quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sétima Aula de Braille em Lorena

Realizou-se nessa terça-feira dia 22/05 a 7ª aula do curso de Grafia Braille em Lorena.
A aula teve início com a correção das palavras transcritas da atividade 4, que aconteceu oralmente e por meio da leitura compartilhada dos resultados obtidos.
Em seguida, o ponto marcante da aula foi a entrega dos equipamentos de escrita Braille, reglete e punção, na forma de empréstimo para uso durante o curso.
Entreguei um kit para cada cursista, contendo: reglete, punção com apagador, folhas sulfite gramatura 120 G, acondicionado em embalagem plástica. Preencheram, individualmente, um termo de compromisso de empréstimo e uso dos materiais, já que os cursistas terão a responsabilidade de levá-los e trazê-los para as aulas.
Individualmente orientei sobre o uso dos equipamentos e a colocação correta da folha, considerando os pontos salientes e as perfurações como marcas de referência. Demais instruções foram fornecidas, também individualmente, tais como: movimento da régua no trilho para mudança de linhas, uso do punção, escrita e reversibilidade no ato de perfurar as combinações dos pontos.
A escrita Braille se processa da direita para a esquerda, pois o relevo será formado no verso do papel. Para os pontos 1 2 3 localizados à esquerda e 4 5 6 localizados à direita para a leitura, temos que para a escrita essa posição será inversa. Formaremos as letras a partir da sequência: 1 2 3 à direita e 4 5 6 à esquerda no ato da escrita utilizando reglete.
A primeira atividade de escrita consistiu no reconhecimento do alfabeto. Solicitei que perfurassem as combinações para escreverem o alfabeto na sequência e, posteriormente, com espaçamento de uma cela vazia entre as letras.
Para complementar o nosso treino, solicitei que respondessem as 10 perguntas da atividade 4 em Braille, treinando a escrita das letras e palavras.
Conforme foram realizando as atividades fui fazendo correções e sugestões para que possam aprimorar os treinamentos. estão todos de parabéns pelas conquistas!!!
Até a próxima!





























As fotos acima mostram imagens da profª Luciane apresentando o Kit de materiais, entregando regletes para as cursistas e orientando o uso de regete, punção e escrita em Braille.

Um comentário:

  1. Por que nas imagens do alfabraille tem dois contewe na sela um esquerdo e outro sireito não seria apenas do lado direito?

    ResponderExcluir