domingo, 13 de maio de 2012

Quinta Aula do curso de Grafia Braille em Lorena


Nessa quinta aula do curso de Grafia Braille em Lorena, realizada no dia 08/05, o assunto abordado foi dicas de relacionamento com pessoas com deficiência visual. Também foi apresentada dicas de orientação e mobilidade com o uso de bengala e guia vidente, bem como técnicas de auto proteção.
 
Iniciamos a aula com a exibição de um filme, cão-guia, em que algumas situações do dia-a-dia de uma cega ao relacionar-se com uma pessoa vidente foi colocada em pauta.
 
Em seguida, formamos grupos e  algumas dinâmicas foram propostas. As cursistas usaram vendas para simular a ausência momentânea da visão. permitiram serem guiados por outras pessoas, usaram bengala e experimentaram algumas situações do dia-a-dia de quem não enxerga e precisa orientar-se e locomover-se com autonomia e independência no espaço.
 
As sensações narradas foram muito peculiares a ausência da visão: insegurança, falta de equilíbrio, dificuldade em estabelecer diálogo sem ver  a expressão facial, entre outros.
 

Dinâmicas de Relacionamento 


1. Conduzir o deficiente visual até uma cadeira para que se sente.  
2 participantes: cego; vidente  
Material: cadeira.
 
2. Caminhar, utilizando uma bengala como meio para locomoção.  
1 participante: cego.  
Material: bengala longa.
 
3. Descrever uma cena ou um objeto para um deficiente visual.(Algo que esteja próximo e que possa ser tocado)  
2 participantes: cego; vidente.  
Material: objeto para ser descrito.
 
4. Oferecer ajuda a um cego que precise chegar a um local específico.  
2 participantes: cego;vidente  
Material: nenhum.
 
5. Ser o guia vidente de um deficiente visual em um espaço repleto de obstáculos.  
2 participantes: cego; vidente.  
Material: obstáculos diversos.
 
6. Aproximar-se e afastar-se de um deficiente visual (cumprimento e despedida).  
2 participantes: cego;vidente.  
Material: nenhum.
 
7. Um encontro casual entre uma pessoa e um deficiente visual com seu guia vidente; como estabelecer um diálogo?  
3 participantes: cego; guia vidente; vidente.  
Material: nenhum.
 
8. Explicar direção a um cego e mostrar algo que esteja à distância.  
2 participantes: cego; vidente.  
Material: uma referência distante, que não possa ser tocada.
 
9. Atender um deficiente visual que chega a um estabelecimento (loja, banco, padaria, restaurante etc).  
2 participantes: cego; vidente.  
Material: nenhum
 
10. Ajudar um cego a atravessar a rua.  
2 participantes: cego; vidente.  
Material: bengala.
 
11. Entregar algum objeto para um deficiente visual.  
2 participantes: cego; vidente.  
Material: algum objeto.
 

Cada grupo apresentou sua cena e posteriormente fiz apontamentos sobre o que poderiam melhorar e as posturas mais indicadas   



Descrição da Imagem: Luciane frente a turma da aula de Braille.


                                Descrição da Imagem: Apresentação de video em datashow



Descrição da Imagem: Alunos assistindoa a aula


 Descrição da Imagem: Alunos assistindoa a aula


Descrição da Imagens: alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade 


Descrição da Imagem: Luciane Explicando técnicas de como orientar o def.visual a encontrar uma cadeira.


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade 


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade com bengala


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade com bengala


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Luciane exemplificando dicas de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Luciane exemplificando dicas de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade


Descrição da Imagem: Alunas em dinamica de orientação e mobilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário