sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Homenagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No brasil, o percentual de pessoas que declararam possuir alguma deficiência, no último censo realizado pelo IBGE (2010) foi de 23,9%.  Isso representa mais de 45,6 milhões de pessoas que vivem em nosso país, cuja falta de acessibilidade ainda representa uma barreira a ser ultrapassada.
Hoje, dia 21 de setembro, comemoramos o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, data oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133, de 14/07/2005, por meio de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Inspirada no dia da árvore e no período em que marca a entrada da primavera, a comemoração tem o significado que remete à simbologia do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições da pessoa com deficiência.
Embora o cenário atual das políticas públicas já represente um avanço, ainda há pontos críticos, que revelam  atrasos e barreiras no que diz respeito a acessibilidade no dia-a-dia de muitos cidadãos. E apesar da vasta legislação que preconiza nossos direitos, ainda há pessoas que não conseguem sair de casa, utilizar transporte público, frequentar escolas, competir no mercado de trabalho, ter autonomia e serem respeitadas.
Muito mais do que "Lutar", o dia de hoje representa unir esforços para que toda a  sociedade inclusiva seja construida e conquistada com dignidade. Se  em uma luta ganha aquele que se julgar o mais preparado ou o mais forte para vencer a batalha, precisamos levar adiante que os "Direitos da Pessoa com Deficiência" representa um ganho para todo mundo, sem ter perdedor ou vencedor..

Vamos todos contribuir para uma sociedade inclusiva!!! Confira a homenagem assintindo ao vídeo com recursos de acessibilidade:


.

Fonte:
Acessibilidade na Prática
E Paraíba Sem Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário