A décima quinta aula de Braille em Lorena, foi realizada no dia 28 de agosto. A atividade consistiu na transcrição em Braille de uma notícia de jornal, incluindo a aplicação das normas técnicas para a produção de textos em Braille e toda a simbologia aprendida até aqui. Um dos objetivos dessa atividade foi comparar a quantidade de conteúdo impresso em tinta e, posteriormente o espaço ocupado em Braille por esse mesmo conteúdo. Também pretendeu-se identificar possíveis dúvidas no momento da transposição do texto utilizando reglete. As habilidades desenvolvidas permitiram que as cursistas lessem um texto na grafia convencional e fizessem a relação entre o grafema impresso e em relevo.
Essa atividade foi realizada individualmente e para o aluno com deficiência visual a proposta integrou leitura Braille e cópia do conteúdo usando máquina de datilografia Perkins.
Já na décima sexta aula de Braille, realizada no dia 04 de setembro, a proposta teve como objetivo ampliar os aprendizados da escrita de textos poéticos. Apresentei uma poesia para que fosse transcrita para o Braille, obedecendo os recuos, disposição de versos e estrofes.
Para o aluno com deficiência visual, a flexibilização se deu com o uso do computador e leitor de tela para realizar a leitura do poema, verso a verso.
Durante a décima sétima aula de Braille, realizada no dia 11 de setembro, o tema apresentado teve como referência o Código Unificado para Simbolização Matemática, apresentando os seguintes tópicos: escrita de numerais cardinais, ordinais e algarismos romanos, números decimais, frações, moedas e demais simbologias utilizadas para a representação aritimética. Na ocasião foi feita demonstração utilizando braillete, com exemplo de aplicação para cada caso. Posteriormente uma atividade foi proposta em dupla e consistia na transcrição e cópia em Braille.
As fotos mostram alunas transcrevendo e escrevendo Braille. Também mostra Professora Luciane demonstrando simbologias em Braille num braillete.
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