sábado, 15 de junho de 2013

Quarta Aula do Curso Grafia Braille em Cruzeiro

A quarta aula do curso de Grafia Braille em Cruzeiro foi realizada neste
sábado (15/06) e teve como tema principal a transcrição Braille e a
escrita usando reglete e punção.

O encontro teve início com um debate sobre as construções imagéticas e
esquemas associativos feitos por cada cursista para memorizar as
configurações dos símbolos que formam a primeira série de sinais. Como
as associações são bem particulares e individuais, houve uma diversidade
de significados, dentre eles:
a = círculo; ponto.

b = semáforo para pedestre; dois pontos; degrau de frente.
c = óculos de sol; olho; ponte.
d = fecha aspas; ângulo de 90° a direita; pegada; ponta da flecha para
direita.
e = escorregador; degrau descendo; sinal de crase.
f = abrir aspas; ponta da flecha para a esquerda, formato da letra F em
bastão.
g = fogão, dado; cubo; quadrado; trevo de 4 folhas; janela.
h = pessoa de moto indo; pessoa sentada em cadeira de rodas; letra l.
i = sinal correspondente ao acento agudo; escada subindo; peso de academia.
j = pessoa de moto vindo; flecha para baixo.

Em seguida, apresentei as regras para realizar transcrição do Braille
para tinta para a realização das atividades 1, 2, 3 e 4 da apostila.
Também entreguei as regletes para cada cursista e demonstrei como
utilizar este instrumento para a escrita em Braille.

Realizaram a escrita de letras, sendo linha completa e linha com
espaçamento de "celas". Em seguida, fizeram a cópia de palavras em
Braille. As atividades propostas para a aula de hoje reforçaram, ainda
mais, que o aprendizado do Braille refere-se a uma segunda
alfabetização, sobretudo através da leitura silabada e fragmentada das
palavras.

Até a próxima aula!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário