Sétimo e Oitavo encontros de Tremembé
Na 7ª e na 8ª aula em Tremembé, realizadas no dia 27/05 e 10/06,
respectivamente, as atividades propostas obedeceram as sequência do
aprendizado da segunda e da terceira séries de sinais. Além da
transcrição, foram apresentadas as técnicas da reescrita de palavras,
cópia no formato lista e o sinal acessório de letra maiúscula. Ainda
utilizando os modelos das letras num cartão, foi possível fazer a
leitura de maneira mais confortável. A orientação para enumerar as
linhas também foi fundamental para evitar confusões entre linhas e
palavras, já que o espaçamento, agora, deixou de ser duplo e passou a
ser simples.
Em seguida, demonstrei por meio de exemplos em Braille, alguns dos erros
mais comuns em textos Braille, além dos critérios para correção, os
quais transcrevo abaixo:
Erros Mais Comuns em Textos Braille: utilizaremos os exemplos com as
palavras "festa junina"
1. Pontos a mais ou a menos em letras, o que não caracteriza erros
ortográficos;
fasta juquina
- falta o ponto 5 na letra "e" que virou "a";
- sobra o ponto 2 na letra "n", que virou "q".
2. Palavras juntas, sem intervalo de "celas" vazias;
festajunina
- faltou uma "cela" vazia que separa a palavra "festa" da palavra "junina".
3. Palavras separadas por dois ou mais espaços;
festa junina
- sobraram duas "celas" vazias entre as palavras "festa" e "junina".
Quando deveria existir apenas uma "cela" vazia no intervalo, apareceram
três.
4. Espaços no meio de palavras, que ficam interrompidas;
fes ta junina
- A palavra "festa" ficou interrompida/fragmentada com uma "cela" vazia
entre as sílabas "fes" e "ta".
5. Troca de posição de letras na mesma palavra;
fetsa jinuna
- Troca de posição entre as letras "s" e "t";
- troca de posição entre as letras "u" e "i".
6. Letras em espelho, ou seja, inversão dos pontos que compõe o símbolo;
desta hunena
- letras espelhadas: "d" no lugar do "f", "h" no lugar do "j", "e" no
lugar do "i".
aninuj atsef
- Quando se espelha a posição da escrita, iniciando da última letra para
a primeira ou iniciando a escrita da esquerda para a direita, quando a
palavra fica no final da linha na posição de leitura.
Existem outras formas de espelhamento:
di@üa hóàeà
- espelho de todas as letras.
aàeàóh aü@id
- Quando se espelha da esquerda pra direita.
7. Repetição ou letras a mais em uma mesma palavra;
festa junnina
- letra "n" aparece duplicada.
8. Falta de letras em uma palavra;
fest juina
- falta letra "a" na palavra "festa";
- falta letra "n" na palavra "junina".
9. Existência de letras ou sinais estranhos em uma palavra;
feysta juïnina
- sinais estranhos "y" e ï".
10 Empastelamento de linhas (quando se escreve uma linha por cima da outra);
gáqtna
- as palavras "festa" e "junina" foram escritas uma por cima da outra.
fqta énina
- empastelamento das letras "e" e "s" da palavra "festa", resultando na
letra "q";
- empastelamento das letras "j" e "u" da palavra "junina", resultando na
letra "é".
11. Pontos danificados ou rasgados devido a força empregada para
marcá-los no momento da escrita;
- geralmente fica marca no papel.
12. Pontos mal apagados.
frstb junfna
- apagar os pontos 23 para formar a letra "e";
- apagar o ponto 2 para formar a letra "a";
- apagar o ponto 1 para formar a letra "i".
13. Letras rebaixadas: são aquelas que produzem um desenho semelhante ao
da letra correspondente, porém é feita na parte inferior da "cela" Braille.
!?sta j"nina
- Letra "f" rebaixada forma o ponto de exclamação (235);
- a letra "e" rebaixada resultando no sinal de interrogação (26);
- ponto 1 da letra "u" quando rebaixado resulta no sinal de aspas (236).
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO:
1. um sinal de ? no início de uma linha ou palavra indica que a
escrita está confusa e ilegível; dificuldade para interpretar aquele
trecho; fora do contexto.
2. Uma | indica ausência de alguma letra na palavra ou ausência de
espaço entre palavras; falta algo.
3. um X indica letras a mais na palavra ou espaços a mais, geralmente
espaços no meio da palavra; sobra algo.
4. Circular uma letra indica que existe algum erro, geralmente letras em
espelho, com pontos a mais ou a menos;
5. Colocar ( ) indica que aquele trecho está confuso. É geralmente usado
para sinalizar trechos com mais de 3 palavras.
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