quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Postagem em tempo Real: Aula em Lorena


Hoje tem postagem em tempo real no meu blog. Enquanto alunas realizam atividades durante o curso de Braille, publico nossa aula de hoje. Após entregar atividade já corrigida e explicar quais os critérios utilizados para sinalizar os erros na escrita, nossos trabalhos tem como foco principal a 2ª série de sinais, cujas letras foram apresentadas por meio de uma tabela e, identificando uma a uma por meio de construções no Braillete, o que permitiu uma leitura compartilhada e o entendimento da lógica desse código. A partir da 2ª série de sinais é possível compreender melhor cada combinação, pois o desenho dos sinais que, são mais definidos, tomam forma e significado. Sempre tendo como matriz às dez primeiras letras do alfabeto, às palavras da atividade apresentada contemplou, agora, as duas séries de sinais estudadas, com ressalva para duas letras da 3ª série de sinais. A atividade consiste em transcrever um grupo de palavras reproduzidas pela fonte Braille, ou seja, Braille em negro. Após essa transcrição, algumas perguntas foram respondidas e, na seqüência, escreveram palavras utilizando reglete e punção.

Parabéns às meninas que estão vencendo cada etapa. Interessante as falas iniciais de que "não vão conseguir" e que, depois de concluirem as tarefas, percebem os avanços no processo.
E hoje tivemos visita de uma aluna que se formou na turma de Grafia Braille 2009. Conversando com as meninas, ela descreveu quais foram as sensações ao iniciar o curso e, depois, quando concluiu às atividades, incentivando-as em suas descobertas.
Parabéns!
Nos encontramos na próxima semana...

Descrição de Imagem: Mão das alunas fazendo a transcrição do Braille em negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário