terça-feira, 23 de junho de 2015

A Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba

Viver esse momento histórico de construção de propostas e participação na 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba tem sido uma experiência única, de aproximação e de reconhecimento da importância da presença da pessoa com deficiência. Contei um pouco da minha história, coloquei o quão somos sujeitos únicos, mesmo dentro do nosso grupo. Resgatar a história é provocar a reflexão para que os avanços alcancem cada um de nós. Agradeço em especial a SEPEDI pela oportunidade de reconhecer o nosso protagonismo e caminhar conosco rumo a inclusão.
 
Um amplo debate sobre as questões que envolvem a pessoa com deficiência no município e sugestões para a construção de um projeto estadual e nacional que atenda os anseios neste segmento da sociedade, se dará na próxima terça, dia 30, na Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento promovido pelo Governo Municipal por meio da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso será no Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, a partir das 8 horas.
 
O tema será "Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos direitos humanos". A temática será dividia em três eixos: Eixo 1 – Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional; Eixo 2 – Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social; e Eixo 3 – A interação entre os poderes e os entres federados. Isso para abordar de forma ampla e agregadora a política da pessoa com deficiência tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto no diálogo com outras temáticas ligadas aos direitos humanos: gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida.
 
Ontem foi realizada a pré-conferência na secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Indaiá. A reunião contou com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e material em Braille para os deficientes auditivos e visuais, respectivamente.
 
A deficiente visual, Luciane Molina, participou pela primeira vez de uma pré-conferência e confirmou sua presença na conferência, na próxima semana.
 
"Foi importante porque as discussões foram com as próprias pessoas com deficiência, seus problemas e conflitos, no dia-a-dia. Fomos os protagonistas do debate. Houve também interação, por exemplo, dos cegos com os surdos e isso também foi relevante para estabelecer vínculos e ações mútuas. As propostas levantadas realmente atendem às necessidades cotidianas da pessoa com deficiência. Esse encontro permitiu a união de várias pessoas, desta forma a forma do segmento se amplia", afirmou Luciane.
 
Também foram realizadas pré-conferências pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, setor de Educação Inclusiva da secretaria de Educação, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE), Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, Setor de Reabilitação da secretaria de Saúde, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
 
A participação na Pré-Conferência garante o direito do participante se candidatar à eleição ao cargo de delegados e também para votação das propostas na Conferência.
 
Serviço: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Avenida Rio de Janeiro, 860, Indaiá. Telefones: 38977023 ou 0800-774-7055.
 
IFSP - Avenida Rio Grande do Norte, 450, Indaiá.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário