domingo, 8 de março de 2009

Biografia de Louis Braille


Já escrevi tantas biografias de Louis, para apostilas, em artigos e matérias que fiquei em dúvida ao escolher uma para postar aqui. Mas todas elas nos leva a um só homem: aquele que nos devolveu as letras, que nos abriu portas para o conhecimento e que, de certa forma, está presente em cada ponto de luz que nos permite "enxergar" mais longe... fiquem com um pouco da história de Louis Braille.

Biografia:
Louis Braille nasceu na França, em 1809. O filho caçula de Simão Renato Braille e de Monica Baron criou um método de leitura tátil e escrita,considerando suas dificuldades para o contato com a palavra.
O pequeno garoto feriu-se com um instrumento quando brincava na oficina de seu pai. Não se sabe exatamente o momento em que isso ocorreu, mas relatos confirmam que, Inicialmente apenas um olho foi atingido, porém, mais tarde, complicações causadas pelo ferimento, fez com que, aos 5 (cinco) anos de idade, perdesse totalmente a visão dos dois olhos. Teve suas primeiras instruções escolares graças à ajuda de amigos e familiares, ainda na aldeia em que vivia, sendo transferido, aos 10 anos, para o Instituto dos jovens Cegos, em Paris, onde também foi professor.
Já dentro do Instituto e inconformado com o método de ensino para cegos, que consistia na memorização dos conceitos, Louis Braille baseou-se num código utilizado entre os militares para a comunicação noturna e começou o esboço do que seria o Sistema Braille. Utilizou uma régua e o mesmo instrumento que causou sua cegueira e assim idealizou a escrita dos cegos, uma imensa contribuição deixada para a humanidade. Desde então, este método vem sendo utilizado para auxiliar no processo de alfabetização dos deficientes visuais. A aceitação e adoção do seu sistema ocorreu lentamente, e sua expansão pelo mundo, desordenadamente. Tal fato deveu-se as dificuldades enfrentadas por Braille para introduzir o código, criado em 1825, até mesmo dentro do Instituto para Jovens Cegos, onde foi aluno e professor, havendo dúvidas sobre sua eficácia no aprendizado dos cegos. Louis Braille morreu aos 43 anos, sem contemplar o sucesso de sua criação. Apenas em 1854, já no Império, quando surgiu a Fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atualmente Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, o Brasil deu um grande passo para educação dos cegos e sua independência na escrita e leitura, sendo o primeiro país da América latina a adotar o Sistema que foi trazido da França pelo jovem José Álvares de Azevedo. Foi o idealizador do Instituto Benjamin Constant, mas morreu antes mesmo de sua inauguração.

6 comentários:

  1. Adorei conhecer sua bibliografia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff nao dis nada du que eu procuro eu quero que explique as obras naoo a biografi eu sei di coo

      Excluir
  2. muito interessante, a história de Louis Braille...
    sensacional, gostaria de saber mais sobre ele....

    ResponderExcluir
  3. isso e pra 1 trabalho de escola atrasado meu.ufahhhhh!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que Cara chato esse do comentário acima!

    ResponderExcluir