domingo, 3 de junho de 2012

Agora Assino uma Coluna no Guia Inclusivo

Em 9 de maio extreei uma Coluna no Guia Inclusivo, um blog voltado a disseminar conceitos relacionados à pessoa com deficiência com foco nas cidades do Vale do Paraíba. Confiram as diversas matérias produzidas pelos seus autores e colunistas colaboradores em www.guiainclusivo.com.br e abaixo trecho da minha primeira coluna. Na próxima quarta-feira, confiram o próximo texto. 
 
Incluir Depende de Ação e Informação
 
Luciane Molina(*)
 
O convite para assinar uma coluna mensal neste espaço foi um grande presente, que pretendo compartilhar com todos os leitores do Guia Inclusivo, produzindo conteúdos e disseminando conhecimentos sobre educação inclusiva, sistema Braille, acessibilidade, deficiência visual e audiodescrição.
 
O caminho para a "inclusão" passa pela informação. Nesse sentido, convido você, leitor, a passar por aqui sempre que puder, tenha ciência das mais variadas informações sobre os temas que envolvem Às pessoas com deficiência e seja multiplicador dessas ações, incluindo novos desafios na busca por práticas mais inclusivas.
 
A escola inclusiva passa a ser uma realidade a partir do momento em que as crianças com deficiência começam a participar ativamente do processo educativo. Esse espaço de convívio, aprendizado e desenvolvimento é apenas um dos primeiros núcleos para o acesso a outros ambientes sociais. Se cada vez mais essas crianças marcam presença no espaço escolar, isso
 representa uma significativa conquista no que se refere ao respeito e apoio familiar, onde, seja por exigência legal, seja por acreditarem nas potencialidades de seus filhos, oferecem-lhes oportunidades, sem negligenciarem os seus direitos.
 
 
(*)Luciane Molina é pedagoga,   especialista em atendimento educacional especializado, possui deficiência visual, atua há mais de dez anos com educação inclusiva de pessoas com deficiência visual e escreverá neste espaço toda segunda quarta-feira do mês. Ela mantém o blog www.braillu.com
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário