sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CIAPI é inaugurado em Caraguatatuba e Conta com uma Sala de Recursos e Tecnologias da Visão

Entre os espaços do centro, um que chama a atenção é a sala de atendimento à pessoa com deficiência visual. No local, há vários recursos de tecnologia destinadas às pessoas com esse tipo de deficiência. Uma prova de que a educação inclusiva é importante, e pode fazer diferença na vida de quem tem oportunidades nesse sentido, é a própria técnica responsável por esta sala no CIAPI, Luciane Molina.
 
Ela também possui deficiência visual e fala com bastante entusiasmo de todos os recursos disponíveis no local. "Eu sou fruto da educação inclusiva e sei o que esse espaço pode representar para quem tem deficiência visual", comentou.
 
Conforme disse, a sala atenderá um grupo de pessoas previamente cadastradas, mas também poderá servir para a realização de oficinas por quem deseja aprender o braile e, até mesmo, para visitas cotidianas, de pessoas que buscam entretenimento e poderão ter acesso à livros, jornais e outros recursos, como o acesso à internet - os computadores são capazes de codificar os textos em áudio. Há ainda um scaner, que também consegue converter o texto em áudio. "Uma pessoa com deficiência visual que quiser saber o conteúdo de um jornal pode, por exemplo, colocar nesse scaner e ouvi-lo", explicou.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário