Marcadores
- Acessibilidade
- Audiodescrição
- Bastidores
- Braille
- Consultoria
- Curso Braille
- Deficiência Visual
- Depoimento
- Divulgação
- Entrevista
- Gpeconline
- Homenagem
- Inclusão
- Informática
- IV Prêmio Sentidos
- Lorena 2009
- Lorena 2010
- Lorena 2012
- Lorena2011
- Mensagem de Boas-vindas
- Orientação e Mobilidade
- Palestra
- Reatech
- Roteiro Escrito
- Soroban
- UNESP
- Vídeo
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Curso de Braille em Lorena: braillete e reglete X escrita e leitura
Nesta quarta-feira, dia 04 de agosto, retomamos às atividades do curso Grafia Braille em Lorena. Foi a hora de revisar conteúdos abordados, como a 1ª série de sinais e a estrutura da "cela" Braille. Em seguida o trabalho foi desenvolvido em duplas ou trios. Estes receberam brailletes e pinos para reproduzirem o alfabeto e algumas palavras. As brailletes foram trocadas para que os outros grupos pudessem fazer a leitura. Na segunda rodada, os grupos escreveram e a leitura foi compartilhada, feita coletivamente por todas as alunas. Essa interação revela a importância que tal atividade exerce no processo de construção das noções de leitura em Braille. É importante oferecer diferentes materiais e ir, aos poucos, aumentando o grau de dificuldade. Trabalhar os movimentos de encaixe/desencaixe faz com que habilidades próprias desta escrita sejam desenvolvidas no seu tempo.
Após essa familiaridade com as letras e suas representações imagéticas, partimos para um trabalho com o foco na leitura e reescrita, realizado individualmente, porém podendo contar com a ajuda compartilhada do colega de grupo. Apresentei 3 atividades com palavras formadas a partir das letras "a b c d e f g h i j". Em cada uma das atividades, deveriam cumprir o roteiro indicado pelo enunciado e fazer a reescrita das palavras que foram apresentadas pelo Braille em negro, para tinta. Logo em seguida, a correção foi feita pela professora e a parte mais "emocionante" da aula estaria por vir: momento da escrita com reglete e punção.
Apresentei os instrumentos, fornecendo dicas sobre o seu uso correto, encaixe da folha, pressão para marcar os pontos e, principalmente, destacando o conceito de reversibilidade, já que a escrita manual é feita da direita para a esquerda.
Solicitei algumas atividades, orientando para a realização das mesmas.
Os resultados foram muito positivos. Acabo de corrigir todas as produções e observei que há um envolvimento de todas as alunas nessas construções.
Semana que vem tem mais!
Descrição de imagem:
Foto 1: Imagem de braillete de madeira; palavras escritas com pinos, representando letras do código Braille.
Foto : Imagem da professora orientando quanto ao uso do reglete.
Fotos 3 e 4: Alunas escrevendo com reglete e punção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário