31 de agosto de 2011
Postado por:Rodrigo Almeida
Nesta segunda-feira (29) estreou a nova temporada do seriado teen “Malhação”. E a novidade que faz com que o programa ganhe espaço aqui no Guia Inclusivo é a inserção de um personagem com deficiência visual na trama, Filipe (Pedro Tergolina).
De acordo com o enredo do seriado, Filipe é fruto de uma relação extraconjugal do pai de Betão (Lucas Cordeiro), que até então desconhecia a existência do irmão. Ele só tomou ciência de que tinha um irmão cego ao buscá-lo no aeroporto, momento que coincide com a entrada do personagem interpretado pelo ator Pedro Tergolina na trama.
Como até o momento em que esta matéria foi escrita só foram exibidos dois capítulos da nova temporada, ainda não possível ter uma dimensão exata da abordagem que “Malhação” pretende dar à deficiência visual. Até agora, o que foi mostrado é que tanto Filipe, quanto as novas pessoas que passarão a conviver com ele, estão no processo de conhecimento e adaptação.
Para a colaboradora do Guia inclusivo, a pedagoga Luciane Molina, “qualquer forma de divulgação, no sentido de esclarecer sobre pessoas com deficiência e a rotina que vivem, é uma forma de desmitificar a ideia de super-herói que colocam”. Porém, ela faz uma ressalva: “essa divulgação precisa acontecer de forma saudável e equilibrada”, alertando que uma abordagem errônea pode influenciar as pessoas a terem conceitos incorretos sobre o tema.
Deficiência visual na teledramaturgia
Outras novelas já tiveram deficientes visuais entre seus personagens. Na novela “Caras e Bocas” (2009), por exemplo, o tema ganhou destaque com a personagem Anita, interpretada pela atriz Danieli Haloten, deficiente visual na vida real.
Marcadores
- Acessibilidade
- Audiodescrição
- Bastidores
- Braille
- Consultoria
- Curso Braille
- Deficiência Visual
- Depoimento
- Divulgação
- Entrevista
- Gpeconline
- Homenagem
- Inclusão
- Informática
- IV Prêmio Sentidos
- Lorena 2009
- Lorena 2010
- Lorena 2012
- Lorena2011
- Mensagem de Boas-vindas
- Orientação e Mobilidade
- Palestra
- Reatech
- Roteiro Escrito
- Soroban
- UNESP
- Vídeo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário