quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sexta Aula de Braille em Lorena



Nessa sexta aula de Braille em Lorena, realizada no dia 15/05, o tema central foi o reconhecimento do alfabeto através do aprendizado por meio das séries de sinais e das matrizes referenciais.
Inicialmente realizei a correção das atividades 01, 02 e 03 apresentadas na quarta aula. Consistiam na transcrição de palavras, classificação na ordem alfabética e identificação de letras em espelho, respectivamente. A atividade 01 havia sido realizada em aula anterior, sendo que a correção constou de uma revisão geral para as dez primeiras letras do alfabeto "a b c d e f g h i j". Já as atividades 02 e 03, depois das instruções fornecidas, ficaram como tarefa e treino semanal.
Após a correção realizada oralmente e com a participação das cursistas, fizemos uma breve revisão, acrescentando as letras finais para completar o alfabeto simples contendo as 26 letras/símbolos Braille.
Praticamos os novos aprendizados por meio da transcrição de palavras. A atividade 04 possibilitou uma melhor assimilação de como as letras quando agrupadas formam um contexto imagético peculiar. Os conceitos trabalhados foram o de letras em espelho, transcrição com letra cursiva, erros em grafia, palavras repetidas, sequências semelhantes, entre outros.
A atividade 04 será finalizada na próxima aula, com o uso de reglete e punção para o treino da escrita em Braille.
A seguir, apresentei 3 caça-palavras em Braille, com os temas "comidas", "animais" e "flores". Essa atividade é bastante dinâmica e a proposta é circular as palavras encontradas  sem transcrever as letras do caça-palavras.
Para o aluno com deficiência visual, que vem participando do curso, apresentei atividades semelhantes, conforme a leitura de palavras em Braille e escrita das mesmas 
utilizando braillete e pinos.
Até a próxima!
Descrição: Aluno estudando as letras no alfabeto Braille pelo Braillete


 Descrição: Alunos fazendo atividade em aula

 Descrição: Alunos fazendo atividade em aula, Luciane a frente, na mesa

  Descrição: Alunos fazendo atividade em aula

  Descrição: Aluna fazendo atividade em aula
  Descrição: Alunas fazendo atividade em aula
  Descrição: Alunos fazendo atividade em aula
  Descrição: Aluna fazendo atividade em aula
  Descrição: Alunas fazendo atividade em aula
 Descrição: Luciane auxiliando aluno em atividade no Braillete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário