domingo, 30 de outubro de 2011

A Noite de Entrega do IV Prêmio Sentidos - Matéria Oficial



A banda DuduBarão de Dudu Braga agitou a noite de entrega do IV Prêmio Sentidos
Foto: Ricardo Alcará/Ponto-A
Grandes emoções
EMOÇÃO! Este foi o sentimento que tomou conta da noite de entrega do IV Prêmio Sentidos, realizada no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo no dia 18 de outubro. A festa de encerramento do Prêmio, comandada pelos apresentadores Renato Laurenti, da empresa COMO IR e pela atriz e consultora de inclusão social Tabata Contri revelou grandes histórias de superação e foi agitada com a banda DuduBarão, do radialista e apresentador do Programa de TV Sentidos, Dudu Braga.

O Prêmio Sentidos, iniciativa da Revista e Site Sentidos em parceria com a AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar e Rede Record de Rádio e Televisão e com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala e Flow Design, tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência e mostrar as realizações em prol da inclusão social e econômica desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poder público.

A quarta edição do Prêmio apresentou um número de inscritos superior à terceira edição realizada em 2010. No total foram 1.083 inscrições recebidas pela internet e por carta nas seis categorias disponíveis para participação do público, vindas de 12 Estados brasileiros. Assim como nas últimas edições, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipo de deficiência.





Sarita Araujo
Na categoria "Gente como a Gente", a vencedora foi Sarita Araujo Pereira, de Uberlândia (MG). Surda bilíngue é graduada em piano pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista de Educação Especial na área de Surdez. Ao fazer a leitura labial do apresentador pronunciando o seu nome Sarita não conteve as lagrimas. "Olhei na apresentação do Power Point para confirmar o resultado e vi a minha foto e o público aplaudiu. Foi maravilhoso, fui abençoada ao receber este prêmio", diz a pedagoga, ressaltando que para ela o Prêmio representa autoestima, alto-astral, reconhecimento e oportunidade de participação de todos. "Que venha o Prêmio Sentidos 5º edição."



Anderson Farias
Na categoria "Talentos Especiais - Artes", Anderson Farias, de São Paulo, foi o grande vencedor. Ele é deficiente visual e atua como DJ há 17 anos. "Receber o prêmio foi muito importante, pois representa um reconhecimento dentro do segmento das pessoas com deficiência", afirma este amante da música, que acredita que o prêmio pode despertar o interesse em outros colegas em investirem na carreira de DJ como ele está fazendo há tanto tempo.



Emílio Figueira
O prêmio da categoria "Talentos Especiais - Literatura" foi para Emílio Figueira, de São Paulo. Ele que tem paralisia cerebral começou a vida escrevendo. Jornalista e doutor em Psicanálise, já publicou 85 artigos científicos e 33 livros individuais no Brasil e exterior. Emílio dedicou o prêmio para os outros dois finalistas que estavam concorrendo com ele: Maria Goret Chagas e Felipe Quartero - seus novos colegas. "São pessoas fantásticas que eram tão merecedoras quanto eu ao prêmio. Na verdade eu fiquei com ele, mas quem ganhou fomos nós três por estarmos nessa final", diz Emílio.



Robson de Souza
Na categoria "Talentos Especiais - Esportes", o Prêmio Sentidos foi para Robson de Souza. Ele que é tetraplégico e apaixonado pelo mar e pelo surf, desenvolveu pranchas adaptadas para voltar a surfar. Também adaptou pranchas para as mais diversas deficiências e criou o projeto Surf Especial. (www.surfespecial.com.br). Robson conta que não esperava receber o prêmio e diz que foi para a cerimônia por achar importante marcar presença em um evento que considera grandioso. "Foi emocionante receber esse troféu, adorei estar junto de tantas pessoas que fazem algo em prol de pessoas com deficiência."
Equipe do Programa Educativo
para Públicos Especiais, da Pinacoteca

Já na categoria "Menção Honrosa - Empresas", a grande vencedora foi a Pinacoteca de São Paulo. Com o Programa Educativo para Públicos Especiais, o museu mais antigo da cidade, já atendeu, no período de 2003 a 2011, um total de 7.721 pessoas. "Foi uma grande alegria para mim e para a minha equipe, do Programa Educativo para Públicos Especiais, receber esse prêmio. Já acompanhávamos essa iniciativa nas edições anteriores e achamos que, dessa vez, deveríamos participar, pois o nosso programa, implantado há 08 anos na Pinacoteca, já possuía uma experiência e abrangência significativa no atendimento às pessoas com deficiência na Arte e na Cultura que faria jus a esse prêmio", diz a coordenadora do programa, Amanda Tojal, concluindo que o Prêmio Sentidos ao divulgar exemplos de superação de pessoas com deficiências, talentos especiais e trabalhos de referência nas áreas da acessibilidade e inclusão, contribui para divulgação de exemplos pessoais e institucionais, como também, serve de estímulo a novas iniciativas voltadas às políticas de inclusão no país.



Nena Gonzalez, diretora do Instituto Novo Ser
Exemplo a ser seguido e que já é considerado referência no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade é o trabalho que o Instituto Novo Ser, do Rio de Janeiro, realiza na capital carioca. O instituto foi o vencedor do Prêmio Sentidos na categoria "Menção Honrosa - Terceiro Setor". Além de projetos como Praia Para Todos, Superação Rio, Pesca Adaptada, Acessibilidade digital, Acompanhamento entre pares, Assessoria jurídica e Palestras de sensibilização, O instituto realizará, ainda no mês de outubro o lançamento oficial do 1º. Time de Futebol em Cadeira de Rodas da América do Sul, o Clube Novo Ser de Power Soccer. "Para nós é uma grande honra receber esse prêmio. Nos deixa imensamente felizes e gratificados sermos reconhecidos por contribuir para a acessibilidade e inclusão social das pessoas com deficiência e familiares", diz a diretora do Instituto Novo Ser, Nena Gonzalez.



Luciane Molina Barbosa
O Prêmio Sentidos 2011 ainda contou com a participação do público que elegeu, por meio de votação no site Sentidos, a finalista Luciane Maria Molina Barbosa, de Guaratinguetá (SP) vencedora na categoria "Júri Popular" - recebeu 1092 votos. Luciane, que tem deficiência visual e é pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Lorena, diz que para ela conquistar o prêmio foi a realização de um sonho. "Quando recebi a notícia de que estava entre os três finalistas da categoria Gente como a Gente, comecei a fazer campanha para conquistar voto popular através do twitter, facebook, e-mail e entre amigos que pelo Brasil espalharam minha história e conquistaram mais e mais votos", conta ela frisando que não foram apenas votos conquistados, mas que através dessa campanha pôde mostrar a tanta gente que a inclusão é possível.

E como o Prêmio Sentidos também reconhece inciativas de empresas, governos, organizações e pessoas que, com seu trabalho, contribuem para a inclusão social das pessoas com deficiência, foram homenageados nesta quarta edição consultores de vendas especiais de várias concessionárias parceiras do site e revista Sentidos, atletas como o nadador André Brasil e Dirceu Pinto, que é jogador de Bocha paraolímpica, o empreendedor social Adelino Ozores, da Rede Atitude e a deputada federal Mara Gabrilli.

Além de convidados, amigos e parentes dos finalistas, a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Sentidos também contou com a presença de autoridades, como a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, Marcos Belizário, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB.


Matéria original disponível no
Site Sentidos

Veja a Galeria de fotos da premiação clicando
aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário