segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mais Sobre o IV Prêmio Sentidos

Após ter conquistado o IV Prêmio Sentidos, fui procurada por Claudete Oliveira, reporter do
Site Sentidos.
Ela me pediu uma entrevista, concedida via e-mail, que reproduzo na íntegra aqui.

Claudete: Como foi para você receber esse Prêmio?

Luciane: A educação é um instrumento de inclusão social e acreditar que, por meio dela podemos dar oportunidades a tantas pessoas é acreditar que esse é um compromisso de todos. Desde que iniciei minha atuação em prol da inclusão da pessoa com deficiência fui construindo uma história que não é só minha, mas conquistada por muitas mãos. Fui ganhando espaço e difundindo experiências. Da alfabetização Braille para pessoas com deficiência visual à formação de professores foi um caminho trilhado com muito esforço e dedicação. Dedicação a causa da pessoa com deficiência, mas acima de tudo, dedicação ao ser humano que tem habilidades tantas quantas possamos imaginar.

Receber esse prêmio é reconhecer cada parte dessa história. Da inclusão na época de escola, em que professores e colegas me acolheram; da dedicação dos meus pais e familiares que sempre presentes, me fizeram acreditar que se algo não fosse dar certo, existia outra maneira para realizá-lo; da época de faculdade cujas barreiras atitudinais foram vencidas, tanto quanto as barreiras físicas; das primeiras aulas, em que estar em sala de aula era aprender e ensinar; dos mais de 600 professores formados nos meus cursos presenciais e à distância em Grafia Braille, cujas sementes foram plantadas junto com aqueles que, como eu, acreditam na educação e no poder de transformação que está em nossas mãos; dos artigos, das tentativas de divulgação, dos projetos de Jogos e Brinquedos Acessíveis apresentados e lançados na X REATECH... e até mesmo daqueles que jamais acreditaram que juntos somos mais fortes e mais inclusivos, porque a inclusão se constrói coletivamente...

E acima de tudo, receber esse prêmio é acreditar na pessoa com deficiência, é a realização de um sonho, é a certeza de que por mais que tenhamos caminhado ainda temos muito a conquistar e um longo caminho pela frente. E que vale a pena acreditar no sonho, um sonho de ganhar o Prêmio que não só reconhece ações de pessoas com deficiência na área da inclusão, mas reconhece o valor que isso tem para toda a sociedade. Somos poucos, mas unidos, somos sempre muitos e mais fortes.

Multiplicar cada sementinha por tantos lugares desse país significa trilhar por um caminho que não tem fim. Somos os elos de uma corrente. O prêmio sentidos é o "OSCAR" da pessoa com deficiência.


Claudete: Qual era a sua expectativa com relação ao resultado?

Luciane: "SENTIDOS" sempre foi para mim uma referência no que se trata de inclusão. Sonhava sempre com um trabalho divulgado pela Sentidos, pela credibilidade e abrangência que tal revista tem. Algo inatingível, talvez... prefiro acreditar que era um sonho e por mais que o desejasse realizá-lo foi uma surpresa enorme ouvir meu nome pronunciado como uma vencedora. Fiz minha inscrição encorajada pela intuição de que pudesse dar certo. quase não consegui enviar o material devido a greve dos CORREIOS. Enviei os materiais de última hora e a surpresa veio quando recebi a notícia de que estaria entre os 10 finalistas. Já me senti vitoriosa! Na semana seguinte fiquei entre os 3 finalistas. A surpresa foi maior e mal pude conter minha alegria. comecei então a fazer uma campanha para conquistar voto popular. Foram campanhas pelo twitter, facebook, e-mail. campanhas de amigos e amigas que, pelo Brasil espalharam minha história e conquistaram mais e mais votos. E não foram apenas votos conquistados, mas através dessa campanha pude mostrar a tanta gente que a inclusão é possível!

Quando ouvi meu nome anunciado fiquei sem ação e ao mesmo tempo feliz pois é uma conquista que levarei para o resto da vida.


Claudete: Enfim, O que você acha do Prêmio como um todo?

Luciane: Defino com poucas palavras:Oscar da pessoa com deficiência; um sonho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário