Nessa sexta aula de Braille o objetivo foi reforçar algumas técnicas de escrita, incluindo os elementos de reversibilidade; identificar se confunde letras opostas; se já consegue identificar novas letras, sinais e erros, e dar continuidade às técnicas de transcrição. Já no momento do registro , a utilização do reglete ocorreu de forma mais autônoma, em que cada aluna se mostrou a vontade ao manusear os instrumentos de escrita em relevo. Num primeiro momento, esclareci sobre quais seriam os "erros" mais comuns próprios da Escrita pontográfica (Ver Quinta Aula de Braille). Em seguida, apresentei os critérios que utilizo para a correção das atividades escritas. Nesta correção, os "erros" são sinalizados com marcações, sem especificá-lo. Caberá ao aluno identificar qual foi o "erro" cometido dentro do critério e do que foi sinalizado com cada marca.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO:
* um sinal de ? no início de uma linha ou palavra indica que a escrita está confusa e ilegível; dificuldade para interpretar aquele trecho; fora do contexto.
* Uma | indica ausência de alguma letra na palavra ou ausência de espaço entre palavras; falta algo.
* um X indica letras a mais na palavra ou espaços a mais, geralmente espaços no meio da palavra; sobra algo.
* Circular uma letra indica que existe algum erro, geralmente letras em espelho, com pontos a mais ou a menos.
Após estabelecidos os critérios de correção, as atividades, já corrigidas, foram distribuídas e cada "marcação" foi identificada pelas alunas que, conseguiram "visualizar" os "erros mais comuns". Posteriormente, fiz a leitura das palavras da atividade 8, mostrando que, a partir de agora, as linhas ficariam mais próximas, pois esta será a "configuração" real da escrita Braille, diferentemente das atividades anteriores que possuíam um espaçamento maior, a fim de promover uma maior familiaridade com o "visual" das letras. Nesta, e nas atividades seguintes, alguns "desafios" foram propostos, inclusive o aparecimento de uma letra nova, sinal de maiúsculo e palavras grafadas com erro ortográfico. Neste último, o "erro" intencional que apareceu na apostila serviu para avaliar o papel do "transcritor", como o profissional responsável pela transcrição das produções de "outros" e, portanto, tem a função de reproduzir fielmente essa escrita, sem corrigí-la. A correção foi solicitada apenas na hora da Escrita/cópia no reglete. Com uma atividade para reforçar o sinal indicativo de letra maiúscula, finalizamos a aula, ansiosos pelo próximo encontro.
Até lá!!!
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gostaria de saber qual o nome do programa que usamos em celulares. sou instrutor de braille na cisa de serra do ramalho BA, não sou Professional, mais estou com sete alunos muito empolgados, e preciso passar esse detalhe da evolução na comunicação, pois precisão de mais. desde já agradeço quem poder me responder. obrigado.
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