quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estou entre as 10 finalistas do IV Prêmio sentidos

Inserida em: 20/9/2011

Prêmio Sentidos

O Prêmio Sentidos tem o objetivo de divulgar e reconhecer as histórias de superação de pessoas com deficiência e mostrar as realizações em prol da inclusão social e econômica desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poder público. O Prêmio é uma iniciativa da Revista e Site Sentidos, AVAPE, FENAVAPE, Instituto Ressoar, Rede Record de Rádio e Televisão, e com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Editora Escala e Flow Design.
Nesta quarta edição todos os critérios de avaliação e categorias participantes foram mantidos. Também teremos a participação do Júri Popular que irá eleger, através de uma votação pelo site www.sentidos.com.br, a história preferida da maioria entre os três finalistas de cada categoria.
A quarta edição do Prêmio Sentidos apresentou um número de inscritos superior à terceira edição realizada em 2010. No total foram 1.083 inscrições recebidas pela internet e por carta nas 6 categorias disponíveis para participação do público, vindas de 12 Estados brasileiros. Assim como nas últimas edições, a categoria que teve maior adesão foi a Gente como a Gente, seguida por Talentos Especiais com destaque para Artes e Literatura. As pessoas com deficiência física foram o maior grupo por tipo de deficiência. Outro fator que chamou à atenção nesta oportunidade foi o aumento da participação de empresas com projetos que incluem pessoas com deficiência nas várias instâncias da sociedade.
Confira abaixo a relação completa com os semifinalistas das seis categorias
Categoria: Gente como a Gente

LUCIANE MARIA MOLINA BARBOSA
Deficiência: Visual
Cidade/Estado: Guaratinguetá/SP
Sua história: Pedagoga e atuou na educação especial de alunos com deficiência visual no município de Lorena de 2002 a 2009. É pedagoga da Equipe do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Também é professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática e oficinas de audiodescrição. Já formou mais de 550 profissionais. Autora do projeto BrailluMais lançado na XReatech. Registros em www.braillu.com.


NATÁLIA DE SOUSA GONÇALVES
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Brasília/DF
Sua história: Cadeirante desde o 5 anos de idade já sonhava ser médica. Prestou Medicina e foi aprovada. No período do vestibular ela já estava com uma úlcera de pressão e não podia ficar sentada. Nunca desistiu de seus ideais. Nos dois primeiros anos da faculdade assistiu aula deitada em uma maca. Hoje, aos 26 anos, é formada, fez especialização em Clínica Médica e está prestando provas para Endocrinologia. Exemplo de superação de uma menina que se tornou uma grande médica.

ANTONIO RODRIGUES VAZ - TONI VAZ
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Vila Velha/ES
Sua história: Cadeirante devido a seqüela de poliomielite. É escritor e ministra palestras por todo Brasil. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo, jornalista e radialista, Antonio é dono de um currículo recheado de cursos e especializações. Além disso, é fundador da Associação dos Deficientes Físicos do Vale do Aço/MG e autor de vários livros. Sente-se realizado ao levar esperança, conhecimento e, sobretudo, motivação às pessoas através de suas obras e palestras.

MARIA GORETE CORTEZ DE ASSIS
Deficiência: Visual
Cidade/Estado: São José dos Campos/SP
Sua história: Parou de enxergar aos 14 anos. Formou-se em Pedagogia na UNIVAP em São José dos Campos e fez pós graduação em deficiência visual pela UNICID. Foi coordenadora da Gráfica Braille do Pró-Visão e agora é coordenadora educacional dessa mesma instituição. Também é coordenadora e conselheira do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência. É presidente do Núcleo 7 do CEAPCD e ministra palestras e cursos sobre pessoas com deficiência.

SANDRA REGINA DA ROSA BALBINO
Deficiência: Múltipla
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua história: Deficiente auditiva e visual é jornalista, assessora de imprensa, gestora de informações, professora de Técnica de Redação Jornalística e pós-graduanda em Ensino a Distância. Aos 31 anos, já profissional da área de Comunicação, foi notificada a perda auditiva, resquício da Rubéola contraída pela mãe na gravidez. Aos 45 perdeu totalmente a visão direita por descolamento de retina.

ARI ANTONIO HECK
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Carlos Barbosa/RS
Sua história: Pós-graduado em direito e autor do livro A Trajetória de Um Lutador, o qual resume os dois mandatos dele como vereador e que reúne dezenas de leis, decretos, resoluções e representações que ensinam leigos e políticos como adaptar uma cidade. Em outras obras também aborda a questão da inclusão social dos deficientes, como por exemplo, no livro Poemas Sem Preconceito, que já está na segunda edição e que recentemente foi divulgado pela mídia. Escreveu ainda os livros O que é Ser Jovem e Pé na Estrada - Uma Aventura Sem Limites.

EDISON DONIZETE MARCONATO
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Rio das Pedras/SP
Sua história: Perdeu a mão esquerda em um acidente de trabalho e, parcialmente, a direita. Após um tempo se recuperando, continuou estudando com muito afinco. Fez supletivo, terminou o curso técnico em Processamento de Dados, fez Ciência da Computação na Faculdade de Engenharia de Piracicaba e, no próximo ano irá concluir a faculdade de Direito na Unimep e pós graduação em direito publico.

SARITA ARAUJO PEREIRA
Deficiência: Auditiva
Cidade/Estado: Uberlândia/MG
Sua história: Surda bilíngue é graduada em Piano pela Universidade Federal de Uberlândia e especialista de Educação Especial na área de Surdez pela Faculdade Católica de Uberlândia. É professora de música e coordenadora geral do projeto O Surdo: Caminho para Educação Musical no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Tenta ser exemplo de superação e perseverança para outras pessoas surdas.

DARIENE RODRIGUES DA SILVA
Deficiência: Visual
Cidade/Estado: Sorocaba/SP
Sua história: Fisioterapeuta, coordenadora e editora responsável pela mídia impressa-Jornal inclusão Brasil, na cidade de Sorocaba. Coordena uma ONG voltada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na mesma cidade. Trabalhar nesse segmento sempre foi seu grande sonho. Com ele tem o objetivo de servir como facilitador e difusor de informações visando a melhor qualidade de vida e em cumprimento da responsabilidade social.

JEFFERSON MAIA FIGUEIRA
Deficiência: Física
Cidade/Estado: Rio de Janeiro/RJ
Sua história: Tetraplégico, ele é pedagogo, artista plástico, conselheiro e colunista do jornal NA LUTA, palestrante, co-criador do Mergulho Adapt HSA - Brasil, ex-instrutor/bolsista no projeto MOTRIX do NCE/UFRJ, colunista em: www.debyonline.com , www.novoser.org.br e www.rampadeacesso.com. É praticante de rugby adaptado, natação e de pesca desportiva adaptada da Confederação Brasileira de Pesca. Experiências. Também tem vasta experiência em Projetos Governamentais e ONGs voltadas para pessoas com deficiência.


fonte: http://sentidos.com.br/canais/materia.asp?codpag=13709&canal=ligado

Nenhum comentário:

Postar um comentário