quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Segunda turma Grafia Braille a distância: Depoimento da cursista Juliana


A satisfação é imensa de ter semeado tantos outros pontinhos Braille pelos quatro cantos deste país. Mais uma turma de multiplicadores está formada. Agradeço a todos que fizeram parte e construiram momentos plenos de conquistas e descobertas, rumo a uma educação inclusiva de qualidade. Abaixo, depoimento da cursista Juliana Panissa.
Um grande abraço e que o gostinho da saudade seja saboreado com as ações inclusivas que brotarão de cada um de vocês. Continuem em contato, estarei sempre a disposição de vocês.
Profª. Luciane

"Penso no que dizer sobre aprender Braille... Acho que aprendi a ler agora!
Sou professora de ciências e descobri que um deficiente não tinha acesso as minhas aulas. Fala-se tanto em dar condições a todos, discursos lindos... Inclusão... e...nada.
Resolvi então, mesmo não tendo nenhum aluno deficiente no momento, aprender sozinha como deixar minha aula aberta a todos. Iniciei minha saga em busca do Braille, libras e todo método que pudesse me ajudar. Ilusão a minha em pensar que podia aprender tudo sozinha né, então por movimentação do universo, destino,ou “seja lá o que for”, encontrei o blog: Espaço Braille - Acessibilidade, Informática e Educação Inclusiva, onde me foi indicado o curso da gpec: Curso à distância Grafia Braille - "Semeando Leitores e Escritores Competentes" - Com a Prof.ª Luciane Maria Molina Barbosa.
Braille sempre foi pra mim algo incrível e desde criança eu pensava um dia aprender. Confesso que procurei o método pra buscar um pouco mais de sentido e utilidade nessa minha “saga” pela educação; uma vez que acredito não ter nascido pra se professora.
Esse curso abriu minha mente pra um mundo novo, diferente e muito agradável que eu não conhecia, era sentir-se útil na educação. Eu podia então trilhar este caminho e me reencontrar nessa carreira tão importante de ser professora. Hoje, após o termino do curso, ajudo professores a transcrever suas aulas para o Braille... E não há como descrever a satisfação em sentir a alegria de um aluno em perceber a atenção que é dada a ele.
Faço questão de deixar registrado aqui é meu agradecimento a Prof.ª Luciane... A paciência e carinho que ela dedica a esse curso faz dele muito mais presente do que a distância!"

Juliana Panissa

Descrição da imagem: Juliana abraçada ao reglete. De fundo uma página escrita em Braille, com pontinhos azuis.

2 comentários:

  1. Parabéns Juliana. Faço parte da primeira turma da professora Luciane e confesso que fiquei emocionado quando conclui o curso. Também trabalho em inclusão de crianças com deficiência no ensino regular e a professora Luciane foi fundamental no entendimento da deficiência visual. Agora, é necessário que a semente da inclusão seja cuidada para construirmos uma sociedade mais justa e fraterna.

    ResponderExcluir
  2. Excelente as colocações da colega Juliana. Também faço parte desta turma que está concluindo agora o curso. Aproveito a oportunidade para registrar meus sinceros agradecimentos a professora Luciane, que foi exemplo e teve papel fundamental do início ao fim deste curso. Também sou professora e luto com unhas e dentes pelo direito de igualdade a todos, e que a inclusão de fato aconteça primeiro dentro de nós e depois na sociedade como um todo.
    Abração à todos!!
    Angela Ferraz -
    angellaf02@hotmail.com

    ResponderExcluir