sábado, 13 de dezembro de 2014

Dia do Cego, dia de santa Luzia: meu agradecimento

Nos últimos 32 anos, o dia 13 de dezembro é dedicado a ela, Santa Luzia, que independente de princípios religiosos me faz estar ligada diretamente a fé. Mais do que uma tradição, ano a ano meu encontro com ela serve para estreitar uma relação de gratidão. Cresci entendendo o mundo por um jeito diferente de enxergar, nem melhor nem pior, mas o meu jeito, com as minhas referências, emoções, sons, cheiros e sabores. A vida tem o colorido que a gente se permite refletir e fui descobrindo que nesse percurso somos guiados por algo muito maior e muito mais forte; que o "não enxergar" fisicamente é apenas um detalhe tão pequeno se comparado a tudo que podemos realizar e de tantas belezas que nos cercam. Um detalhe que pra mim não faz diferença na construção do que sou hoje.

Se eu sou capaz de sentir o delicioso perfume das flores espalhadas pelo caminho, foi também porque eu ousei tocar seus espinhos. Faço questão de agradecer com vários sorrisos no rosto, porque eu estou sendo quem exatamente planejei ser.

Hoje também é o dia nacional do cego. Mais do que uma bandeira levantada para a inclusão, a deficiência visual faz parte da minha essência, é meu estilo de vida. Meus olhos são o meu maior troféu, porque eu não dependo deles pra fazer qualquer julgamento, nem será a falta dessa função a justificativa para que eu não alcance os meus objetivos. Temos que aprender que somos muito mais do que nossos olhos são capazes de enxergar e esse é o maior legado de uma vida inteirinha.

Tenho motivos suficientes pra comemorar essa data e para agradecer incansavelmente
o universo.

Viva santa Luzia!

‪#‎DiaDoCego‬
‪#‎SantaLuzia‬
‪#‎ObrigadaSantaLuzia‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário