sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Projeto VIDA é Apresentado ao Secretário de Educação do Estado de São Paulo

21/09/2012 20h52m
Projeto "Vida" é apresentado ao secretário de Educação do Estado de São Paulo
 
      Trabalho desenvolvido em Lorena foi um dos temas da reunião 
 
Na manhã da última quarta-feira, 19 de setembro, a professora Luciane Molina, que é coordenadora do Projeto "Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação (Vida)", realizado pela Secretaria da Educação de Lorena, sob gestão do professor Élcio Vieira, esteve presente em uma reunião que aconteceu no gabinete do atual secretário da Educação do Estado de São Paulo, dr. Herman Jacobus Cornelis Voorwald.
Na ocasião, a professora Luciane Molina apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Projeto "Vida", explicando as ações pertinentes à formação de professores, acompanhamento pedagógico e os resultados quantitativos e qualitativos dos atendimentos realizados nas salas de recursos multifuncionais.
Também esteve presente na reunião a coordenadora do setor de Inclusão do Estado de São Paulo, que ressaltou a preocupação em garantir acessibilidade, com investimento em recursos e serviços que garantam um ensino de qualidade para todos os envolvidos, sejam alunos ou professores com alguma deficiência.
Dentre outros assuntos tratados, a coordenadora do Projeto "Vida" destacou a importância de se promover o entendimento sobre a inclusão em todos os âmbitos: "Para conseguirmos um ensino de qualidade, há necessidade de delinearmos ações que visam o acesso e a participação de todos os envolvidos no processo educativo, postura esta assumida pelo atual secretário da Educação do Estado de São Paulo, dr. Herman, que demonstrou muito interesse e compromisso pelo tema".
O Projeto "Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação (Vida)" orienta, organiza e acompanha o serviço do Atendimento Educacional Especializado em Lorena e tem sua sede na Secretaria de Educação, que fica na Praça Baronesa Santa Eulália, 56 – Centro; fone: (12) 3152 7447. Informações pelo blog www.vivenciandoainclusao.blogspot.com ou por e-mail: vida.aee@gmail.com.
 

Por coordenadora Luciane Molina
Fonte:
http://www.lorena.sp.gov.br/noticia.php?idnoti=6362

Homenagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No brasil, o percentual de pessoas que declararam possuir alguma deficiência, no último censo realizado pelo IBGE (2010) foi de 23,9%.  Isso representa mais de 45,6 milhões de pessoas que vivem em nosso país, cuja falta de acessibilidade ainda representa uma barreira a ser ultrapassada.
Hoje, dia 21 de setembro, comemoramos o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, data oficializada em 2005 pela Lei nº 11.133, de 14/07/2005, por meio de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Inspirada no dia da árvore e no período em que marca a entrada da primavera, a comemoração tem o significado que remete à simbologia do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições da pessoa com deficiência.
Embora o cenário atual das políticas públicas já represente um avanço, ainda há pontos críticos, que revelam  atrasos e barreiras no que diz respeito a acessibilidade no dia-a-dia de muitos cidadãos. E apesar da vasta legislação que preconiza nossos direitos, ainda há pessoas que não conseguem sair de casa, utilizar transporte público, frequentar escolas, competir no mercado de trabalho, ter autonomia e serem respeitadas.
Muito mais do que "Lutar", o dia de hoje representa unir esforços para que toda a  sociedade inclusiva seja construida e conquistada com dignidade. Se  em uma luta ganha aquele que se julgar o mais preparado ou o mais forte para vencer a batalha, precisamos levar adiante que os "Direitos da Pessoa com Deficiência" representa um ganho para todo mundo, sem ter perdedor ou vencedor..

Vamos todos contribuir para uma sociedade inclusiva!!! Confira a homenagem assintindo ao vídeo com recursos de acessibilidade:


.

Fonte:
Acessibilidade na Prática
E Paraíba Sem Barreiras

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

 

Décima Quinta, Décima Sexta e Décima sétima Aulas de Braille em Lorena

A décima quinta aula de Braille em Lorena, foi realizada no dia 28 de agosto. A atividade consistiu na transcrição em Braille de uma notícia de jornal, incluindo a aplicação das normas técnicas para a produção de textos em Braille e toda a simbologia aprendida até aqui. Um dos objetivos dessa atividade foi comparar a quantidade de conteúdo impresso em tinta e, posteriormente o espaço ocupado em Braille por esse mesmo conteúdo. Também pretendeu-se identificar possíveis dúvidas no momento da transposição do texto utilizando reglete. As habilidades desenvolvidas permitiram que as cursistas lessem um texto na grafia convencional e fizessem a relação entre o grafema impresso e em relevo.
 
