sábado, 25 de maio de 2013

Sexta aula em Tremembé

O sexto encontro em Tremembé aconteceu no dia 13 de maio e teve como tema principal a escrita Braille utilizando reglete. Também, durante essa aula, os cursistas receberam uma apostila contendo todo material didático do curso em Braille.
 
Orientei sobre como realizar as primeiras atividades contidas no material didático, fornecendo o enunciado para cada tarefa, utilizando as letras da primeira série de sinais. Num outro momento, corrigi as palavras da transcrição que havia sido programada como tarefa de casa.
 
Em duplas ou trios, entreguei uma reglete e um punção, em caráter de empréstimo, para serem utilizados durante as aulas, até o final deste curso. Demonstrei como utilizar o instrumento, posicionando corretamente o papel e qual o movimento feito para a escrita. Apresentei o conceito de reversibilidade com a proposta de uma atividade com letras do alfabeto Braille.
 
A partir desse aprendizado foi possível reconhecer as características da grafia de cada aluno e identificar quais as falhas para propor a melhor forma de solucioná-las. O encontro foi bastante produtivo, pois iniciamos a parte realmente prática deste curso, em que a reescrita, a transcrição, a cópia e a escrita livre passam a ser elementos fundamentais para a construção dos conceitos que envolvem o aprendizado do Braille.
 
Até a próxima aula!!!!
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário