segunda-feira, 1 de abril de 2013

Terceiro Encontro em Tremembé - dicas de Relacionamento

Mais um encontro com os professores de Tremembé para o curso de Braille. Nossa terceira aula, realizada nessa segunda-feira , dia 1º, teve como tema Dicas de como Relacionar-se com pessoas Cegas.
 
A aula teve início com a apresentação de um pequeno vídeo, que mostrava alguns comportamentos inadequados, como apontar direções sem descrevê-las, abordar a pessoa cega aos berros, utilizar termos vagos, como aqui e ali,entre outros. Na sequência, fizemos a leitura compartilhada de um texto contendo algumas dicas, bem como orientações sobre os procedimentos mais adequados para  cada situação. Durante a leitura, fui fazendo algumas observações, demonstrando caso a caso como agir com o auxílio de guia vidente e da auto-proteção.
 
A segunda parte da aula foi destinada a vivenciar na prática algumas situações do dia-a-dia da pessoa cega, com base no que foi apresentado anteriormente, através das seguintes dinâmicas propostas:
- Conduzir o deficiente visual até uma cadeira para que se sente. Em seguida, repetir a atividade em cadeiras perfiladas.
- Caminhar, utilizando uma bengala como meio para locomoção.
- Descrever uma cena ou um objeto para um deficiente visual.(Algo que esteja próximo e que possa ser tocado).
- Oferecer ajuda a um cego que precise chegar a um local específico.
- Ser o guia vidente de um deficiente visual em um espaço repleto de obstáculos.
- Aproximar-se e afastar-se de um deficiente visual que esteja caminhando de bengala (cumprimento e despedida).
- Um encontro casual entre uma pessoa e um deficiente visual com seu guia vidente; como estabelecer um diálogo?
- Explicar direção a um cego e mostrar algo que esteja à distância. Algum caminho que deva percorrer ou alguma pista que sirva como referência.
- Atender um deficiente visual que chega a um estabelecimento (loja, banco, padaria, restaurante etc).
- Ajudar um cego a atravessar a rua.
- Entregar algum objeto para um deficiente visual.
- Caminhar usando a técnica da auto-proteção.
- Recolher um objeto caído no chão.
- Subir e descer escada com guia vidente.
Para essas dinâmicas foram utilizadas vendas e bengalas, além do guia vidente. As imagens abaixo ilustram parte das atividades realizadas, pois algumas situações serão reproduzidas no próximo encontro.
 
As experiências foram bastante positivas, pois percebe-se a necessidade de se orientar os guias videntes para que possam desempenhar bem seu papel, inclusive como instrutor para as atividades que envolvam a orientação e mobilidade. quando as técnicas são aplicadas de forma correta, a criança cega terá melhores oportunidades de desenvolver sua locomoção com independência, seja por meio do auxílio do guia, seja por meio do uso da bengala longa ou da auto-proteção.
 
Nosso terceiro encontro também foi marcado pela comemoração da Páscoa, com a entrega de uma lembrancinha para cada cursista.
 
Nosso próximo encontro acontecerá no dia 15/04. Finalizaremos as dicas de orientação e mobilidade e daremos início ao aprendizado do código Braille.
 
Até lá...
 
 
 
 

 
 
 

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