Essa atividade foi realizada individualmente e para o aluno com deficiência visual a proposta integrou leitura Braille e cópia do conteúdo usando máquina de datilografia Perkins.
 
Já na décima sexta aula de Braille, realizada no dia 04 de setembro, a proposta teve como objetivo ampliar os aprendizados da escrita de textos poéticos. Apresentei uma poesia para que fosse transcrita para o Braille, obedecendo os recuos, disposição de versos e estrofes.
 
Para o aluno com deficiência visual, a flexibilização se deu com o uso do computador e leitor de tela para realizar a leitura do poema, verso a verso.
 
Durante a décima sétima aula de Braille, realizada no dia 11 de setembro, o tema apresentado teve como referência o Código Unificado para Simbolização Matemática, apresentando os seguintes tópicos: escrita de numerais cardinais, ordinais e algarismos romanos, números decimais, frações, moedas e demais simbologias utilizadas para a representação aritimética. Na ocasião foi feita demonstração utilizando braillete, com exemplo de aplicação para cada caso. Posteriormente uma atividade foi proposta em dupla e consistia na transcrição e cópia em Braille.
 
As fotos mostram alunas transcrevendo e escrevendo Braille. Também mostra Professora Luciane demonstrando simbologias em Braille num braillete.

sábado, 1 de setembro de 2012

Projeto VIDA Expõe Trabalhos na Praça de Lorena

Projeto VIDA Expõe Trabalhos na Praça de Lorena
 
Evento foi Realizado em Comemoração à Semana da Pátria.
 
O Projeto "Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação" (Vida), sob a coordenação da professora Luciane Molina e da pedagoga Klênia Caixeta, é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, sob gestão do professor Élcio Vieira, e promove ações voltadas para atender alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades nas salas de recursos multifuncionais.
 
Na manhã deste  sábado (1º), o Projeto VIDA marcou presença no evento em comemoração à Semana da Pátria, realizado na Praça Arnolfo Azevedo, Centro de Lorena. Contou com a participação da Coordenadora Prof.ª Luciane Molina, da Pedagoga Klênia Caixeta, das professoras das Salas de Recursos e da prof.ª de artes Lucia Molina, que conduziram a apresentação dos trabalhos aos visitantes e as atividades de recreação com as crianças.
 
Além das atividades lúdicas com os jogos pedagógicos confeccionados para uso nas Salas de Recursos, as crianças coloriram figuras e os visitantes conferiram todo o trabalho do Atendimento Educacional especializado, por meio de painéis ilustrados com fotografias do funcionamento das salas. }foram distribuídos folders informativos e lembrancinhas, marcadores de livro em E. V. A.
 
Quem visitou a exposição, também conheceu um pouco sobre o Sistema Braille. O aluno Wellington Livramento escreveu nomes em Braille para quem solicitava, demonstrando como funciona a máquina de datilografia em Braille. A prof. Luciane Molina, que também ministra cursos de capacitação e oficinas de Braille e informática pela Secretaria Municipal de Educação, explicou como funciona a leitura e a escrita para as pessoas cegas.
 
A apresentação dos trabalhos contou com recursos de acessibilidade, como folders em Braille, banner com o logo do VIDA em relevo, lembrancinhas com inscrição em Braille, jogos adaptados com relevo ou texturas e audiodescrição das fotografias dos painéis. "É muito importante divulgar um trabalho que se preocupa de fato com a inclusão das pessoas com deficiência. Porém, é ainda mais importante pensar em acessibilidade ao apresentar um trabalho para conscientizar toda uma população e, as Salas de Recursos tem sido um grande exemplo de que podemos oferecer uma educação de qualidade para essas crianças com deficiência", destacou Luciane Molina. A pedagoga Klênia Caixeta ressaltou que o Projeto recebeu muitas visitas "assim a população poderá conhecer como funciona o trabalho, indicando para outras pessoas".
 
O Projeto "Vida" tem sua sede nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, que fica na Praça Baronesa de Santa Eulália, 56 – Centro. Tel: (12) 3152-7447. Alguns dos trabalhos podem ser conferidos em www.vivenciandoainclusao.blogspot.com ou em contato por e-mail: vida.aee@gmail.com.