Orientação e Mobilidade é a área da educação especial voltada a educação e a reabilitação de pessoas com deficiência visual, sejam por problemas congênitos ou adquiridos. Utiliza-se para isto os sentidos remanescentes, tais como: tato, olfato, audição, visão residual, pontos de referência, pistas no decorrer do trajeto, bengala longa, cão guia, mapa braille, etc.
A visão atua como um importante estímulo a movimentação, facilitando a percepção do ambiente ao formar conceitos de posição, forma, cor, altura e peso dos objetos, bem como tomar consciência de si.
A ausência de visão aliada ao não conhecimento da organização dos objetos e pessoas no ambiente dificulta o deslocamento e a locomoção destas pessoas.
A educação dos deficientes visuais deve valer-se de técnicas e recursos de Orientação e Mobilidade, objetivando a exploração do mundo e facilitando sua mobilidade(que envolve aspectos intelectuais e perceptivos) e locomoção(envolvendo os fatores físicos).
Essa orientação refere-se à habilidade do indivíduo para reconhecer o ambiente e o relacionamento espacial que o leva de um lugar para o outro, numa interação indivíduo-ambiente, no qual ambos são influenciados.
A Orientação e Mobilidade tem o objetivo de proporcionar ao deficiente visual autonomia na locomoção, auto-confiança, aumento da auto-estima e independência, elementos estes, facilitadores na sua integração social.
As estratégias e recursos mais utilizados na Orientação e Mobilidade são o guia vidente, a auto-proteção, a bengala e o cão-guia.
Marcadores
- Acessibilidade
- Audiodescrição
- Bastidores
- Braille
- Consultoria
- Curso Braille
- Deficiência Visual
- Depoimento
- Divulgação
- Entrevista
- Gpeconline
- Homenagem
- Inclusão
- Informática
- IV Prêmio Sentidos
- Lorena 2009
- Lorena 2010
- Lorena 2012
- Lorena2011
- Mensagem de Boas-vindas
- Orientação e Mobilidade
- Palestra
- Reatech
- Roteiro Escrito
- Soroban
- UNESP
- Vídeo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ai, Lu preciso saber mais sobre O.M. Elas fazem parte do cotidiano escolar em relação à Inclusão. Bela postagem Luciane...
ResponderExcluirBoa tarde, meu nome é Rodrigo Moura e meu pai é deficiente visual mas ainda não fez o curso de mobilidade, ele sofreu um acidente com arma de fogo. Será que vocês podem me ajudar ??
ResponderExcluirObrigado.
rodrigo.dmoura@hotmail.com
Primeiro gostaria de Parabeniza-la pelo lindo trabalho que realiza!
ResponderExcluirGostaria de ajuda para meu namorado, ele tem 30 anos e é deficiente visual, por conta disso se tornou depressivo, gostaria de saber como faço para que ele participe da orientação e mobilidade para deficientes visuais, ele mora em APARECIDA - SP, ele tem procurado ajuda na cidade dele mais não conseguiu nada, ele precisa de ajuda! Porriso gostaria de saber como ele pode ter acesso a esses cursos?
Obrigada pela atenção,
aguardo respostas!
lyene24@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessora, a senhora como sempre nos ensinando. Explorar mais a OM das pessas com deficiência visual é imprescindível para todos.
ResponderExcluirwww.secedu.com.br
ResponderExcluir