segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Representatividade do Vazio como Símbolo Braille

 
 
Luciane Molina *
 
O documento "Grafia Braille para a Língua Portuguesa" aprovado pela PORTARIA N° 2.678 DE 24 DE SETEMBRO DE 2002 para uso em todo território nacional, coloca em vigência a partir de 01 de janeiro de 2003 algumas alterações, adoção de novos símbolos e uniformização da grafia Braille entre os países de língua portuguesa.
 
Traz em sua apresentação que se trata de um documento normalizador e de consulta, o que supostamente não tem sido para muitos organizadores de concursos públicos, simulados e provas em geral, que possuem  questões referentes a esse código, já que é bastante comum lermos questões com conceitos equivocados a respeito dessa forma de escrita em relevo.
 
Podemos destacar, dentre tantas alterações, uma que julgo de grande valia, constante no capítulo I na definição do Sistema Braille. A  compreensão é que através das informações dispostas, os sinais são formados por um conjunto matricial de 6 pontos, identificados nas posições, de cima para baixo, na coluna da esquerda como os pontos 1, 2, 3 e na coluna da direita, pontos 4, 5, 6. Destaco, porém que "O espaço por ele ocupado, ou por qualquer outro sinal, denomina-se cela braille ou célula braille e, quando vazio, é também considerado por alguns especialistas como um sinal, passando assim o Sistema a ser composto com 64 sinais".
 
Assim sendo, o espaço vazio presta-se a ser uma marca fundamental, necessária para que exista intervalo entre palavras, espaçamento de parágrafos e títulos, bem como utilizado para outras marcações. o espaço vazio ocupa seu papel dentro do código Braille permitindo que seja ele responsável pelas dezenas de marcações indispensáveis ao bom entendimento da obra e uma transcrição de qualidade, preservando seu sentido original.
 
Então, não sendo um sinal nulo, o espaço vazio precisa ser considerado como um símbolo funcional deste código e reconhecido como tal, conforme prega o documento oficial da  "Grafia Braille para a Língua Portuguesa".
 
A figura acima mostra apenas as combinações referentes Às letras do alfabeto simples. Porém, o código Braille possui símbolos simples e compostos, dispostos numa sequência lógica e ordenada em 7 séries de sinais compreendendo outras representações, tais como letras acentuadas, numerais, sinais de pontuação, musicografia, simbologia aplicada à matemática e à informática, dentre outros. Conheça mais sobre o código Braille em
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12670%3Agrafia-braille-para-a-lingua-portuguesa&catid=192%3Aseesp-esducacao-especial&Itemid=860
 
(*)Luciane Molina é pedagoga,   especialista em atendimento educacional especializado, possui deficiência visual, atua há mais de dez anos com educação inclusiva de pessoas com deficiência visual. 

Um comentário: