sexta-feira, 20 de julho de 2012

Projeto VIDA Apresenta o Recurso da Audiodescrição para Educadores

Projeto VIDA apresenta o recurso da audiodescrição para educadores
 
  Professores e alunos conferiram durante o exercício a peça teatral "Ao Vencedor, As Batatas"
 
A Secretaria Municipal da Educação sob a gestão do Professor Elcio Vieira, esteve representada pela equipe do Projeto VIDA (Vivenciando a Inclusão, Diversidade em Ação), formada pelas Pedagogas Luciane Molina e a Klênia Caixeta que conferiram a peça teatral "Ao Vencedor, As Batatas" do grupo paulistano CIA da Galhofa, com a presença dos professores das salas de recursos, alunos do curso de Braille e algumas pessoas com deficiência visual de Lorena.
 
O evento contou com a audiodescrição realizado por Lívia Motta e sua equipe "ver com Palavras", que ofereceu aos expectadores presentes uma narração complementar do cenário, figurino, movimentos e ambientação, um recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Porém, mesmo os expectadores que enxergam puderam participar da experiência, conhecendo a técnica empregada para que a audiodescrição seja mais uma ferramenta pedagógica em sala de aula com os alunos com deficiência nas salas de recurso, constituindo-se também, em tema abordado no curso de Braille.
 
Na platéia, professores, cursistas e pessoas cegas usando fone de ouvido e aparelho receptor da audiodescrição acompanharam todo o desenrolar da obra, uma adaptação de Memórias Póstumas de Braz Cubas, de Machado de Assis, captando os detalhes descritivos junto do som ambiente. Após o encerramento da peça, os expectadores fizeram uma visita tátil ao cenário, conhecendo o figurino usado pelos atores.
 
"O nosso objetivo ao prestigiar ao espetáculo é de buscar alternativas de acessibilidade à informação, cultura e educação", destacou a Coordenadora Luciane Molina.
 
A matéria acima foi publicada originalmente no site da Prefeitura Municipal de Lorena, no dia 28/06. Acesso no link: http://www.lorena.sp.gov.br/noticia.php?idnoti=5998
 
Republicada no Jornal Vale Vivo, de 06/07 a 19/07 de 2012, pág. 07.
 
A Imagem acima refere-se à publicação feita no jornal Vale Vivo.

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