quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nova temporada de “Malhação” traz personagem com deficiência visual - Guia Inclusivo

31 de agosto de 2011

Postado por:Rodrigo Almeida

Nesta segunda-feira (29) estreou a nova temporada do seriado teen “Malhação”. E a novidade que faz com que o programa ganhe espaço aqui no Guia Inclusivo é a inserção de um personagem com deficiência visual na trama, Filipe (Pedro Tergolina).

De acordo com o enredo do seriado, Filipe é fruto de uma relação extraconjugal do pai de Betão (Lucas Cordeiro), que até então desconhecia a existência do irmão. Ele só tomou ciência de que tinha um irmão cego ao buscá-lo no aeroporto, momento que coincide com a entrada do personagem interpretado pelo ator Pedro Tergolina na trama.

Como até o momento em que esta matéria foi escrita só foram exibidos dois capítulos da nova temporada, ainda não possível ter uma dimensão exata da abordagem que “Malhação” pretende dar à deficiência visual. Até agora, o que foi mostrado é que tanto Filipe, quanto as novas pessoas que passarão a conviver com ele, estão no processo de conhecimento e adaptação.

Para a colaboradora do Guia inclusivo, a pedagoga Luciane Molina, “qualquer forma de divulgação, no sentido de esclarecer sobre pessoas com deficiência e a rotina que vivem, é uma forma de desmitificar a ideia de super-herói que colocam”. Porém, ela faz uma ressalva: “essa divulgação precisa acontecer de forma saudável e equilibrada”, alertando que uma abordagem errônea pode influenciar as pessoas a terem conceitos incorretos sobre o tema.

Deficiência visual na teledramaturgia

Outras novelas já tiveram deficientes visuais entre seus personagens. Na novela “Caras e Bocas” (2009), por exemplo, o tema ganhou destaque com a personagem Anita, interpretada pela atriz Danieli Haloten, deficiente visual na vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário