em uma maca. Hoje, aos 26 anos, é formada, fez especialização em Clínica Médica e está prestando provas para Endocrinologia. Exemplo de superação de uma menina que se tornou uma grande médica.

LUCIANE MARIA MOLINA BARBOSA
Deficiência: Visual
Cidade/Estado: Guaratinguetá/SP
Sua história: É pedagoga. Atuou na educação especial de alunos com deficiência visual no município de Lorena, de 2002 a 2009. É pedagoga da Equipe do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Também é professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática e oficinas de audiodescrição. Já formou mais de 550 profissionais. Autora do projeto BrailluMais lançado na X Reatech. Registros em www.braillu.com.

SARITA ARAUJO PEREIRA
Deficiência: Auditiva
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Sua história: Surda bilíngue é graduada em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista de Educação Especial na área de Surdez pela Faculdade Católica de Uberlândia. É professora de música e coordenadora geral do projeto O Surdo: Caminho para Educação Musical no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Tenta ser exemplo de superação e perseverança para outras pessoas surdas.

Fonte:
Site Sentidos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pedagoga do CIAE concorre a “Prêmio Sentidos – Valorizando a superação de limites”

Pedagoga do CIAE concorre a “Prêmio Sentidos – Valorizando a superação de limites”

Inserida em 22/09/2011 13h37m




Para participar profissional teve de apresentar os trabalhos na área inclusiva


O CIAE (Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional) coordenado pela Psicóloga – Elisabete Ferreira, sob a gestão do Secretário Municipal da Educação – Professor Elcio Vieira, vem sendo representado no “Prêmio Sentidos – Valorizando a superação de limites” pela Pedagoga Luciane Molina.

Para participar da seleção foi preciso comprovar, por meio de fotos, textos e vídeos, a atuação da profissional na área da educação inclusiva. Apresentando ainda o trabalho por ela realizado em Lorena desde 2002, além de outros trabalhos, como palestras, cursos ministrados, entrevistas, artigos publicados, entre outros.

“Estar entre os 10 finalistas representa o reconhecimento de um trabalho na área da educação inclusiva, cujos frutos não serão apenas meus, mas em benefício de um grupo. É uma conquista coletiva e sinto-me muito feliz por ter conquistado esse espaço. Um espaço que não será apenas um título, mas o caminhar rumo a defesa de uma educação que atenda às pessoas com deficiência visual”, destacou a Pedagoga Luciane Molina.

Luciane também é professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática e oficinas de audiodescrição, já formou mais de 550 profissionais e autora do projeto BrailluMais lançado na XReatech.

Fonte:
Site da Prefeitura de Lorena

Também publicado no site
O Noticiado

Vale tem duas finalistas no Prêmio sentidos - Guia Inclusivo

Vale tem duas finalistas no prêmio Sentidos

22 de setembro de 2011

Postado por:Tancy Costa

O prêmio Sentidos já está na quarta edição, mas este ano a região do Vale do Paraíba tem duas candidatas finalistas Maria Gorete Cortez de Assis e Luciane Maria Molina Barbosa, na categoria “Gente como a gente”. O número de concorrentes foi alto, 1083 pessoas se inscreveram nas seis categorias diferentes.

Depois de fazer as inscrições online, no site, os concorrentes tiveram que enviar extensa documentação para comprovar atuação na área da deficiência, portfólio com trabalhos, fotos, artigos, vídeos e textos. Segundo a pedagoga Luciane Molina, elas souberam da classificação como finalistas no dia 20 de setembro.

“Fiquei muito surpresa quando li meu nome entre as 10 finalistas. Torcia muito para que isso acontecesse, mas entre o sonho e o real, preferi acreditar no sonho. E quando me deparei com a realidade de estar entre as 10 mal pude conter minha alegria”, conta Luciane.

História das concorrentes

Uma das finalistas é Maria Gorete, que tem deficiência visual e atualmente atua como presidente do Núcleo 7 do CEAPCD (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência) e como coordenadora e conselheira do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com deficiência. Ela é pedagoga de formação, coordenou a gráfica Braille do Pró-visão e é coordenadora educacional da instituição.

Luciane Molina também é pedagoga, tem deficiência visual e atua educação especial com alunos com deficiência visual em Lorena. Participa da equipe multidisciplinar de assistência educacional da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Ela dá cursos de capacitação para professores de grafia Braille, informática e oficinas de audiodescrição.

“Todos são vencedores, porque trabalham divulgando ações facilitadoras para a construção de uma sociedade inclusiva. O fato do Vale do Paraíba contar com duas representantes revela o fortalecimento de um trabalho que está acontecendo. Estamos empenhadas no processo de inclusão, cada qual com seus méritos e atuando em um setor” finaliza Luciane.

Fonte:
Guia Inclusivo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estou entre as 10 finalistas do IV Prêmio sentidos

Inserida em: 20/9/2011

Prêmio Sentidos

O Prêmio Sentidos tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência e mostrar as realizações em prol da inclusão social e econômica desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poder público. O Prêmio é uma iniciativa da Revista e Site Sentidos, AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar, Rede Record de Rádio e Televisão, e com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala e Flow Design.
Nesta quarta edição todos os critérios de avaliação e categorias participantes foram mantidos. Também teremos a participação do Júri Popular que irá eleger, através de uma votação pelo site www.sentidos.com.br, a história preferida da maioria entre os três finalistas de cada categoria.
A quarta edição do Prêmio Sentidos apresentou um número de inscritos superior à terceira edição realizada em 2010. No total foram 1.083 inscrições recebidas pela internet e por carta nas 6 categorias disponíveis para participação do público, vindas de 12 Estados brasileiros. Assim como nas últimas edições, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipo de deficiência. Outro fator que chamou à atenção nesta oportunidade foi o aumento da participação de empresas com projetos que incluem pessoas com deficiência nas várias instâncias da sociedade.
Confira abaixo a relação completa com os semifinalistas das seis categorias
Categoria: Gente como a Gente

LUCIANE MARIA MOLINA BARBOSA
Deficiência: Visual
Cidade/Estado: Guaratinguetá/SP
Sua história: Pedagoga e atuou na educação especial de alunos com deficiência visual no município de Lorena de 2002 a 2009. É pedagoga da Equipe do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Também é professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática e oficinas de audiodescrição. Já formou mais de 550 profissionais. Autora do projeto BrailluMais lançado na XReatech. Registros em www.braillu.com.


NATÁLIA DE SOUSA GONÇALVES
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Brasília/DF
Sua história: Cadeirante desde o 5 anos de idade já sonhava ser médica. Prestou Medicina e foi aprovada. No período do vestibular ela já estava com uma úlcera de pressão e não podia ficar sentada. Nunca desistiu de seus ideais. Nos dois primeiros anos da faculdade assistiu aula deitada em uma maca. Hoje, aos 26 anos, é formada, fez especialização em Clínica Médica e está prestando provas para Endocrinologia. Exemplo de superação de uma menina que se tornou uma grande médica.

ANTONIO RODRIGUES VAZ - TONI VAZ
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Vila Velha/ES
Sua história: Cadeirante devido a seqüela de poliomielite. É escritor e ministra palestras por todo Brasil. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, jornalista e radialista, Antonio é dono de um currículo recheado de cursos e especializações. Além disso, é fundador da Associação dos Deficientes Físicos do Vale do Aço/MG e autor de vários livros. Sente-se realizado ao levar esperança, conhecimento e, sobretudo, motivação às pessoas através de suas obras e palestras.

MARIA GORETE CORTEZ DE ASSIS
Deficiência: Visual
Cidade/Estado: São José dos Campos/SP
Sua história: Parou de enxergar aos 14 anos. Formou-se em Pedagogia na UNIVAP em São José dos Campos e fez pós graduação em deficiência visual pela UNICID. Foi coordenadora da Gráfica Braille do Pró-Visão e agora é coordenadora educacional dessa mesma instituição. Também é coordenadora e conselheira do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência. É presidente do Núcleo 7 do CEAPCD e ministra palestras e cursos sobre pessoas com deficiência.

SANDRA REGINA DA ROSA BALBINO
Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua história: Deficiente auditiva e visual é jornalista, assessora de imprensa, gestora de informações, professora de Técnica de Redação Jornalística e pós-graduanda em Ensino a Distância. Aos 31 anos, já profissional da área de Comunicação, foi notificada a perda auditiva, resquício da Rubéola contraída pela mãe na gravidez. Aos 45 perdeu totalmente a visão direita por descolamento de retina.

ARI ANTONIO HECK
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Carlos Barbosa/RS
Sua história: Pós-graduado em direito e autor do livro A Trajetória de Um Lutador, o qual resume os dois mandatos dele como vereador e que reúne dezenas de leis, decretos, resoluções e representações que ensinam leigos e políticos como adaptar uma cidade. Em outras obras também aborda a questão da inclusão social dos deficientes, como por exemplo, no livro Poemas Sem Preconceito, que já está na segunda edição e que recentemente foi divulgado pela mídia. Escreveu ainda os livros O que é Ser Jovem e Pé na Estrada - Uma Aventura Sem Limites.

EDISON DONIZETE MARCONATO
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Rio das Pedras/SP
Sua história: Perdeu a mão esquerda em um acidente de trabalho e, parcialmente, a direita. Após um tempo se recuperando, continuou estudando com muito afinco. Fez supletivo, terminou o curso técnico em Processamento de Dados, fez Ciência da Computação na Faculdade de Engenharia de Piracicaba e, no próximo ano irá concluir a faculdade de Direito na Unimep e pós graduação em direito publico.

SARITA ARAUJO PEREIRA
Deficiência: Auditiva
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Sua história: Surda bilíngue é graduada em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista de Educação Especial na área de Surdez pela Faculdade Católica de Uberlândia. É professora de música e coordenadora geral do projeto O Surdo: Caminho para Educação Musical no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Tenta ser exemplo de superação e perseverança para outras pessoas surdas.

DARIENE RODRIGUES DA SILVA
Deficiência: Visual
Cidade/Estado: Sorocaba/SP
Sua história: Fisioterapeuta, coordenadora e editora responsável pela mídia impressa-Jornal inclusão Brasil, na cidade de Sorocaba. Coordena uma ONG voltada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na mesma cidade. Trabalhar nesse segmento sempre foi seu grande sonho. Com ele tem o objetivo de servir como facilitador e difusor de informações visando a melhor qualidade de vida e em cumprimento da responsabilidade social.

JEFFERSON MAIA FIGUEIRA
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua história: Tetraplégico, ele é pedagogo, artista plástico, conselheiro e colunista do jornal NA LUTA, palestrante, co-criador do Mergulho Adapt HSA - Brasil, ex-instrutor/bolsista no projeto MOTRIX do NCE/UFRJ, colunista em: www.debyonline.com , www.novoser.org.br e www.rampadeacesso.com. É praticante de rugby adaptado, natação e de pesca desportiva adaptada da Confederação Brasileira de Pesca. Experiências. Também tem vasta experiência em Projetos Governamentais e ONGs voltadas para pessoas com deficiência.


fonte: http://sentidos.com.br/canais/materia.asp?codpag=13709&canal=ligado

Educação à distância é inclusiva? - Guia Inclusivo

3 de agosto de 2011

Postado por:Luis Daniel


Um Projeto de Lei que está em tramitação na Câmara dos Deputados, quer oferecer ensino a distância para pessoas com deficiência impossibilitadas de frequentar a escola. Em um primeiro momento, pode soar como uma boa notícia, entretanto, a iniciativa não é bem vista por especialistas em educação inclusiva e Direito das pessoas com deficiência, consultados pelo Guia Inclusivo.

O texto do projeto prevê atendimento educacional em local especial, recursos pedagógicos de educação à distância e outros que se utilizem da internet.

Um passo para trás?

A colaboradora do blog, a pedagoga Luciane Molina, questiona o valor inclusivo da proposta. “Como iremos formar uma consciência inclusiva se esse projeto prevê a segregação dos alunos com deficiência os privando de frequentar os espaços comuns para o ensino?”.

Outro aspecto discutível é a possibilidade das instituições de ensino, públicas ou privadas, deixarem, ainda mais, de investir na acessibilidade de suas estruturas e focarem somente no ensino a distância para pessoas com deficiência.

A legislação atual, a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, estabelece que é dever do Estado oferecer garantias de acesso à educação para pessoas com deficiência. Entre as exigências estão o atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiências, preferencialmente na rede regular de ensino. Também são previstos currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades. Os professores precisam ter especialização adequada.

Alternativa em último caso?



A vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-SP da Subseção de São José dos Campos, a advogada Niuce Clara Costa Ramos, acredita que o ensino a distância tem de ser utilizado como alternativa, quando todas as demais se esgotarem. Mas, de acordo com ela, não pode gerar acomodação das instituições escolares e não realizar as obras necessárias de acessibilidade. “O ensino a distância deve ser uma escolha do aluno, sem imposição da instituição”, completa a advogada.

Nota do repórter

Quando eu estava na faculdade, ouvi muitas discussões sobre a educação à distância. Uma opinião bem forte era de que esta modalidade de ensino deveria ser aplicada em níveis superiores (da pós-graduação em diante). Pois se entende que a aula presencial é importante para que o estudante em formação inicial mantenha contato direto com professores e colegas. Se esta visão é primordial de forma geral, imagina para as pessoas com deficiência?

Nova temporada de “Malhação” traz personagem com deficiência visual - Guia Inclusivo

31 de agosto de 2011

Postado por:Rodrigo Almeida

Nesta segunda-feira (29) estreou a nova temporada do seriado teen “Malhação”. E a novidade que faz com que o programa ganhe espaço aqui no Guia Inclusivo é a inserção de um personagem com deficiência visual na trama, Filipe (Pedro Tergolina).

De acordo com o enredo do seriado, Filipe é fruto de uma relação extraconjugal do pai de Betão (Lucas Cordeiro), que até então desconhecia a existência do irmão. Ele só tomou ciência de que tinha um irmão cego ao buscá-lo no aeroporto, momento que coincide com a entrada do personagem interpretado pelo ator Pedro Tergolina na trama.

Como até o momento em que esta matéria foi escrita só foram exibidos dois capítulos da nova temporada, ainda não possível ter uma dimensão exata da abordagem que “Malhação” pretende dar à deficiência visual. Até agora, o que foi mostrado é que tanto Filipe, quanto as novas pessoas que passarão a conviver com ele, estão no processo de conhecimento e adaptação.

Para a colaboradora do Guia inclusivo, a pedagoga Luciane Molina, “qualquer forma de divulgação, no sentido de esclarecer sobre pessoas com deficiência e a rotina que vivem, é uma forma de desmitificar a ideia de super-herói que colocam”. Porém, ela faz uma ressalva: “essa divulgação precisa acontecer de forma saudável e equilibrada”, alertando que uma abordagem errônea pode influenciar as pessoas a terem conceitos incorretos sobre o tema.

Deficiência visual na teledramaturgia

Outras novelas já tiveram deficientes visuais entre seus personagens. Na novela “Caras e Bocas” (2009), por exemplo, o tema ganhou destaque com a personagem Anita, interpretada pela atriz Danieli Haloten, deficiente visual na vida real.

sábado, 27 de agosto de 2011

Fotos da Palestra no Fórum de Educação Inclusiva em Itaquaquecetuba


Composição da mesa com integrantes da D. E. de Itaquaquecetuba.


Palestrante Luciane falando no microfone. Ela explica o slide no palco.


Palestrante Luciane no Palco acompanhando o slide.


Palestrante Luciane mostrando reglete junto com Juliana Panissa no palco.


Palestrante Luciane Mostrando Cela Braille. No fundo aparece o palco.


Homenagem a palestrante Luciane. No palco dirigente D. E. Itaquá, Juliana Panissa e Luciane recebendo flores.


Platéia.


Equipe D. E. Itaquá e palestrantes da manhã do dia 24/08: Maria Christina e Luciane Molina