Nessa quinta aula do curso de Grafia Braille em Lorena,
realizada no dia 08/05, o assunto abordado foi dicas de relacionamento com
pessoas com deficiência visual. Também foi apresentada dicas de orientação e
mobilidade com o uso de bengala e guia vidente, bem como técnicas de auto
proteção.
Iniciamos a aula com a exibição de um filme, cão-guia,
em que algumas situações do dia-a-dia de uma cega ao relacionar-se com uma
pessoa vidente foi colocada em pauta.
Em seguida, formamos grupos e algumas dinâmicas
foram propostas. As cursistas usaram vendas para simular a ausência momentânea
da visão. permitiram serem guiados por outras pessoas, usaram bengala e
experimentaram algumas situações do dia-a-dia de quem não enxerga e precisa
orientar-se e locomover-se com autonomia e independência no espaço.
As sensações narradas foram muito peculiares a ausência
da visão: insegurança, falta de equilíbrio, dificuldade em estabelecer diálogo
sem ver a expressão facial, entre outros.
Dinâmicas de Relacionamento
1. Conduzir o deficiente
visual até uma cadeira para que se sente.
2 participantes: cego;
vidente
Material: cadeira.
2. Caminhar, utilizando uma bengala como meio para
locomoção.
1 participante: cego.
Material: bengala longa.
3. Descrever uma cena ou um objeto para um deficiente
visual.(Algo que esteja próximo e que possa ser tocado)
2
participantes: cego; vidente.
Material: objeto para ser descrito.
4. Oferecer ajuda a um cego que precise chegar a um
local específico.
2 participantes: cego;vidente
Material:
nenhum.
5. Ser o guia vidente de um deficiente visual em um
espaço repleto de obstáculos.
2 participantes: cego; vidente.
Material: obstáculos diversos.
6. Aproximar-se e afastar-se de um deficiente visual
(cumprimento e despedida).
2 participantes: cego;vidente.
Material: nenhum.
7. Um encontro casual entre uma pessoa e um deficiente
visual com seu guia vidente; como estabelecer um diálogo?
3
participantes: cego; guia vidente; vidente.
Material: nenhum.
8. Explicar direção a um cego e mostrar algo que esteja
à distância.
2 participantes: cego; vidente.
Material: uma
referência distante, que não possa ser tocada.
9. Atender um deficiente visual que chega a um
estabelecimento (loja, banco, padaria, restaurante etc).
2
participantes: cego; vidente.
Material: nenhum
10. Ajudar um cego a atravessar a rua.
2
participantes: cego; vidente.
Material: bengala.
11. Entregar algum objeto para um deficiente
visual.
2 participantes: cego; vidente.
Material: algum
objeto.
Cada grupo apresentou sua cena e posteriormente fiz apontamentos sobre o que poderiam melhorar e as posturas mais indicadas
Descrição da Imagem: Luciane frente a turma da aula de Braille.
Descrição da Imagem: Alunos assistindoa a aula
Descrição da Imagem: Alunos assistindoa a aula
Descrição da Imagens: alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Luciane Explicando técnicas de como orientar o def.visual a encontrar uma cadeira.
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade com bengala
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade com bengala
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Luciane exemplificando dicas de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Luciane exemplificando dicas de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário