domingo, 2 de novembro de 2014

Educação Inclusiva é transversal

Uma pergunta que não quer calar: "Enfim, a educação inclusiva cabe dentro do conceito de transversalidade do ensino?!
 
Estudando sobre interdisciplinaridade e transversalidade do ensino, conceitos estes abordados em uma das disciplinas da pós-graduação que estou cursando pela UNIFEI, em tecnologias, Formação de Professores e sociedade, fiquei me questionando sobre o caráter transversal da educação inclusiva e o que tem sido praticado, na maioria dos casos, hoje em dia nas escolas regulares e no sistema de atendimento educacional especializado.
 
A educação inclusiva deve ser efetivada com a prática do respeito à diversidade e da  tolerância, o reconhecimento de valores e o domínio de habilidades necessárias ao convívio e interação social. a educação inclusiva ultrapassa o mero caráter técnico e disciplinar, porque seu sentido supõe que corte transversalmente uma única disciplina, estando dentro de cada uma delas.
 
Embora transversal, ou seja, ultrapassando os limites de cada disciplina, a educação inclusiva não precisa cobrar que todos os professores sejam generalistas, mas que o conhecimento acumulado pelo especialista em cada deficiência possa refletir nessas diversas disciplinas, sem deixar nas mãos desse professor especialista a única tarefa de educar os alunos com deficiência.
 
Isso significa que o conceito da educação inclusiva não pode continuar sendo de domínio exclusivo de uma única disciplina ou responsabilidade de um único técnico. Para que seja, de fato inclusiva, necessita haver uma ruptura do conceito de "complementar" ao ensino regular. O que vemos hoje dentro das escolas, são metodologias focadas em complementar aquilo que o aluno com deficiência não consegue atingir dentro do ensino regular e que, por isso, frequentam salas de recursos no contra-turno. enquanto a ideia tiver como foco central estratégias complementares, estaremos assumindo que a educação regular não dá conta da diversidade, porque aquilo que precisa ser complementado supõe que não está suficientemente bom, nem atendendo ao que se propõe.
 
O caráter transversal da educação inclusiva está justamente no fato do aluno não sentir-se isolado dentro do seu espaço, que ele seja aluno sem adjetivos ou rótulos e que mostre-se capaz de enfrentar os desafios escolares. A transversalidade da educação inclusiva coloca o aluno e o professor  como protagonistas de uma história de sucesso e não apenas o professor especialista como o único responsável pelo desenvolvimento do aluno com deficiência. Muitas vezes o complementar rotula muito mais do que promove autonomia, julga mais a ineficiência do que permite enxergar os alcances e isola mais do que inclui.
 
A transversalidade da educação inclusiva não cria dependência de um serviço que sempre vai complementar a ineficiência do outro, não cria obrigatoriedade com base na deficiência e não segrega em função de uma "incapacidade" aparente, embora não seja função da sala de recursos compensar aquilo que não é possível desenvolver junto com os demais. Ora, não cabe à educação inclusiva nivelar o desenvolvimento de um aluno, moldá-lo mediante uma prontidão análoga ao princípio de que se um aluno tem uma deficiência ele precisa atingir um desenvolvimento equivalente ou igual ao de qualquer aluno, ignorando a diversidade e, por isso, sempre vai existir algo a ser complementado aos olhos de quem não enxerga a tênue linha que ultrapassa toda e qualquer disciplina transversalmente.
 
É isso!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário