quinta-feira, 17 de junho de 2010

Curso de Grafia Braille em Lorena: turma 2010

Durante todo esse período que estive ausente do Blog, dediquei-me às atividades voltadas a formação de professores. O curso à distância de Grafia Braille e o contato com os cursistas tem criado oportunidades muito ricas de compartilhar experiências e conhecimentos levados para várias partes do país.
Ontem, dia 16/06, Após já ter tido um primeiro contato com as alunas num momento anterior, dei início à primeira aula de Grafia Braille em Lorena, curso presencial que ministro por meio do Centro Interdisciplinar de assistência Educacional, da Secretaria Municipal de Educação.
Durante essa aula entreguei as pastas para cada aluna, contendo o material teórico para o curso. Conheci um pouco de cada "profissional" ali presente e suas expectativas com relação ao curso e, em seguida apresentei as propostas: objetivos, conteúdos, estratégias, recursos e processo de avaliação, bem como todo o cronograma dos encontros, que terminarão em novembro. Durante a exposição várias perguntas surgiram e, numa roda de conversas, tive a oportunidade de transmitir alguns conceitos e informações básicas a respeito da deficiência visual:
* Como relacionar-se com deficientes visuais: quebrar mitos e começar a enxergar o outro com foco na "diversidade" e não nas "diferenças";
* Terminologias apropriadas: deixar de utilizar "portador" e "necessidades especiais", passando a considerar como apropriado o termo Pessoa com deficiência a partir da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
* Definição: Quem são as pessoas com deficiência visual (cegueira e baixa visão), como identificar?;
* Censo sobre pessoas com deficiência: análise dos dados referentes às pessoas com deficiência visual;
* Informações básicas: formas adaptativas e alternativas para o contato com o mundo a partir dos sentidos remanescentes e a construção de esquemas mentais associativos e percepções;
* Sobre o Sistema Braille: diferença entre código e linguagem, processo de transcrição e importância da informação escrita para o deficiente visual;
* Dentre outras informações sobre direitos das pessoas com deficiência, tais como, vagas em concursos, provas, descrição de imagens, adaptação curricular, vagas de estacionamento reservadas, etc.
Importante destacar que o curso foi todo reformulado com conteúdos dinâmicos e atualizados para atender Às necessidades de uma formação, com o foco na "inclusão" escolar do aluno com deficiência visual, cujos profissionais serão capazes de compreender todo o processo de construção simbólica e conceitual, todo o processo de alfabetização em Braille. A novidade deste ano está no módulo de áudio-descrição, com proposta de construção de roteiro escrito e a mobilização para utilizar este recurso em sala de aula.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ola, sou Raquel a professora de arte de Campos Novos. Primeiro quero agradecer, pois fiquei sabendo que mencionou meu nome para o pai de minha aluna. Em segundo lugar, sem querer e sempre olhando algo sobre braille e deficiencia visual, no google, hoje encontrei você por aqui e li sobre esse curso de Lorena e curso presencial. Poderia me informar sobre ele, como dia, preço, só para que eu possa ver se dá para eu fazer. Aguardando resposta. Agradeço. Raquel
    Por favor, poderia mandar respostas pelo meu email
    raquelmgm@uol.com.br

    Desculpa estar entrando como anônimo pois foi o unico jeito que consegui postar.

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  2. Que bom saber que pessoas como a Raquel de Campos Novos também reconhece seu trabalho Luciane.Parabéns Luciane...bjs

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