O segundo encontro do curso Grafia Braille que aconteceu em Cruzeiro foi marcado por muita descontração e novos aprendizados.
A aula teve início com uma breve revisão sobre uma "Cela" Braille e a posição que cada ponto ocupa dentro do espaço retangular. Em seguida, iniciamos a leitura da apostila, num momento mais técnico e expositivo, necessário para apresentar os conceitos teóricos que envolvem estimulação tátil, desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras, bem como a compreensão sobre como se dá o aprendizado da pessoa cega por meio dos outros sentidos.
Para isso, apresentei a conceituação básica sobre origem, histórico e características do código Braille, o que envolvem fatores favoráveis e desfavoráveis para o seu aprendizado, diferença entre os sentidos do tato e da visão para a elaboração de esquemas simbólicos e perceptivos, algumas técnicas que devem ser praticadas durante a fase preparatória e, também, durante a alfabetização Braille. Foi importante esclarecer sobre o reconhecimento da profissão de braillista, revisor e transcritor Braille e a função desses profissionais dentro das escolas ou na produção de materiais neste código.
Durante a aula, muitos materiais foram apresentados, tais como modelos de alfabraille, prancha de encaixe, cadernos de estimulação e de figuras geométricas, cadernos de linhas e jogos de percepção sensoriomotora, todos utilizados no momento anterior a alfabetização Braille, bem como algumas sugestões de atividades que poderão ser adaptadas para diferentes casos e idades.
Falei também sobre a decodificação de pontos, reconhecimento de letras, sílabas, palavras e sobre a contextualização de cada parte dentro de um texto, habilidades necessárias e fundamentais para um bom domínio das técnicas de leitura e de escrita.
No final da aula teve sorteio de brindes, botons em Braille. Apesar dos conceitos serem extensos, a aula foi bastante dinâmica e produtiva.
Até o próximo encontro!!!!
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