segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quinta Aula em Tremembé: Leitura em Braille

A quinta aula do curso em Tremembé teve como tema a leitura em Braille. A partir do conhecimento sobre como são formados os sinais da primeira série de sinais e, através da associação imagética sugerida, demos início às atividades práticas com as técnicas da transcrição, da reescrita e da leitura com modelo.
 
Na primeira atividade, entreguei um braillete com pinos e algumas palavras escritas em tinta. A tarefaconsiste na decodificação das letras para o Braille e o objetivo foi representar 3 palavras, escrevendo-as em Braille com os pinos. A atividade foi feita em dupla. Em seguida, mostrei as brailletes para que os cursistas fizessem a leitura compartilhada das palavras escritas.
 
A segunda atividade teve como objetivo apresentar a técnica da transcrição de palavras. Cada cursista recebeu 32 palavras escritas com letras da primeira série de sinais e a tarefa foi transcrever essas  palavras, tornando-as legíveis por meio da grafia convencional. Deveriam obedecer Às técnicas apresentadas em aula e foi permitida a consulta do alfabeto Braille em negro.
 
Para a terceira atividade, apresentei 10 palavras em Braille, as quais deveriam ser ordenadas alfabeticamente. O objetivo era fazer a leitura sem trascrevê-las e, em seguida, fazer a reescrita das mesmas no espaço tracejado, correspondente a cada letra. A reescrita tem como finalidade identificar a palavra e escrever seu significado num espaço diferente do que seria feito na transcrição. Dessa vez foi permitida a consulta do alfabeto em Braille, disponível na própria atividade.
 
Para a quarta proposta, levei para a sala de aula um bingo de palavras, cujas cartelas eram formadas por 9 palavras. O objetivo foi realizar a leitura das palavras conforme foram sorteadas, sem transcrevê-las nas cartelas. Foi permitida a consulta do alfabeto em negro, mas apesar disso, muitos cursistas dispensaram o cartão modelo com o desenho das letras. Nessa etapa percebe-se que a leitura se torna mais confortável e que as letras já estão sendo assimiladas naturalmente. Novas letras foram agregadas Às anteriores e também apresentei uma breve introdução da leitura dos numerais em Braille.
 
Os ganhadores do bingo receberam botons e chaveiros em Braille.
 
No final da aula apresentei a estrutura combinatória das próximas séries de sinais. Entreguei uma tabela contendo as três séries e algumas palavras para transcreverem como tarefa.
 
Bons estudos e até nosso próximo encontro!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário