domingo, 8 de março de 2009

Carta em Braille

No dia 28 de fevereiro experimentei um Serviço Inovador disponibilizado pela Acessibilidade Brasil, para comemorar o bicentenário de nascimento do criador do Sistema Braille: Louis Braille. A iniciativa consiste no envio de cartas em Braille, para qualquer lugar do país.
Apesar de já estar disponível desde o dia 11 de dezembro de 2008, me cadastrei para esse serviço em 28 de fevereiro de 2009, com o objetivo de enviar cartas para os meus alunos. Foi uma maneira diferente que encontrei para divulgar o serviço entre eles, que também são usuários do Sistema de pontos em relevo.
Porém, na verdade, não conhecia os resultados dessa postagem, nem se traria maiores dificuldades quanto ao tempo para o recebimento e qualidade da impressão.
Fiquei surpresa, no entanto, com os resultados. Em menos de uma semana as cartas chegaram ao seu destino, em 05 de março, com uma qualidade impressionante de impressão.
Como eu não havia comentado sobre tal postagem, antes que ela chegasse, alguns alunos foram pegos de surpresa e gostaram das novidades, pois esse serviço lhes dará muito mais autonomia para a troca de correspondência entre amigos, também deficientes visuais.

Conheça mais sobre esse serviço em:
http://www.acessobrasil.org.br/acfacre/verificarSessao.actiom

Notícia na Íntegra:

"Envie grátis, uma carta em Braille, para qualquer lugar do Brasil.

Data: 11 de dezembro de 2008

Antecipando a comemoração dos 200 anos de nascimento de Louis Braille, que será no dia 04/01/2009, a Acessibilidade Brasil disponibilizou para utilização pública e gratuíta, um sistema de impressão remota em Braille, que permite o envio de uma carta em Braille, via correios, para todo o território nacional.
A sua operação é simples, após cadastramento e recebimento de uma autorização por e-mail, você estará habilitado a enviar uma carta (até 3000 caracteres) para a central de impressão Braille da Acessibilidade Brasil, que a imprimirá e a enviará para o destinatário indicado , via Correios, que tem um serviço gratuíto de nome CECOGRAMA.

Veja no site www.acessobrasil.org.br

A principal vantagem, além da gratuidade, é que você não precisa ter uma impressora Braille ou mesmo saber Braille, para codificar uma carta, o sistema fará automaticamente a conversão e impressão de seu texto para o Braille.
Outra vantagem desse serviço é que o sigilo das cartas será mantido, pois elas serão automaticamente convertidas para o Braille e após impressas em Braille, serão excluídas.
Esse serviço público inteiramente gratuíto só foi viabilizado por meio da participação dos seguintes empreendedores sociais:
O professor Antônio Borges, que criou voluntariamente, uma rotina especial, para impressão Braille automática: o aplicativo braille fácil.
A equipe de desenvolvimento da Acessibilidade Brasil, que desenvolveu o sistema, liderada por Fábio Oshiro e pelos desenvolvedores Haroldo, Jonatas e Daniel.
A empresária Carla Alexandre, que foi a primeira a abraçar o projeto e logo que receber a autorização dos Correios, vai implantá-la também em sua agência franqueada.
A TECASSISTIVA que financiou o desenvolvimento do sistema e está dando o apoio para impressão (pessoal, impressoras Braille , etiquetas e papel especial).
O Instituto Benjamin Constant, nosso parceiro, principal Centro de Referência da Área da Cegueira no Brasil, que sempre nos tem dado um grande apoio logístico.
E finalmente a ECT - Empresa de Correios e Telégrafos , que apoiada pela legislação vigente (CECOGRAMA) , enviará as cartas em Braille , gratuítamente, para seus destinatários em todo Brasil."

Fonte: Comunicação Social - Acessibilidade Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário