O segundo encontro de formação em Tremembé aconteceu nessa segunda-feira, dia 18 de março.
Com o tema "aluno com baixa visão", alguns assuntos de relevância foram abordados, a fim de que o professor possa identificar os sinais indicativos da baixa acuidade visual, elaborar um planejamento pertinente, realizar uma avaliação funcional da eficiência visual e implementar ações para o uso de recursos pedagógicos, além de oferecer as condições ambientais mais adequadas a cada caso.
A aula se desenvolveu de forma expositiva, com uso de slides, explicação dos conceitos e demonstração de materiais, o que incluiu uma abordagem mais pontual sobre como interpretar os laudos dos alunos, de acordo com a leitura da acuidade visual e do campo de visão.
Também avaliamos os dados apresentados pelo Censo de 2010 (IBGE) , identificamos os conceitos sobre cegueira e baixa visão por diferentes autores e a legislação aplicada no Brasil, que considera pessoas cegas ou com baixa visão por meio do decreto 5296/2004.
A aula foi finalizada com a apresentação de um vídeo, que teve duração de aproximadamente 20 minutos. Teve como objetivo sistematizar os conceitos apresentados, demonstrar os materiais, recursos ópticos e não ópticos em uso, e as sugestões de adaptações relatadas durante a explanação anterior.
Durante a aula, toda a turma demonstrou envolvimento e compromisso, participando com perguntas e solicitação de ideas a serem implementadas nas escolas do município que atendem alunos com baixa visão.
Recebemos, também, com muita alegria, a visita de um aluno com deficiência visual da rede municipal de educação,.
No próximo encontro o assunto abordado será Dicas de Relacionamento com pessoas cegas.
Até lá!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário