segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Minha Participação na Banca de TCC

Hoje, em 17/12, tive o prazer de participar da banca de apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Edilson Batista da Cruz realizada na FATEC (Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá). O formando do curso de graduação em Tecnologia da Informática com ênfase em Redes de Computadores desenvolveu seu trabalho tendo como tema os Softwares que Auxiliam Deficientes Visuais, sob a orientação do Prof. Me. Leandro Guarino de Vasconcelos.
 
Na ocasião Edilson defendeu sua monografia discursando sobre os aspectos teóricos e conceituais a respeito de acessibilidade, tecnologia assistiva, estatística sobre pessoas com deficiência nas regiões brasileiras, legislações específicas sobre direitos das pessoas com deficiência, além de apresentar características dos softwares JAWS, Virtual Vision, Dosvox e Motrix,  destacando os pontos positivos e negativos de cada um.
 
Após a revisão bibliográfica, o formando também apresentou os dados quantitativos de uma pesquisa de campo realizada na forma de uma entrevista, tanto com profissionais cegos, usuários de tecnologias assistivas, quanto de alunos de uma escola da cidade de Guaratinguetá, também envolvidos com o aprendizado do Dosvox, um dos softwares que ganhou destaque em sua pesquisa por se tratar de um produto sem custos e utilizado em laboratórios de informática nas escolas.
 
O trabalho se mostrou bastante positivo na investigação e na proposta de divulgar e pesquisar recursos acessíveis e que contemple novas perspectivas para o campo da ciência, a partir da proposição de estratégias metodológicas que possam suprir uma demanda por softwares e por profissionalização dos envolvidos com tecnologia, seja no campo técnico seja no campo educacional. Para conhecer as realidades de cada software apresentado é preciso compreender o universo no qual está inserida a pessoa com deficiência e o papel das tecnologias na garantia de direitos e oportunidades.
 
Houve um momento com perguntas e, posteriormente conversei com a platéia presente, apresentando um pouco dos recursos do Dosvox.
 
Após uma breve reunião com a banca, composta pelo orientador, por um professor convidado e por mim, o aluno recebeu com alegria a notícia da aprovação.
 
Parabéns Edilson, pelo empenho e dedicação!!! 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário