quinta-feira, 31 de maio de 2012

Guaratinguetá Recebe a Primeira Peça Teatral com Audiodescrição



Guaratinguetá Recebe a Primeira Peça Teatral com Audiodescrição
 
Luciane Molina * 
 
A apresentação de um  espetáculo teatral com o recurso da audiodescrição é um evento inédito,  que trará  visibilidade Às pessoas com deficiência visual de Guaratinguetá e das cidades vizinhas. Trata-se da peça Ao Vencedor, As Batatas,  baseada no livro Memórias Póstumas de Brás  Cubas de Machado de Assis.
É uma adaptação da Cia. da Galhofa  e tem como proposta convidar o público para uma viagem teatral pelo estilo irônico, discreto, surpreendente e bem humorado do autor. Atualmente, Ao Vencedor, As Batatas é patrocinado pela Eaton e pela Basf através do ProAC-ICMS e cumpre temporada pelo interior do Estado de São Paulo.
 
A audiodescrição é um recurso da tecnologia assistiva e   de acessibilidade que guia o ouvinte através da narração em áudio de forma concisa, objetiva e coerente para mostrar, por meio de palavras, o cenário, figurino, expressões faciais, linguagem corporal e outras ações que não podem ser compreendidas por quem não enxerga, mas que são necessárias para o entendimento de uma obra. É realizada por um profissional denominado audiodescritor que faz a ponte entre a imagem e o som, possibilitando que o expectador que dela necessite possa fazer suas próprias construções e interpretação das obras. Podem acontecer ao vivo ou gravada e servem para filmes, teatros, musicais, museus, exposições, e qualquer outro tipo de evento que dependa da compreensão visual. 

No dia 22 de junho, Às 15:00H, as  pessoas com deficiência visual dessa cidade e da região terão a oportunidade de assistir, pela primeira vez, a um espetáculo teatral com audiodescrição e  poderão conhecer, com detalhes, o figurino dos personagens, o cenário e a sequência cômica das ações.

 A apresentação  da peça será  seguida por um breve bate-papo de cerca de trinta minutos  com um especialista convidado para falar de Machado de Assis, da linguagem teatral adotada, do recorte histórico e sociológico que o livro toca, enfim, de temas pertinentes ao espetáculo. Será complementada, também, por uma visita tátil no cenário, pelas pessoas com deficiência visual,  após o bate-papo 

Peça teatral: Ao Vencedor, As Batatas
Adaptação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis
Quando: 21 e 22 de junho. 
Sessão com audiodescrição: 22 de junho - sexta-feira.
Horário: 15:00H.
Local: Espaço VivArte (Rua Guaranis, 121 – Pedregulho), Guaratinguetá SP.
Duração: 1 Hora, mais 30 min de bate-papo, mais visita tátil ao cenário.
Clipe do espetáculo: http://www.youtube.com/watch?v=H7khDA9HpzM

Luciane Molina é pedagoga e pessoa com deficiência visual. Atua com inclusão escolar e acessibilidade, sendo coordenadora do Projeto VIDA no município de Lorena, SP.

Descrição do Cartaz:
sobre o fundo bege o cartaz mostra acima e centralizado os escritos: Companhia Galhofa Apresenta:
a esquerda aparece um quadro no tom marrom claro com o nome da peça, Ao vencedor, as batatas. Logo abaixo, sobre o mesmo fundo bege de cima está escrito   Direção Marcelo Braga. Adaptação de "memórias póstumas de Braz cubas"de machado de assis. A direita do cartaz, imagem em preto e branco de um senhor de barbas longas e bigode. ele usa cartola e roupa escura. Ele está olhando pra o quadro  e  Segura em uma das mãos um livro. Na outra, apoia um guarda-chuva no chão.
 
 

Um comentário:

  1. Luciane, espero que muitos alunos DVs estejam presentes nesta peça audiodescritiva. Esta tecnologia assistiva deve ser mostrado a todos os docentes. Muito sucesso e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir