domingo, 26 de setembro de 2010

Aula de Braille em Lorena: trabalho colaborativo - texto



O trabalho colaborativo sempre foi uma estratégia em meus cursos. Acredito que através da interação com outras pessoas podemos multiplicar e compartilhar conhecimentos e, assim, contribuímos não só para o crescimento dos nossos parceiros, mas também nos envolvemos com as tarefas e enriquecemos nossas ações com aquilo que os outros nos trás.
Foi assim nossa aula em Lorena do dia 22 de setembro. A idéia do trabalho colaborativo trouxe uma dinâmica diferente aos trabalhos que, até então, estavam mais direcionados ao individual, apesar das constantes trocas entre cursistas serem permitidas. Foi o momento de explorar técnicas de escrita e leitura, enfatizando as preferências de cada cursista que, agrupadas em duplas trabalharam a leitura e a escrita do texto "Folclore". Enquanto um membro da dupla lia o texto em Braille, sem transcrevê-lo, o outro membro o escrevia em Braille utilizando reglete e punção.
Exploramos tudo o que foi aprendido até então: alfabeto simples e formação de palavras, letra maiúscula, sinais de pontuação, formação de parágrafos, separação silábica e normas técnicas de escrita de texto, como títulos, por exemplo.
O destaque está na quantidade de informações a serem observadas por quem "ouve" e por quem "fala/dita" o texto. A precisão de informações é decisiva para que a escrita aconteça sem prejuízos. Assim o professor deve estar atento ao transmitir uma informação para o deficiente visual que, não está visualizando o que tem que copiar, recorrendo apenas ao que lhe é informado oralmente.
Nesta aula também assistimos ao filme Cão-Guia, com áudio-descrição. Apresentei e falei um pouco sobre este recurso e, em seguida, fizemos uma roda de conversa a respeito das mensagens transmitidas pelo filme.

Até a próxima semana com mais novidades!

Descrição de imagem
Foto 1: professora orientando aluna na escrita - imagem das mãos.
Foto 2: Dupla fazendo atividades - leitura e escrita de texto; atrás professora Luciane Molina.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho de vocês! Cada um fazendo sua parte fazemos a diferença. Também tenho um blog sobre educação especial/inclusiva e temas da área (deficiências: auditiva, visual, intelectual, física, múltipla, autismo, asperger, s. Down, altas habilidades etc) Há indicações de filmes na área com exibição de trailler, livros digitalizados que você pode ler, links diversos, biblioteca digital, indicações de universidades no Brasil e Exterior, reportagens, notícias, livros e artigos científicos, legislação específica e vídeos do you tu be. Se tiver um tempinho conheça, participe e siga o Blog (www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com). Um grande abraço, Sílvia Ester

    ResponderExcluir
  2. Sílvia,

    Parabéns pelo blog. Adorei seu espaço e todo conteúdo disponível lá.

    Agradeço pela visita e continui acompanhando o Espaço Braille.

    abraços Lu

    ResponderExcluir