III Fórum de Inclusão aconteceu em Pindamonhangaba
Eventos relacionados à temática da educação inclusiva vem ganhando espaço no cenário vale-paraibano. Assim como profissionais interessados em aprimorar o conhecimento de como acolher e interagir com as diferenças, pessoas com deficiência passaram a atuar ativamente e lutar pelo seu protagonismo. Por acreditar no potencial da pessoa com deficiência e para levar este assunto a um número maior de pessoas, o grupo Incluir e aprender foi criado na cidade de Pindamonhangaba no ano de 2011.
A ideia da formação do grupo surgiu durante um evento que participaram e a partir daí a união da fonoaudióloga Luciana Wolff, da psicóloga Beatriz Campos de Sá Rodrigues e da representante da família, Regina Célia se tornou realidade. Acreditam que o maior desafio da inclusão é a falta de informação. "No Brasil existem leis que garantem o direito de acessibilidade, de escola, de trabalho e lazer à todos. Precisamos conhecer e nos conscientizar dos meios para garantir que esses direitos não sejam desconhecidos, esquecidos ou ignorados".
Desde 2012 organizam anualmente, na cidade de Pindamonhangaba, o fórum de educação inclusiva, que neste ano está na sua terceira edição. De acordo com uma das organizadoras, a fonoaudióloga Luciana Wolff, a meta inicial era atingir cerca de 150 participantes, número que foi superado logo no ano seguinte, em 2013.
Neste ano, o III Fórum de Educação, com o tema Acolher e aprender com as Diferenças, foi realizado no dia 27 de setembro e contou com a presença de profissionais que trouxeram palestras técnicas, debates e relatos de experiências. As atividades aconteceram das 8:00H Às 17:00H.
Dentre os temas que foram abordados, Wantuir Francisco Siqueira Jacini falou sobre Exercícios Físicos e Neuroplasticidade: aplicações potenciais para crianças, Luciane Molina com o relato de experiência Vencer é Ultrapassar com o Olhar além Daquilo que se pode Ver, Luciana dos Santos Cordeiro de Mello e Daniel R. B. Nascimento que abordaram a filosofia institucional e plano de trabalho da Fundação Síndrome de Down, Lilia Barreto falando sobre AEE E Tecnologia Assistiva e, por fim, a palestra de Bel Dias com o site de encontros de professores de AEE do Brasil.
O grupo Incluir e Aprender atua na orientação de familiares e escolas, assessorias e consultorias em inclusão social. Além de também ministrar cursos e palestras em clinicas, instituições e escolas públicas e privadas.
Inserir nome do álbum aqui Este álbum possui 6 fotos e estará disponível no OneDrive até 29/12/2014. | ||||
Serviço: III Fórum de Inclusão em Pindamonhangaba
Quando: 27 de setembro de 2014 – sábado
Onde: em Pindamonhangaba – SP
* Nas imagens apareço palestrando; mostrando o livro inclusivo adaptado por uma aluna de Caraguatatuba; junto com as idealizadoras do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário