Marcadores
- Acessibilidade
- Audiodescrição
- Bastidores
- Braille
- Consultoria
- Curso Braille
- Deficiência Visual
- Depoimento
- Divulgação
- Entrevista
- Gpeconline
- Homenagem
- Inclusão
- Informática
- IV Prêmio Sentidos
- Lorena 2009
- Lorena 2010
- Lorena 2012
- Lorena2011
- Mensagem de Boas-vindas
- Orientação e Mobilidade
- Palestra
- Reatech
- Roteiro Escrito
- Soroban
- UNESP
- Vídeo
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Reglete e Punção: Instrumentos para "Escrita" Braille
Chegou o momento de fazer alguns esclarecimentos... No vídeo abaixo, reportagem veiculada pela TV Vanguarda no dia 02/07, foram mostrados os instrumentos de "escrita" Braille: reglete e Punção; instrumentos estes ainda não apresentados neste blog. Hoje, venho contar e mostrar um pouco sobre como essa escrita acontece e quais são esses instrumentos.
Sabemos que o Sistema Braille é formado por "Pontos" em relevo que, por meio de arranjos combinatórios, dão origem às letras do Alfabeto. Existem alguns instrumentos para produzir essa "escrita pontográfica" e torná-la legível ao tato (para quem não enxerga( e aos olhos (para os videntes). A escrita no reglete pode tornar-se tão automática para o cego quanto a escrita com o lápis para a pessoa de visão normal. Podemos compará-los, reglete e punção, respectivamente, ao caderno e lápis de quem enxerga.
REGLETE: corresponde a uma régua dupla, que abre e fecha com apoio de dobradiças no canto esquerdo, e em cuja abertura é destinada ao papel (com uma gramatura equivalente ou superior a 120, sendo fixado entre a régua superior e a inferior. Na régua superior, encontramos retângulos vazados, cada um compreendendo 6 pontos, na disposição de uma “cela” Braille e na inferior, podemos encontrar várias “celas” Braille todas em baixo relevo. O punção, instrumento furador com uma base de apoio e uma ponteira metálica, será colocado dentro de cada janela, e uma a uma pressiona-se os pontos desejados para cada letra. Por esse motivo, a denominamos "escrita mecânica. A escrita é feita da direita para a esquerda, sendo que o relevo será encontrado ao retirar e virar a folha, já que quando apertamos o punção na folha, o relevo será formado na face contrária e ao retirá-la, a leitura processa normalmente: da esquerda para a direita.
Existem diferentes tipos de regletes e punções,variando desde modelos menores (reglete de bolso) até os maiores, esses últimos geralmente acompanham uma prancheta de madeira para fixar e apoiar melhor o papel. Existem de alumínio e plástico,com diferentes números de linhas e celas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bacana a postagem coloquei em meu blog.
ResponderExcluirEstava lendo um edital de um concurso e fiquei curioso quanto a esses nomes (reglete e punção). Essa explicação foi muito suscinta e esclarecedora, principalmente para mim, que não tinha ideia do que se tratava tais instrumentos.
ResponderExcluirFaço um curso de Braille, só que minha punção não deixar os pontos certinho ele fica meio furado. A minha reglete é de bolso o que posso fazer para melhorar..
ResponderExcluirGostaria de saber onde posso comprar o reglete , punção , enfim todo material para estudar braile
ResponderExcluirOi Luciane...meu nome éNívea e moro em Campinas.Adorei encontrar este site, pois, faço o TCC sobre iniciação ao piano para pessoas com deficiência visual e estou buscando materiais sobre isso.Você pode ajudar??Minha colega de TCC é a Eva Sales Leite e mora em Lorena.Meu e mail é nicosmomusical@yahoo.com.br, entre em contato se puder.Muito obrigada e parabéns pela divulgação dos trabalhos.Nívea.
ResponderExcluirPreço??????
ResponderExcluir