quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Curso de Braille: Apresentação de Trabalho - Grupo 1

Nos dias 25/09 e 02/10, respectivamente, foram realizadas apresentações de trabalhos dos alunos do curso de Braille. A proposta consiste na elaboração de um plano de aula escrito, contemplando estratégias que envolvam o ensino do Braille em atividades programadas para serem executadas em classes que contenham alunos com e sem deficiência visual.
 
A apresentação de uma aula inclusiva, requer, entre outros a elaboração de conteúdo prático e acessível, enfocando aspectos já aprendidos durante todo o curso, com materiais que direcionem a atuação do professor contemplando essa clientela. Entre outros aspectos, a construção de materiais com relevo, transcrição para o Braille e uso de vendas entre os cursistas fez parte das apresentações. a ideia seria envolver toda a turma nas apresentações.  
 
Ao todo foram 5 grupos. A ordem de apresentação foi definida por sorteio e aconteceu em duas etapas. Cada grupo teve 20 minutos para apresentação de aula.
Nessa e nas próximas postagens vocês  poderão conferir um pouco de cada apresentação.
 
Grupo 1
 
Tema: Rochas Ornamentais no dia-a-dia.
 
Ensino Fundamental - geografia/natureza.
 
Objetivo: identificar as rochas metamórficas na natureza terrestre; compreender o processo de formação das rochas metamórficas na vida das pessoas; manipular de maneira lúdica as rochas metamórficas disponíveis na localidade e região.

As habilidades trabalhadas basearam-se na estimulação tátil, compreendendo as diferenças e semelhanças entre o material apresentado, que foi mostrado individualmente para os participantes vendados, com auxílio das facilitadoras/professoras que desenvolveram a aula.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário