segunda-feira, 20 de julho de 2009

Materiais para Consulta: novos links no blog

O Sistema Braille nos traz muitos questionamentos, sobretudo entre os profissionais da educação que "desconhecem" esse tipo de grafia. Quando alguma situação nova nos convida para o "desafio" da educação inclusiva, sentimos uma grande necessidade de ampliar nossas "visões" para enxergar além do que está escrito, desenhado , pintado no papel. é o desafio de transformar o que é visualmente percebido naquilo que possa ser compreendido por um simples toque, por um som, por um cheiro ou sabor diferente.
Entramos no mágico "universo" de quem não vê, mas que aprende a compreender as informações, conhecer os objetos, desenvolver habilidades, executar as tarefas... tudo isso a partir dos sinais e sensações recebidas e interpretadas pelos outros sentidos.
Assim como cada "ser" desenvolve seu próprio mecanismo de adaptação, desde que o meio forneça-lhes condições favoráveis, o professor tem a missão de acompanhar o seu aluno, com ou sem deficiência, oferecendo-lhe suporte adequado. Tratar o aluno com deficiência diferente dos demais ou, apenas sua presença física em sala de aula, não garante a inclusão.
Abaixo, listei alguns links com arquivos para leituras e downloads, além de outros artigos que escrevi e foram publicados em espaço externo a este blog. Também podem ficar por dentro das recentes novidades dos blogs que acompanho. Nestas seções os profissionais da educação poderão conhecer um pouco mais sobre esta realidade, compreender os pontos "Braille", acessar alguma teoria sobre o assunto e, assim tornar-se multiplicadores destas valiosas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário