A décima primeira aula do curso de Braille aconteceu no dia 19/06 nas dependências da Secretaria de Educação. Demos continuidade aos trabalhos de leitura, transcrição e escrita, desta vez apresentando as letras acentuadas. Para cada letra acentuada existe uma combinação que substitui o sinal comum da letra simples. assim a palavra toma uma configuração diferenciada e a leitura passa a ser feita mais pelo contexto, inicialmente, até a assimilação simbólica dos códigos correspondentes.
A atividade consistiu em reconhecer cada letra acentuada, incluindo acento agudo, acento circunflexo, til, crase e trema. Para o trema apesar de ter caido em desuso na língua portuguesa, existem grafias que já foram produzidas seguindo a antiga norma e esse conhecimento é fundamental para que não haja quaisquer dúvidas no momento de uma transcrição.
Após o reconhecimento inicial de cada símbolo, apresentei 5 grupos contendo palavras. No primeiro grupo palavras com acento agudo; no segundo grupo palavras com acento circunflexo; no terceiro grupo palavras com til; no quarto grupo palavras com trema; e finalmente no quinto grupo diversas palavras acentuadas, mas que foram escritas sem acento. solicitei que copiassem essas palavras do quinto grupo, utilizando reglete, e que durante a cópia, redigissem com a acentuação adequada e indicada a cada uma delas.
Assim, mais uma etapa foi conseguida e o aprendizado do Braille se tornando mais consistente.
Até jajá!
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