sexta-feira, 13 de abril de 2012

Segunda aula de Braille em Lorena

Descrição: Imagem da Capa da Apostila.
Centalizado aparece: A Visão dos Dedos.
Cursistas acompanhando aula na Apostila.
Cursistas acompanhando aula na Apostila.
Cursistas acompanhando aula na Apostila.
Professora Luciane ministrando aula.
Está sentada em frente ao notebook.

Turma reunida no final da aula .
Turma reunida no final da aula.
Dividida em duas turmas, terça-feira (10/04) e quinta-feira (12/04), a segunda aula do curso de Braille em Lorena teve como tema "A Visão dos Dedos". O objetivo foi demonstrar a importância de se oportunizar o acesso à informação através do sentido do tato e o conhecimento de mundo a partir das mãos.A aula expositiva foi apresentada por meio de conteúdo audiovisual (datashow) e uma apostila impressa que foi distribuida aos cursistas. Iniciamos com a conceituação básica sobre o que é o Sistema Braille, sua origem, criação, expansão pelo mundo, Braille no Brasil e um pouco da história de seu inventor. Destaque para a o dia Nacional do Braille, comemorado no último dia 08 de abril.Com a frase "A leitura é uma aliada poderosa no desenvolvimento pessoal e faz diferença quando o assunto é inclusão", dei continuidade às atividades traçando um comparativo entre os fatores favoráveis e desfavoráveis que envolvem o processo de produção Braille. Destaque para a iniciativa de cada cursista em reconhecer que esse aprendizado será uma semente a ser plantada em todos os espaços, seja dentro ou fora da escola, já que a pessoa com deficiência visual tem o direito de frequentar e estar em diversos locais, conviver em sociedade.Para compreender como se processa o aprendizado de conceitos por meios não visuais, expliquei a diferença entre aprender pelo tato e aprender pela visão, sentidos que se completam, porém que se distinguem como canais de acesso à informação. Assim pude exemplificar, por meio de relatos das minhas próprias experiências como pessoa com deficiência visual, a maneira pela qual utilizamos para ampliar o repertório de conceitos simbólicos e imagéticos, esquemas que as pessoas que não enxergam podem lançar mão para aprenderem e apreenderem uma determinada informação.Em seguida, tratamos de algums mitos que cercam a pessoa com deficiência visual e como podemos quebrar esses conceitos equivocados. Nos próximos temas, abordei a fase preparatória por meio da estimulação tátil e como se dá a alfabetização pelo método Braille, envolvendo as etapas de construção de noção de leitura e escrita. Também apresentei algumas dicas de como facilitar a escrita e como facilitar a leitura em Braille nos processos iniciais, intermediários e avançados de alfabetização, visando um maior domínio e compreensão da simbologia.E como foi muito produtiva a aula, demonstrei como se escreve em Braille utilizando reglete e punção, fazendo a leitura em seguida do conteúdo escrito para completar o que havíamos visto na teoria, como movimento de mãos e pressão dos dedos sobre o relevo. Ainda não acabou!!! Agora foi a vez de uma dinâmica de sensibilização, na qual apresentei uma tela com palavras escritas em Braille. O objetivo foi colocá-las diante de uma situação de desafio, cuja informação não podia ser decodificada. Nesse sentido, pretendeu-se demonstrar que as cursistas são "analfabraille" e que é preciso construir essa noção simbólica gradativamente. Contei uma história traçando um paralelo com a situação apresentada e em seguida demonstrei as mesmas palavras já transcritas.A dinâmica teve continuidade quando sugeri que, juntas, fôssemos descobrindo o significado imagético de algumas representações em Braille. Montei algumas letras num "alfabraille" gigante e cada cursista associou a representação a uma imagem de um objeto ou figura familiar ampliando seu repertório e construindo um significado mental e simbólico.Para finalizar, assistimos a um vídeo, com duração aproximada de 20 minutos, sobre o Braille, as tecnologias, as bibliotecas, a imprensa Braille do Instituto Benjamin Constant e as variadas possibilidades que envolvem o ensino, aprendizado e difusão do código entre a sociedade. Até a próxima!!! Profª. Luciane

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