sábado, 23 de março de 2013

Lançamento Inédito: Curso Grafia Braille

Lançamento Especial: Garanta já sua vaga.
Curso Grafia Braille: "A Visão dos Dedos" - 100 horas
Autoria e Tutoria: Profª Luciane Molina *
 
Inscrições abertas. Início do curso em 08 de abril de 2013.
 
CIATA - Centro de Inclusão Através da Tecnologia Assistiva
 
Associada a ABED
(Associação Brasileira de Educação a Distância)
 
Conheça mais sobre o curso e inscreva-se.
www.ciata.org.br/curso
Clique em "ACESSAR COMO VISITANTE" e leia uma breve descrição sobre o curso.
 
Formação Continuada a Distância
O Curso Grafia Braille – "A Visão dos Dedos" apresenta um tema de grande importância no cenário da inclusão escolar da pessoa com deficiência visual, iniciando com a descrição do contexto histórico do sistema Braille, através da forma como evoluiu no Brasil e no mundo desde sua criação, as adaptações curriculares e as técnicas utilizadas para o ensino deste sistema, que envolvem a estimulação sensorial, alfabetização tátil e reabilitação. Ainda apresenta a dinâmica deste Sistema e recursos tradicionais que auxiliam na produção de materiais em Braille, como uso de reglete e punção. Identifica formas pelas quais ocorrem a transcrição de tinta para Braille ou vice-versa e adaptação de aulas, conteúdos e espaços. Também contempla dinâmicas que mostram formas de relacionar-se com a pessoa com deficiência visual e dicas de orientação/mobilidade. Tem como objetivo capacitar educadores do ensino regular ou do atendimento educacional especializado, familiares de pessoas com deficiência visual, psicólogos,fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, estudantes e demais interessados pelo tema a atuar na formação e inclusão escolar de pessoas com Deficiência Visual por meio do método Braille e das ferramentas e técnicas que dão suporte a utilização deste sistema.
 
O curso será desenvolvido 100% à Distância e está estruturado em seis módulos, com duração de sete semanas, num total de 100 horas de estudos.
 
Conteúdo:
- Histórico e conceituação do sistema Braille;
- O alfabraille e a representação dos pontos  no processo inicial de alfabetização;
- Leitura do Sistema Braille mediante as técnicas específicas que envolvem a estimulação sensorial e os esquemas simbólicos;
- Escrita em Braille mediante a utilização e o manuseio dos instrumentos reglete e punção;
- Transcrição de textos através da transposição da escrita Braille para tinta e vice-versa;
- Simbologia Braille: alfabeto, letras acentuadas, sinais de pontuação, numerais, sinais da matemática e sinais acessórios;
- Plano de aula com flexibilização para alunos cegos e construção de materiais;
- Ficha avaliativa para investigação do estágio de desenvolvimento da escrita e leitura em Braille;
- Dicas de relacionamento para quando encontrar com uma pessoa cega.
 
O conteúdo será apresentado através de atividades teóricas, vivências práticas, estudos individuais e coletivos  utilizando os recursos tecnológicos disponíveis no ambiente virtual MOODLE. Textos impressos em Braille e em tinta serão utilizados, além de equipamentos e materiais especializados afins, como reglete, punção e atividades em Braille. A avaliação será realizada através do ambiente virtual e de atividades encaminhadas via Correios.
 
Investimento:
Este curso possui um investimento de R$ 220,00, podendo ser parcelado em até 3 vezes no cartão de crédito.
 
Valores promocionais:
Parcela única em boleto ou cartão para inscrições efetuadas  até a data do início do curso - R$ 200,00.
 
ATENÇÃO
Materiais inclusos com a efetivação da matrícula. Cada cursista receberá o material para a produção da escrita em Braille (reglete e punção), além de um módulo contendo atividades impressas em Braille, que fazem parte do processo avaliativo.
 
Os cursos online da CIATA estão classificados como cursos livres de atualização, aperfeiçoamento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.
Os certificados tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita, de acordo com a LDB - Lei 9394/96 art. 67 e 87, inciso III e Parecer nº. 64/2004 - CEDF.
 
Para mais informações, entrar em contato através dos nossos canais de comunicação:
 
CIATA - Centro de Inclusão Através da Tecnologia Assistiva
Rua Cajurú nº 730, Belém, São Paulo/SP, CEP: 03057-000
Fone: (5511) 4304-2100
 
www.ciata.org.br/curso
 
Ou por e-mail, diretamente com a Profª Luciane Molina:
luciane.molina@ciata.org.br
 
* Luciane Molina, autora e professora deste curso, é braillista e pedagoga.  É especialista em Atendimento Educacional Especializado pela UNESP/ffc/SECADI e atua há mais de 10 anos com educação inclusiva, alfabetização Braille e formação de professores. Palestrante, colunista do blog Guia Inclusivo e autora de diversos artigos publicados em revistas e jornais. Colaboradora da Revista Reação. Vencedora do IV Prêmio Sentidos e mantém o blog Espaço Braille <www.braillu.com>. Trabalhou durante 11 anos na educação pública, sendo responsável pela implantação do serviço do Atendimento Educacional especializado. Coordenou o Projeto VIDA - Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação no município de Lorena, sendo premiada no III Prêmio Ações Inclusivas, em 2012. É também revisora e consultora em audiodescrição.
 
Conheça também nossas redes sociais:
Twitter: http://twitter.com/CIATASP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário