sábado, 1 de setembro de 2012

Projeto VIDA Expõe Trabalhos na Praça de Lorena

Projeto VIDA Expõe Trabalhos na Praça de Lorena
 
Evento foi Realizado em Comemoração à Semana da Pátria.
 
O Projeto "Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação" (Vida), sob a coordenação da professora Luciane Molina e da pedagoga Klênia Caixeta, é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, sob gestão do professor Élcio Vieira, e promove ações voltadas para atender alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades nas salas de recursos multifuncionais.
 
Na manhã deste  sábado (1º), o Projeto VIDA marcou presença no evento em comemoração à Semana da Pátria, realizado na Praça Arnolfo Azevedo, Centro de Lorena. Contou com a participação da Coordenadora Prof.ª Luciane Molina, da Pedagoga Klênia Caixeta, das professoras das Salas de Recursos e da prof.ª de artes Lucia Molina, que conduziram a apresentação dos trabalhos aos visitantes e as atividades de recreação com as crianças.
 
Além das atividades lúdicas com os jogos pedagógicos confeccionados para uso nas Salas de Recursos, as crianças coloriram figuras e os visitantes conferiram todo o trabalho do Atendimento Educacional especializado, por meio de painéis ilustrados com fotografias do funcionamento das salas. }foram distribuídos folders informativos e lembrancinhas, marcadores de livro em E. V. A.
 
Quem visitou a exposição, também conheceu um pouco sobre o Sistema Braille. O aluno Wellington Livramento escreveu nomes em Braille para quem solicitava, demonstrando como funciona a máquina de datilografia em Braille. A prof. Luciane Molina, que também ministra cursos de capacitação e oficinas de Braille e informática pela Secretaria Municipal de Educação, explicou como funciona a leitura e a escrita para as pessoas cegas.
 
A apresentação dos trabalhos contou com recursos de acessibilidade, como folders em Braille, banner com o logo do VIDA em relevo, lembrancinhas com inscrição em Braille, jogos adaptados com relevo ou texturas e audiodescrição das fotografias dos painéis. "É muito importante divulgar um trabalho que se preocupa de fato com a inclusão das pessoas com deficiência. Porém, é ainda mais importante pensar em acessibilidade ao apresentar um trabalho para conscientizar toda uma população e, as Salas de Recursos tem sido um grande exemplo de que podemos oferecer uma educação de qualidade para essas crianças com deficiência", destacou Luciane Molina. A pedagoga Klênia Caixeta ressaltou que o Projeto recebeu muitas visitas "assim a população poderá conhecer como funciona o trabalho, indicando para outras pessoas".
 
O Projeto "Vida" tem sua sede nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, que fica na Praça Baronesa de Santa Eulália, 56 – Centro. Tel: (12) 3152-7447. Alguns dos trabalhos podem ser conferidos em www.vivenciandoainclusao.blogspot.com ou em contato por e-mail: vida.aee@gmail.com.
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário