domingo, 6 de setembro de 2009

Inclusão de Pessoas Cegas na Escola e no Mundo Digital: Projeto UNESP Guaratinguetá

O valor da educação é medido pela consciência e preparo do professor que tem, em suas mãos, o sábio dom de tecer vidas e a importância dessas ações e de cada ser na construção do mundo. Esse compartilhar de conhecimentos e de idéias, de aprender, de ensinar e de conviver em grupo está presente em um conceito bastante atual e desejado por milhares de pessoas: a inclusão escolar do deficiente visual. E, se ela é tão desejada assim, porque não podemos torná-la concreta e real?
Foi pensando na qualidade do ensino para pessoas cegas ou com baixa visão que o Projeto aprovado pela Prograd/Núcleo de Ensino, FEG/UNESP em Guaratinguetá passou a oferecer aos professores videntes, das redes municipal, estadual e particular, cursos referentes ao tema da deficiência visual, para que essa "inclusão" seja muito mais do que o acesso físico aos espaços escolares, mas, acima de tudo, uma oportunidade de crescimento a todos os envolvidos nesse processo.
O projeto "A Inclusão de Pessoas Cegas na Escola e no Mundo Digital" desenvolvido em 2008, contou com 2 módulos: grafia Braille (60 horas) e informática/Dosvox(60 horas. Cerca de 20 profissionais da rede regular tiveram a oportunidade de conhecer materiais adaptados para deficientes visuais, participar de dinâmica sobre como relacionar-se com deficientes visuais, orientação e mobilidade, escrita em Braille com equipamentos específicos, leitura e transcrição Braille, informações teóricas e apresentação de trabalho, cujo objetivo foi criar uma aula inclusiva. Já para as aulas de informática, realizadas em um laboratório, o objetivo foi colocar o professor em contato com o Sistema Dosvox, cujas informações gráficas são todas convertidas para o áudio. Com técnicas específicas, os professores puderam experimentar a sensação de utilizar um microcomputador apenas pelo som.
Este projeto teve continuidade e, atualmente em 2009 estamos capacitando mais profissionais que, através desta formação serão os multiplicadores dessas informações sobre deficiência visual, tendo a oportunidade de utilizar as técnicas, recursos e ferramentas para uma mobilização pela Inclusão do aluno com alguma dificuldade visual em classe regular.
Com o objetivo de divulgar este projeto, trago para conhecimento uma apresentação (Slide), mostrando os detalhes do que acontece nos cursos de capacitação. Este Slide foi apresentado pelos Bolsistas Fagner Bueno e Priscila Pereira na Semana de Ciência e Tecnologia da FEG/Guaratinguetá. Acessem e confiram:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A APRESENTAÇÃO: Inclusão de Pessoas Cegas na Escola e no Mundo Digital
Núcleo de Ensino de Guaratinguetá
Coordenadora
Profª Drª Vera Lia Marcondes C. de Almeida
Bolsistas
Fagner Leandro Bueno
Priscila Pereira
Ministrante
Profª Luciane Maria Molina Barbosa

OBS: O Slide também está disponível na área de arquivos deste blog.

Um comentário:

  1. Muito bom, mas minha dificuldade é pq. sou professora de filosofia e exige que eles leiam, o acesso a livros auditivos e computadores é dificílimo ou quase zero.

    ResponderExcluir