quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aula em Lorena: máquina Braille, soroban e Dosvox









Nesta quarta-feira, dia 20 de outubro, mais uma aula do curso de Braille foi realizada e teve início com uma homenagem ao dia dos professores. Entreguei para cada aluna uma lembrancinha com uma mensagem em Braille que, serviu de atividade de leitura, já que colocaram em prática todos os aprendizados conseguidos durante o curso.
Em seguida, levei para o conhecimento das alunas algumas informações a respeito do uso da máquina Braille (modelo Perkins e Tetrapoint). Demonstrei o uso de cada uma delas e sugeri atividades de escrita. Em grupos, cada aluna pode manusear as máquinas e ter a experiência da digitação mecânica. Escreveram seus nomes e uma frase curta, levando em conta as especificidades do manuseio deste material, como teclas, pressão para a digitação, apagar letras, retrocesso de janelas, mudança de linhas, colocação das folhas, posicionamento do cursor, etc...
Também apresentei outras informações e demonstrei o uso do soroban, instrumento de cálculo adaptado para o uso por deficientes visuais.
Por último, tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema Dosvox, software com aplicativos e recursos de acessibilidade para tornar um computador acessível para os deficientes visuais.
É importante conhecer todas as possibilidades e diferentes ferramentas que contribui para a inclusão do deficiente visual.

Até a próxima semana!

Mensagem:
"Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma." (Bertold Brecht)

Parabéns Professor!

Descrição das imagens:
Foto 1: mensagem em Braille presa em um girassol de E.V.A., cujo miolo é um pão-de-mel;
Foto 2: Aluna lendo mensagem;
Foto 3: Professora Luciane demonstrando máquina Perkins;
Foto 4: Professora Luciane demonstrando máquina Tetrapoint;
Foto 5: Aluna escrevendo na máquina Perkins;
Foto 6: Aluna escrevendo na máquina Tetrapoint;
Foto 7: Alunas assistindo à demonstração do Sistema Dosvox;
Foto 8: Imagem da tela do notebook mostrando jogo da forca "forcavox".

Um comentário:

  1. Bom dia, Luciane.
    Sou Maria José de Boca da Mata AL. professora de educação especial a seis anos. Achei seu blog muito interessante. Aqui em nosso município não tem nenhum aluno cego, más, temos vários alunos com baixa visão severa a ponto de quase não ver nada.
    Vendo seu trabalho no blog senti necessidade de pedir ajuda. Por exemplo, gostaria de aprender a usar o DOSVOX, SOROBAN e outros programas e ajudariam meus alunos. Nós aqui não tivemos nenhuma capacitação para trabalhar com essa clientela. Então onde aprender a usar esses programas? Você sabe os sites onde eu possa pesquisar? E onde posso comprar material de baixa visão?
    Um abraço aguardo notícias.

    ResponderExcluir