sábado, 18 de setembro de 2010

Projeto Braille Acessível


O município de Gurupi, em Tocantins, recebe a partir do dia 17 de setembro o Projeto Braille Acessível. Com o objetivo de fomentar a inclusão dos deficientes visuais com o meio social, o curso de Braille será oferecido gratuitamente para professores da rede pública municipal e conta com carga horária de 80 horas, sendo 50 horas na modalidade presencial e 30 horas, à distância. A professora responsável pelo projeto e ministrante das aulas é Franqueslane Ferreira de Lima (ver foto), que também atua neste município como professora de Atendimento Educacional Especializado.
Franqueslane despertou para esse projeto a partir da observação das dificuldades que os educandos com deficiência visual inclusos no ensino fundamental enfrentam no processo de leitura e escrita. "Surgiu, então, a necessidade de criarmos um projeto de divulgação desse sistema, o qual tem o intuito de melhorar o ou sanar essa problemática que norteia os envolvidos neste processo", afirma. ela, que foi uma das cursistas da primeira turma do Curso à distância Grafia Braille - "semeando leitores e escritores competentes", ministrado pela pedagoga Luciane Molina, pelo GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA (Fpec), teve contato com às técnicas de leitura e escrita em Braille, praticando, por meio de atividades programadas durante todo o curso e se envolvendo com as peculiaridades desta escrita e de como se processa o aprendizado do Braille. Tornou-se multiplicadora dessas informações que, a partir daí, ganham o mundo por diversas mãos.
O projeto Braille Acessível conta com a consultoria da pedagoga Luciane Molina que, continua em contato com Franqueslane para sanar dúvidas, orientar construções e fornecer informações para os encontros e, formar mais multiplicadores do Código Braille. Assim estamos caminhando rumo a inclusão do aluno com deficiência visual, não só no espaço escolar, mas, sobretudo, no meio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário