A quarta aula do curso de Grafia Braille em Cruzeiro foi realizada neste
sábado (15/06) e teve como tema principal a transcrição Braille e a
escrita usando reglete e punção.
O encontro teve início com um debate sobre as construções imagéticas e
esquemas associativos feitos por cada cursista para memorizar as
configurações dos símbolos que formam a primeira série de sinais. Como
as associações são bem particulares e individuais, houve uma diversidade
de significados, dentre eles:
a = círculo; ponto.
b = semáforo para pedestre; dois pontos; degrau de frente.
c = óculos de sol; olho; ponte.
d = fecha aspas; ângulo de 90° a direita; pegada; ponta da flecha para
direita.
e = escorregador; degrau descendo; sinal de crase.
f = abrir aspas; ponta da flecha para a esquerda, formato da letra F em
bastão.
g = fogão, dado; cubo; quadrado; trevo de 4 folhas; janela.
h = pessoa de moto indo; pessoa sentada em cadeira de rodas; letra l.
i = sinal correspondente ao acento agudo; escada subindo; peso de academia.
j = pessoa de moto vindo; flecha para baixo.
Em seguida, apresentei as regras para realizar transcrição do Braille
para tinta para a realização das atividades 1, 2, 3 e 4 da apostila.
Também entreguei as regletes para cada cursista e demonstrei como
utilizar este instrumento para a escrita em Braille.
Realizaram a escrita de letras, sendo linha completa e linha com
espaçamento de "celas". Em seguida, fizeram a cópia de palavras em
Braille. As atividades propostas para a aula de hoje reforçaram, ainda
mais, que o aprendizado do Braille refere-se a uma segunda
alfabetização, sobretudo através da leitura silabada e fragmentada das
palavras.
Até a próxima aula!!!
Marcadores
- Acessibilidade
- Audiodescrição
- Bastidores
- Braille
- Consultoria
- Curso Braille
- Deficiência Visual
- Depoimento
- Divulgação
- Entrevista
- Gpeconline
- Homenagem
- Inclusão
- Informática
- IV Prêmio Sentidos
- Lorena 2009
- Lorena 2010
- Lorena 2012
- Lorena2011
- Mensagem de Boas-vindas
- Orientação e Mobilidade
- Palestra
- Reatech
- Roteiro Escrito
- Soroban
- UNESP
- Vídeo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário