terça-feira, 30 de setembro de 2014

Instituto Federal recebe orientações da SEPEDI para Incluir alunos com cegueira e surdez nos cursos do PRONATEC

Instituto Federal recebe orientações da SEPEDI para Incluir alunos com cegueira e surdez nos cursos do PRONATEC
Na última quinta-feira (18), duas profissionais da equipe técnica da Secretaria municipal da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) estiveram em reunião no Instituto Federal com os professores do PRONATEC a fim de levar orientações acerca da inclusão de alunos com cegueira e surdez nos cursos ofertados no campus de Caraguatatuba.
Esta parceria com a SEPEDI foi solicitada pela assistente de alunos do IF, Maíra Ferreira Martins, diante da necessidade em levar conhecimento para os professores sobre estratégias inclusivas e tecnologias que pudessem ser aplicadas para auxiliar um aluno cego matriculado no curso aconselhador em Dependência Química e o aluno com surdez que frequenta o curso Operador de Computador, ambos ofertados pelo PRONATEC. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
A pedagoga especialista em deficiência auditiva/LIBRAS Marcela Sugahara e a consultora em deficiência visual Luciane Molina, ambas representantes da SEPEDI, se reuniram com a assistente Mayra Martins, com o coordenador pedagógico do PRONATEC do IF, Márcio Vieira, e mais quatro professores numa reunião bastante produtiva que durou cerca de duas horas. Durante este encontro trataram sobre temas pontuais referentes a inclusão de alunos com deficiência e a postura protagonista das instituições diante da demanda de estudantes cegos e surdos em cursos do PRONATEC. Foram oferecidas orientações quanto ao envolvimento dos professores com atividades que possam contemplar esse público, a escuta desses professores com relação a experiência que estão vivendo, demonstração de tecnologias assistivas e do uso da informática como um recurso a mais para que alunos cegos possam ler os materiais, realizarem avaliações e participarem em igualdade com os demais cursistas. Além disso, a especialista em deficiência visual, Luciane Molina, que também é cega, fez um relato de suas experiências enquanto aluna e, posteriormente profissional que atua na área da educação inclusiva.
A fala dos professores e da coordenação só reforçou que a presença de alunos com deficiência traz um ganho para toda a comunidade envolvida. Os relatos também mostraram o envolvimento espontâneo dos colegas de curso e a mobilização para conviver com os alunos com deficiência, incluindo-os nas atividades acadêmicas e no convívio social. Entretanto conhecer de perto alguns recursos da tecnologia assistiva trouxe uma nova perspectiva para esses professores, ampliando mais as possibilidades de aplicar esse conhecimento em suas aulas. O Instituto Federal se mostrou aberto e receptivo às informações. Se dispuseram a oferecer tais recursos para os alunos cegos e a SEPEDI se colocou a disposição para auxiliá-los e orientá-los sempre que necessário, inclusive para a instalação do software no computador para o uso pelo aluno do curso de Aconselhador em Dependência Química.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI, através da secretária Municipal Ivy Monteiro Malerba, tem como objetivo articular ações que visam promover, proteger e assegurar os direitos das pessoas com deficiência e do idoso de Caraguatatuba. Para maiores informações o telefone da SEPEDI é o 08007747055. Horário de funcionamento das 8:00H Às 17:00H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário