A audiodescrição como uma modalidade de tradução visual que revoluciona os sentidos é mais um recurso de tecnologia assistiva a serviço das pessoas que não enxergam da maneira convencional. Ela guia o ouvinte através de narração em áudio de forma concisa, objetiva e coerente. Mostra apresentações, cenas, figurinos, expressões, linguagem corporal, entre outros. Está presente em filmes, musicais, teatros, óperas, exposições, museus, eventos artísticos, culturais e educativos. Também é um elemento facilitador da prática docente através da descrição de tabelas, gráficos, mapas, livros didáticos e figuras em geral. Por meio dessa técnica, as pessoas com deficiência visual, dislexia, deficiência intelectual, analfabetos, idosos ou que possuam alguma dificuldade para compreender o contexto de uma obra, conseguem imaginar e transformar em esquemas representativos o que não pode ser visto. Dessa forma surge a necessidade de se criar roteiros escritos como suporte ao professor no trabalho pedagógico e inclusivo.
Pensando em levar para um grande número de pessoas, principalmente na área da educação, o conhecimento dessas técnicas e de como podemos contribuir com a audiodescrição como um recurso facilitador, surgiu o curso de Audiodescrição - Esculpindo Imagens com Palavras, na modalidade à distância e com carga horária de 60 horas totalmente online.
Já estamos na nossa segunda turma e superando o número de inscritos. Conheçam abaixo, nosso conteúdo programático e venha conosco construir mais uma página da história da acessibilidade comunicacional em conteúdos midiáticos.
Inscrições abertas, turma em andamento: www.gpeconline.com.br ou outras informações através do meu e-mail braillu@uol.com.br
Gpec - Educação a distância
" Pouco a pouco.....transformando a educação"
Associada a ABED
(Associação Brasileira de Educação a Distância)
Formação Continuada a Distância
Audiodescrição - Esculpindo Imagens com Palavras
Autora e Professora
Luciane Maria Molina Barbosa
Luciane Maria Molina Barbosa
Descrição
Tendo em vista o contexto escolar atual, no qual predominam imagens e signos visuais, a audiodescrição torna-se indispensável para a construção do conhecimento pelas pessoas com deficiência visual. É um serviço da tecnologia assistiva, que consiste em um recurso de tradução visual por meio da descrição clara e objetiva de todos os elementos visuais de uma obra, seja teatro, filme, musicais, exposições, figuras, gráficos em geral. A conhecida lei da acessibilidade nº 10098 estabelece, entre outros, normas gerais de acessibilidade, entre elas a comunicacional. Neste momento, cabe a discussão de que a audiodescrição pode ser um recurso a ser utilizado em diferentes espaços e em sala de aula e a necessidade de se criar roteiros como suporte e apoio pedagógico que favoreçam a inclusão da pessoa com deficiência visual. Assim, estariam os profissionais preparados para disponibilizar esta prática em sala de aula ou em diferentes espaços culturais? Como favorecer o uso dessa ferramenta como meio de inclusão cultural e educacional?
Tendo em vista o contexto escolar atual, no qual predominam imagens e signos visuais, a audiodescrição torna-se indispensável para a construção do conhecimento pelas pessoas com deficiência visual. É um serviço da tecnologia assistiva, que consiste em um recurso de tradução visual por meio da descrição clara e objetiva de todos os elementos visuais de uma obra, seja teatro, filme, musicais, exposições, figuras, gráficos em geral. A conhecida lei da acessibilidade nº 10098 estabelece, entre outros, normas gerais de acessibilidade, entre elas a comunicacional. Neste momento, cabe a discussão de que a audiodescrição pode ser um recurso a ser utilizado em diferentes espaços e em sala de aula e a necessidade de se criar roteiros como suporte e apoio pedagógico que favoreçam a inclusão da pessoa com deficiência visual. Assim, estariam os profissionais preparados para disponibilizar esta prática em sala de aula ou em diferentes espaços culturais? Como favorecer o uso dessa ferramenta como meio de inclusão cultural e educacional?
Objetivos
Capacitar professores/multiplicadores para a criação de roteiros de audiodescrição promovendo a acessibilidade dos conteúdos imagéticos entre as pessoas com deficiência visual.
Capacitar professores/multiplicadores para a criação de roteiros de audiodescrição promovendo a acessibilidade dos conteúdos imagéticos entre as pessoas com deficiência visual.
Descrição Detalhada da Proposta do Curso
Pretende-se levar o cursista a conhecer, mais de perto, as realidades que envolvem o processo de apropriação de conteúdos visuais entre as pessoas com deficiência visual, o entendimento de uma obra e quais as etapas desta elaboração, desenvolvendo um roteiro e, posteriormente, fazendo a narração por um locutor, de acordo com as técnicas previstas para cada evento. Aulas práticas, expositivas e reflexão coletiva por meio de uma apresentação teórica, dinâmicas de sensibilização e demonstração de materiais audiodescritos para pessoa com deficiência visual. Conhecer mais sobre a estrutura da AD e como se dá o processo de construção de esquemas perceptivos por meio não visual.
Pretende-se levar o cursista a conhecer, mais de perto, as realidades que envolvem o processo de apropriação de conteúdos visuais entre as pessoas com deficiência visual, o entendimento de uma obra e quais as etapas desta elaboração, desenvolvendo um roteiro e, posteriormente, fazendo a narração por um locutor, de acordo com as técnicas previstas para cada evento. Aulas práticas, expositivas e reflexão coletiva por meio de uma apresentação teórica, dinâmicas de sensibilização e demonstração de materiais audiodescritos para pessoa com deficiência visual. Conhecer mais sobre a estrutura da AD e como se dá o processo de construção de esquemas perceptivos por meio não visual.
Público
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais que atuem na área da saúde, cultura, informática, comunicação interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.
Pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, pais, estudantes de pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação, fonoaudiólogos, estudantes de fonoaudiologia, terapeutas ocupacionais, arteterapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia e demais profissionais que atuem na área da saúde, cultura, informática, comunicação interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto.
Conteúdo Programático – 60 horas
Temas Abordados
· Informações básicas: exploração de referenciais perceptivos, os sentidos remanescentes, desenvolvimento de imagens mentais;
· Informações básicas: exploração de referenciais perceptivos, os sentidos remanescentes, desenvolvimento de imagens mentais;
· Legislação sobre audiodescrição;
· .Conceituação sobre audiodescrição e histórico;
· .Mostra e análise de obras com audiodescrição;
· Técnicas para a elaboração de roteiro escrito para audiodescrição;
· Gravação e produção de materiais audiodescritos.
Programa do curso:
MÓDULO 1: Introdução a audiodescrição – 15 horas
O que é audiodescrição e a quem se destina; a importância da audiodescrição em diferentes conteúdos midiáticos e na educação; História da audiodescrição e principais marcos legais; Como é feita e o que é descrito; documentários e exemplos de Vídeos com audiodescrição.
Módulo2: As diferentes formas de audiodescrição, conceitos de percepção e diretrizes da AD – 15 horas
Formas de audiodescrição: ao vivo o pré-gravada; Descrição de figuras, fotografias e elementos estáticos; diretrizes gerais da audiodescrição; outras diretrizes para audiodescrição em museus, teatro, dança e ópera.
Formas de audiodescrição: ao vivo o pré-gravada; Descrição de figuras, fotografias e elementos estáticos; diretrizes gerais da audiodescrição; outras diretrizes para audiodescrição em museus, teatro, dança e ópera.
Módulo 3: Outras diretrizes e elaboração de roteiro escrito – 15 horas
Diretrizes para audiodescrição de filmes e vídeos; como elaborar um roteiro escrito de audiodescrição; a audiodescriçãoo do livro didático; o professor e as ações coletivas para a promoção da acessibilidade por meio da audiodescrição no ambiente escolar.
Diretrizes para audiodescrição de filmes e vídeos; como elaborar um roteiro escrito de audiodescrição; a audiodescriçãoo do livro didático; o professor e as ações coletivas para a promoção da acessibilidade por meio da audiodescrição no ambiente escolar.
Módulo 4 – praticando a gravação da audiodescrição – 15 horas
Preparação de roteiro de audiodescrição de filme, peça publicitária ou curta metragem; gravação e edição de vídeo com audiodescrição; importância da revisão de AD feita por uma pessoa com deficiência visual; publicação do conteúdo audiodescrito.
O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais após o encerramento do curso para consultas futuras. Durante o curso, todos os materiais ficam disponíveis na plataforma de ensino Gpec para estudo.
Preparação de roteiro de audiodescrição de filme, peça publicitária ou curta metragem; gravação e edição de vídeo com audiodescrição; importância da revisão de AD feita por uma pessoa com deficiência visual; publicação do conteúdo audiodescrito.
O inscrito receberá uma apostila contendo todos os módulos e materiais após o encerramento do curso para consultas futuras. Durante o curso, todos os materiais ficam disponíveis na plataforma de ensino Gpec para estudo.
Autoria - Coordenação e Tutoria
Autora e Professora - Luciane Maria Molina Barbosa – Pedagoga com especialização em atendimento educacional especializado. Pessoa com deficiêmcia visual, também possui experiência como usuária do código Braille. Experiência com informática adaptada/Dosvox e usuária deste software. Pesquisadora e estudiosa sobre audiodescrição. Atuação no Atendimento Educacional Especializado para deficientes visuais em processo de alfabetização e reabilitação (Lorena, 2002-2009). Pedagoga da Equipe de Inclusão do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena (2009-2012). Coordenadora do Projeto VIDA - Vivenciando a Inclusão, Diversidade em ação atuando junto aos professores e alunos das salas de recursos do AEE da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática com DosVOX e oficinas de áudio-descrição pelo SENAI (Lorena - 2007), NTE - RJ (Plataforma on-line: São Pedro da Aldeia, RJ - 2006 /2007), UNESP (Guaratinguetá - 2007/2008/2009), Secretaria Municipal de Educação (Lorena - 2009/2010/2012),, Parcerias com escolas particulares para formação continuada de professores (Guaratinguetá 2010). Palestrante sobre temas relacionados à inclusão escolar do deficiente visual e seu processo de alfabetização. Autora de artigos apresentados em congressos sobre Educação Inclusiva e publicados em livros, revistas e em sites de educação. . Autora do projeto BrailluMais (multiplicando Ações Inclusivas) lançado na XReatech, com jogos pedagógicos e brinquedos adaptados. Palestrante e autora de vários artigos publicados em diferentes mídias educacionais. Trabalhos apresentados em congressos de formação de professores e publicados em livros. Vencedora do IV Prêmio Sentidos/2011 com ações realizadas na área da inclusão da pessoa com deficiência. Uma das autoras, roteirista e revisora de conteúdo do blog www.videoaudiodescrito.com e ainda mantém seu próprio blog: www.braillu.com.
Autora e Professora - Luciane Maria Molina Barbosa – Pedagoga com especialização em atendimento educacional especializado. Pessoa com deficiêmcia visual, também possui experiência como usuária do código Braille. Experiência com informática adaptada/Dosvox e usuária deste software. Pesquisadora e estudiosa sobre audiodescrição. Atuação no Atendimento Educacional Especializado para deficientes visuais em processo de alfabetização e reabilitação (Lorena, 2002-2009). Pedagoga da Equipe de Inclusão do Centro Interdisciplinar de Assistência Educacional (CIAE), da Secretaria Municipal de Educação de Lorena (2009-2012). Coordenadora do Projeto VIDA - Vivenciando a Inclusão, Diversidade em ação atuando junto aos professores e alunos das salas de recursos do AEE da Secretaria Municipal de Educação de Lorena. Professora de cursos de capacitação para professores em Grafia Braille, informática com DosVOX e oficinas de áudio-descrição pelo SENAI (Lorena - 2007), NTE - RJ (Plataforma on-line: São Pedro da Aldeia, RJ - 2006 /2007), UNESP (Guaratinguetá - 2007/2008/2009), Secretaria Municipal de Educação (Lorena - 2009/2010/2012),, Parcerias com escolas particulares para formação continuada de professores (Guaratinguetá 2010). Palestrante sobre temas relacionados à inclusão escolar do deficiente visual e seu processo de alfabetização. Autora de artigos apresentados em congressos sobre Educação Inclusiva e publicados em livros, revistas e em sites de educação. . Autora do projeto BrailluMais (multiplicando Ações Inclusivas) lançado na XReatech, com jogos pedagógicos e brinquedos adaptados. Palestrante e autora de vários artigos publicados em diferentes mídias educacionais. Trabalhos apresentados em congressos de formação de professores e publicados em livros. Vencedora do IV Prêmio Sentidos/2011 com ações realizadas na área da inclusão da pessoa com deficiência. Uma das autoras, roteirista e revisora de conteúdo do blog www.videoaudiodescrito.com e ainda mantém seu próprio blog: www.braillu.com.
A carga horária estimada para esse curso é de 60 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas offline. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.
Requisitos Necessários
Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.
Não há encontros presenciais, assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.
Ter certa disciplina e motivação (essenciais para estudar a distância).
Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também fóruns de discussão e chats dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.
Não há encontros presenciais, assim o curso permite que todos estudem em seus dias e horários mais convenientes.
Avaliação e Certificação
O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).
1. Realização de atividades interativas de acompanhamento;
2. Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;
3. Atividades de auto-avaliação da unidade didática;
4. Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).
Os cursos online oferecidos pela Gpec estão classificados como cursos livres de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.
Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.
Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.
Valor: Este curso possui um investimento total de R$ 280,00 (Duzentos e Oitenta Reais)
Equipe GPEC
"Pouco a pouco.....transformando a educação"
Equipe GPEC
"Pouco a pouco.....transformando a educação"
GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA
Tel. 11 - 3782-0635 – 7040-4042
Tel. 11 - 3782-0635 – 7040-4042
São Paulo - SP
audio descrição 01 - novo 2 jpg - cort.jpg
É com muita satisfação que apresentamos a nossa empresa e nos colocamos a disposição para participarmos de futuras cotações e assim iniciarmos uma parceria comercial de sucesso.
A RIOVOX é uma empresa no segmento de locação de:
Equipamentos de Interpretação Simultânea VHF- composto de um transmissor , que transmite o sinal para diversos receptores. Poderá contar com este serviço em: Congressos, palestras, Seminários Workshop....
CABINE ACÚSTICA CENTRAL DE INTÉRPRETES RECEPTORES
Tradução Móvel - ideal para passeios ecológicos, city tours, visitação em empresas, ministrar cursos em salas de aula, poderá contar com diferencial em nosso sistema de rádio portátil
Audiodescrição - sem cabine acústica, permite a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro, shows, programas de televisão......
Garantimos que seu evento seja bem executado, dispomos de uma equipe de profissionais de
alto nível.
Cordialmente
riovox@riovox.com.br
Tel : 55(21)3881.3636
Cel: 55(21) 7170-2129