sábado, 8 de junho de 2013

Terceira aula do Curso Grafia Braille em Cruzeiro

No nosso terceiro encontro do curso de Braille em Cruzeiro, realizado no
sábado (8/06), dei continuidade às explicações sobre as técnicas e
etapas que envolvem a alfabetização Braille, através de aula expositiva
e leitura compartilhada da apostila. Também realizei algumas
demonstrações a respeito de como se processa a leitura em Braille.

Em seguida, todos os cursistas participaram de uma oficina para a
construção de um alfabraille em E. V. A.

O alfabraille é um recurso utilizado para que crianças cegas ou adultos
entrem em contato com a estrutura do código Braille, através de esquemas
associativos, do encaixe, distribuição e localização dos pontos conforme
a configuração de cada símbolo e, assim, sirva de modelo para o
aprendizado das letras, numerais, sinais de pontuação e todas as demais
representações.

No próximo momento, entreguei a cada cursista um texto de reflexão para
que possam fazer a leitura durante a semana, afim de promover um debate
na aula seguinte. Também receberam um roteiro para que realizem
atividades com o alfabraille.

Com o roteiro em mãos, apresentei as características de um alfabraille e
algumas definições para uma melhor compreensão sobre a estrutura da
formação dos símbolos: sinal gerador, partes de uma "cela" Braille,
símbolos simples e compostos. Para todos os exemplos foi necessário o
uso do alfabraille como modelo. Aprenderam como é feita a distribuição
dos pontos, realizaram algumas atividades iniciais de acréscimo e
remoção de pontos e compreenderam como trabalhar através de esquemas
imagéticos ou associativos.

Este roteiro deverá ser seguido para orientar o professor de Braille com
relação ao contato inicial do aluno cego com esse código.

A tarefa consiste em realizar todas as orientações sugeridas no roteiro,
utilizando um alfabraille. Deverão criar esquemas imagéticos e
associativos para cada letra (de "a" ao "j") e registrar o resultado
dessa percepção, para que possamos trocar experiências na próxima aula.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário